Confira aqui algumas dicas de como se qualificar para empregos investindo pouco.

O momento é de apertar os cintos e manter os gastos na ponta do lápis. Mas, como as vagas ficam mais escassas, a competição tende a aumentar e, consequentemente, os empregadores exigem mais qualificações dos candidatos às vagas.

O que pouca gente explora é o território da internet para se qualificar. Exato! Os cursos online são proporcionalmente muito mais baratos do que os cursos presenciais e existe muitos sites que oferecem uma gama enorme de cursos técnicos e especializações – com certificado!

Além de serem mais em conta, os cursos online possuem a praticidade de serem feitos no conforto de sua residência, bastando uma conexão com a internet e um computador.

Além disso, existem especialistas renomados internacionalmente que proferem palestras e cursos! A internet abriu portas para adquirirmos conhecimento e qualificações, no entanto, cabe a nós sabermos separar o joio do trigo.

Para lhe ajudar nessa tarefa, nossa equipe separou algumas referências que serão úteis para quem está buscando qualificação via net. Acompanhe a lista:

1) Veduca (http://www.veduca.com.br/)

A plataforma Veduca oferece cursos gratuitos e pagos. Os cursos são ministrados por professores das principais universidades do mundo, como Harvard, Cambridge, Yale, USP. Os cursos pagos contam com provas e certificados impressos.

2) TED (https://www.ted.com/)

O Ted é um site que reúne palestras de muitas personalidades proeminentes, tanto no mundo dos negócios, da tecnologia, da ciência, da psicologia, entre outros. Acompanhar uma palestra do TED por semana é uma ótima ideia para expandir seus horizontes.

3) Cursos Online Educa (http://www.cursosonlineeduca.com.br/)

O site “Cursos Online Educa” possui um viés mais prático. São cursos de especializações bem específicas. O valor dos cursos é super em conta e oferece certificado impresso.

4) Me Salva (https://mesalva.com/)

O site “Me Salva” é mais voltado para estudantes do ensino médio e universitários, no entanto, possui uma ampla variedade de conteúdos que irão lhe ajudar com aquele plus nos conhecimentos. Vale a pena dar uma conferida de perto. O “Me Salva” conta com versão gratuita e planos pagos.

5) YouTube (https://www.youtube.com/)

Por fim, o YouTube é uma ótima pedida para você se qualificar sem gastar nada. Navegue na plataforma e procure boas referências. Tente não desperdiçar seu tempo olhando coisas fúteis. Existe muito conteúdo de qualidade – e gratuito – no YouTube.

É isso pessoal! A possibilidade de se qualificar agora depende de você. Em época de crise não é muito indicado gastar rios de dinheiro para pagar um curso caro, mantenha o enfoque naquilo que está dentro do seu orçamento.

Matheus Griebeler


Você está precisando se especializar? Sabia que existem muitos cursos online voltados para as mais diversas áreas? Que tal investir em um? O mercado está ficando exigente e o profissional precisa investir na sua formação. Os cursos online, por exemplo, são excelentes opções, porque é possível fazer em qualquer local que tenha conexão com a internet.

A sua agenda é apertada? Os cursos online oferecem flexibilidade para quem não tem muito tempo, além do investimento ser menor ao ser comparado a um presencial. Na internet, é fácil encontrar muitos sites com vários cursos e muitos com certificação.

Mas, como qualquer curso, é preciso se dedicar e ter disciplina para assistir às aulas. Nem todas as pessoas conseguem render vendo aulas por meio da internet, mas é possível aprender e ter o mesmo rendimento de um curso presencial. Depende do seu esforço e empenho.

Antes de iniciar o curso online, faça um cronograma de acordo com a duração do seu curso. Por exemplo, se ele tem 20 horas, assistindo a duas horas por dia ele é finalizado em 2 semanas. Faça uma planilha com o horário que vai assistir às aulas e o tempo reservado de estudo. Não basta apenas assistir, é preciso estudar com afinco o conteúdo que foi dado. Desta forma, o seu aprendizado será mais eficiente.

Organize, planeje e invista em um curso pela internet. Além de flexibilidade, é possível ver as aulas no conforto de casa. Sabia, por exemplo, que é possível aprender inglês pela internet? Que tal investir em um novo idioma? Isso faz a diferença para a sua vida profissional e pessoal.

A internet conta com várias ferramentas a seu favor. Ao resolver estudar online, será preciso aprender a administrar o seu tempo. Depois que terminar o curso, é só acrescentá-lo no seu currículo.

O que achou da ideia de fazer um curso online? Que área pretende estudar?

Boa sorte!

Por Babi


Durante a faculdade é comum ter dúvidas sobre a escolha do curso. Muitas vezes, entramos em uma área inseguro do que queremos e almejamos para nós mesmo. Geralmente, a partir do terceiro ano de graduação, quando os estudantes entram na parte específica do curso, muitos desistem, porque percebem que não é aquilo que querem para eles. 

Desistir de uma graduação não é uma tarefa simples, porque, na maioria das vezes, aparecem as cobranças dos familiares: “mas eu paguei a sua faculdade, para você desistir?”, “não vou pagar um segundo curso para você”, entre outros. Assim, o estudante fica perdido e sem saber o que fazer. Se persiste no caminho cheio de insegurança ou se, realmente, joga tudo para o alto.

Atualmente, muitos cursinhos ajudam os estudantes a descobrir as suas carreiras vocacionais: contratam palestrantes de várias áreas do mercado, organizam feiras profissionais de diferentes áreas do mercado, entre outras.

Mas, você está nessa situação? Primeiramente, é necessário entender o porquê da sua insegurança. Você, realmente, não sente afinidade com o curso que escolheu? Não gosta das matérias específicas? Enfim, é preciso procurar respostas e fazer uma avaliação de si mesmo.

Como saber se estou no caminho, certo?

  • Quais matérias você mais gosta no cursinho? Elas devem ser a base para a escolha da sua profissão, porque indica que tem mais afinidade;
  • Conheça a remuneração oferecida para a profissão que deseja seguir na sua vida profissional;
  • Entreviste profissionais da área para saber se você gosta;
  • Conheça a grade de horário do curso que pretende atuar;
  • Se estiver em dúvida se deve ou não fazer, nem precisa perder o seu tempo;
  • Enfim, você precisa pensar com carinho sobre a carreira que deseja. Se sentir que precisa mudar converse e busque o apoio dos seus familiares. Fale o que sente e porque quer mudar.

Se precisar de ajuda, procure um profissional para te ajudar na escolha.

Boa sorte e sucesso! 

Por Babi


O campo do turismo cresce no Brasil de forma principal por causa dos grandes eventos que o país vai sediar, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, por exemplo. Para atender a frequente demanda, desde 2011 o Pronatec oferece cursos ao setor.

Em termos práticos os cursos do gênero trazem processos que ensinam os principais ramos dos setores turísticos solicitados por turistas visitantes de diferentes regiões do Brasil. Alunos aprendem a organizar diferentes tipos de viagens, desde lazer até negócios.

Interessante notar que as pessoas formadas nos cursos Pronatec, do setor hoteleiro, ficam preparadas para organizar eventos e estruturas para diferentes demandas, como recepção para clientes ou promover festas de empresas. Interação e entretenimento são dois aspectos presentes nas rotinas de estudo.

Avaliar, operar, planejar e organizar diferentes pontos que englobam os serviços que se relacionam com o turismo consistem em pontos que abrangem os processos de ensino no sentido de evoluir o espírito de lazer e hospitalidade.  

Lazer representa setor importante para o campo de turismo, visto que grande parte dos eventos turísticos se relaciona com a área. Alunos compreendem como manter as relações sociais no nível de qualidade alta em termos de gastronomia, sabendo integrar diferentes pratos que alegram a maioria dos participantes do almoço ou jantar.    

Diferentes setores do turismo se integram em contextos que se direcionam para as relações humanas nos diferentes tipos de espaços geográficos. Dimensões em termos de ambiente, economia e cultura devem entrar em convergência para profissionais obterem desempenho de qualidade nos serviços que prestam no mercado de trabalho.

Durante os cursos, alunos compreendem a importância de falar diferentes tipos de línguas e satisfazer demandas distintas em nível mercadológico. Também há prospecção mercadológica e de técnicas para aprimorar o marketing de modo positivo, além das lições para administrar equipes de pequeno, médio ou grande porte.

Por Renato Duarte Plantier


Capacitaçãoprecisa ser a palavra de ordem para todo empresário que almeja o sucesso. Empreender é apenas uma das etapas neste processo, mas é preciso se qualificar para conseguir assumir o controle do seu negócio sem dar espaço para os erros que os principiantes desinformados costumam cometer. A partir do momento em que a aquisição de novos conhecimentos se torna parte da rotina do empresário, fica mais fácil ter boas ideias e extrair o melhor do quadro funcional que está sob o seu comando.  

Quem reside na capital paranaense pode aproveitar que a sede de Curitiba da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) está com as inscrições abertas para diversos cursos de capacitação na área empresarial, voltados para coordenadores, gerentes, líderes, chefes e empresários que buscam capacitar seus colaboradores.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro acontece o curso de 'Formação do Preço de Venda na Indústria', com turma já confirmada e carga horária de 16 horas.

Dia 20 deste mês será realizado o curso de 'Negociação para Compradores', com carga horária de oito horas. O curso de 'Gestão de Projetos', que tem carga horária de 16 horas, acontece em 21 e 22 de fevereiro e o curso de 'Cobrança por Telefone e Negociação com Inadimplentes' será realizado no dia 22, com duração de oito horas.

Para fechar o mês, nos dias 27 e 28 de fevereiro é a vez do curso de 'Formação de Consultores Empresariais'. Este curso tem carga horária de 16 horas.

As inscrições podem ser feitas e mais informações sobre valores, o conteúdo programático de cada curso e o período em que acontecem (noturno ou diurno) podem ser obtidas através dos telefones de contato: 0300-647-0133 e (47) 3248-8814. O site da instituição é o www.sociesc.org.br e o e-mail é talis.cruz@sociesc.org.br. A sede curitibana da SOCIESC  fica na BR 116, km 106,5, nº 18.805 no bairro Pinheirinho.

Por Nathália Sartorato


Já estão abertas as inscrições para o ingresso no  Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar, na EPCAR, uma das escolas da Força Aérea Brasileira.

Serão  disponibilizadas ao todo, 180 vagas para compor a turma de 2013.   

Para se inscrever no certame, os candidatos devem atender a algumas exigências, dentre elas: ser brasileiro, possuir Ensino Fundamental completo ou em conclusão, ser homem, ter entre 14 e 18 anos e por fim, ser solteiro. 

Quem possuir esses requisitos e estiver interessado em participar, poderá efetuar a sua candidatura até o dia 15 de junho, através do site www.epcar.aer.mil.br.

O valor do investimento será de R$ 60,00.  

As Provas Escritas serão aplicadas provavelmente em  29 de julho, em locais indicados no edital (http://www.fab.mil.br/portal/cabine/concursos/01_IE_EA_CPCAR_2013.pdf).

O gabarito preliminar será disponibilizado para consulta a partir do dia 08 de agosto, no mesmo site das inscrições.  

Cumpre acrescentar que o exame de admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar terá o prazo de validade de 20 dias, a contar da data estipulada para a realização das matrículas.  

Por Larissa Mendes de Oliveira


Estão abertas as inscrições para participar das oficinas de formação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR). Ao todo, são 120 vagas disponíveis com prazo para manifestação de interesse até o dia 29 de julho de 2011. Trata-se de uma série de oficinas para capacitar os professores da rede pública do Estado e da União e os selecionados iniciarão a formação já no começo de agosto.

As oficinas serão de Estratégias de Leitura, Leitura e Produção de Textos e Resolução de Problemas Matemáticos e Construção de Jogos, ambas com 30 vagas cada e 150 horas/aula de duração, e destinam-se aos docentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Outras oficinas serão abertas, focadas no Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), sendo estas destinadas a docentes que ensinem Língua Portuguesa e Matemática no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para essa modalidade, serão oferecidas 60 vagas, sendo metade para o Gestar II – Língua Portuguesa e outra para o Gestar II – Matemática.

Os professores interessados deverão apresentar, na Secretaria Acadêmica do CEFORR, documentos como uma foto 3X4, cópia do RG, CPF, contracheque atual e declaração do diretor das escolas onde atuam.

Por Alberto Vicente Silva


Devido ao aumento do número de idosos no Brasil, naturalmente aumenta a demanda por profissionais para cuidar das pessoas na “melhor idade”. Por isso, para quem procura uma oportunidade de emprego, pode investir em cursos relacionados à área, pois terá boas chances de obter uma vaga.

Em Porto Alegre (RS), o Senac Passo D’Areia abriu inscrições para o curso de Cuidador de Idosos. O curso é gratuito e as inscrições para participar do processo seletivo vão até o dia 28 de junho. As aulas começam no dia 11 de julho.

Dentre as principais matérias abordadas no curso, estão atividades de recreação e informações sobre o envelhecimento humano. Com a sua conclusão, o profissional está capacitado a prestar assistência necessária e contribuir para a qualidade de vida das pessoas na terceira idade. Ele terá várias chances de emprego, tanto em clínicas geriátricas como atendendo em domicílio.

Para participar da capacitação, os interessados devem ter mais de 18 anos, terem cursado no mínimo a 8ª série do ensino fundamental e renda mensal familiar de no máximo dois salários mínimos. As inscrições devem ser feitas no site www.senacrs.com.br/psg

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3341-0444.

Por Selma Isis


As férias de julho estão próximas, e para quem não vai viajar, que tal investir em cursos para alavancar a carreira profissional? É o que propõe o Centro Universitário Carioca (UniCarioca), que lança novos cursos de extensão para todas as áreas.

Os interessados podem se inscrever a partir do dia 13 de junho e as aulas começam no mês de julho. Os alunos podem optar por cursos com no mínimo 16 horas de aula e até 44 horas, em diversas áreas, e com preços convidativos: de R$ 50,00 a R$ 650,00.

Dentre as opções, estão os cursos: “Como Gerenciar um Terminal de Cargas”, “Jornalismo Esportivo na Web”, “Gestão de Segurança na Informação”, “Como Planejar e Organizar Eventos”, “Contabilidade Para Não Contadores” e muitos outros.

Os cursos estão sendo oferecidos nos cinco campi da UniCarioca: Rio Comprido, Méier, Bento Ribeiro, Centro e Jacarepaguá. Informações e inscrições podem ser feitas no site: www.unicarioca.edu.br.

A UniCarioca também possui telefone para informações: (21) 2563-1919.

Por Selma Isis


Cada vez mais, a moda brasileira faz mais sucesso e aumenta o número de empregos no setor. No entanto, é preciso ter a qualificação adequada para ingressar nesse mercado, por isso, um bom curso profissionalizante faz toda a diferença.

O Senac oferece duas boas opções em cursos nessa área: Modelista e Desenhista de Moda. A unidade de Novo Hamburgo, em Porto Alegre (RS) está com inscrições abertas para novas turmas, com aulas que começam no dia 30 de maio.

No curso de Modelista o aluno adquire conhecimentos para interpretar e construir moldes de peças básicas do vestuário infantil, masculino e feminino, além de aplicar as técnicas adequadas com cada estilo proposto pelo estilista. As aulas serão realizadas no período matutino, em encontros de três vezes por semana.

Já o curso de Desenhista de Moda, para aperfeiçoamento das técnicas de desenho, também será realizado no período matutino, em encontros de três vezes por semana. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone: (51) 3594-6133 ou no site: www.senacrs.com.br/novohamburgo.

Por Selma Isis


Se manter atualizado profissionalmente hoje é um requisito muito importante para obter destaque no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Senac Gravataí oferece o curso “Desenvolvimento de Líderes”, que está com inscrições abertas. As aulas começam no dia 14 de junho em Porto Alegre (RS).

O curso terá uma carga horária total de 24 horas, e os encontros serão realizados às terças-feiras, em horário noturno, no Balcão do Senac que fica no bairro Morada do Vale, na capital gaúcha. A capacitação terá como conteúdo planejamento, feedback, motivação e negociação.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3497 4824.

Esse treinamento é realizado em parceria do Senac com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomercio-RS), que é uma entidade sindical atuante em prol da qualificação profissional do comércio gaúcho. Outras informações sobre demais treinamentos podem ser obtidas no site:  www.fecomercio-rs.org.br.

Por Selma Isis


Os interessados em obter melhor qualificação profissional para atender às exigências do mercado de trabalho, têm uma boa oportunidade em aprimorar seus conhecimentos. A unidade do Senac São Borja em Porto Alegre (RS) está com inscrições abertas para o curso de RH estratégico, através da Escola de Educação Profissional Senac.

Com um total de 66 horas de aula, o curso terá início no dia 19 de maio, em encontros realizados às terças e quintas-feiras, no horário das 18h30 às 20h30. O curso irá abordar conhecimentos de seleção e recrutamento, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros, para que o profissional seja capacitado a ter uma visão mais ampla de sua área de atuação.

Os interessados em participar do curso devem ter mais de 18 anos e completado o ensino médio. A unidade do Senac São Borja recebe as inscrições diretamente na secretaria da unidade,que fica na Avenida Presidente Vargas, 1697- Porto Alegre (RS). Outras informações podem ser obtidas no site: www.senacrs.com.br/saoborja ou pelo telefone: (55) 3431-9085.

Por Selma Isis


Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, quanto mais qualificado um profissional estiver, maiores são as chances de obter um bom emprego. Um dos diferenciais na hora de conseguir uma boa colocação, é o domínio de um segundo idioma.

Para atender a uma demanda que promete crescer com a vinda da Copa do Mundo em 2014, a Unidade do Senac Novo Hamburgo em Porto Alegre (RS) está com turmas abertas para cursos de inglês.

Destinado a jovens de baixa renda, o curso é oferecido pelo Programa de Inclusão Linguística (PSIL), que foi criado pela Unidade Senac Novo Hamburgo. Para participarem do curso, os jovens interessados devem estar frequentando a partir da sétima série do ensino fundamental.

A unidade oferece duas turmas para os cursos de inglês: uma para o nível básico, que inicia no dia 16 de maio, em aulas realizadas às segundas-feiras, no horário da tarde (das 14h30 às 17h30), e outra para o nível intermediário, que começa no dia 18 de maio, em aulas às quartas-feiras, no mesmo horário do nível básico.

Os dois níveis possuem uma carga horária de 96 hora/aula. Se desejarem, os alunos podem fazer um teste de nível, para que sejam encaminhados para o curso adequado. A secretaria da Unidade recebe as inscrições dos interessados, que fica na Rua Bento Gonçalves, 1537, Centro- Porto Alegre-RS. Outras informações pelo telefone (51) 3594-6133.

Por Selma Isis


Os interessados em obter qualificação na área de gestão podem se inscrever em um novo curso oferecido pelo Senac. A Unidade Novo Hamburgo, que fica em Porto Alegre (RS), abriu inscrições para o curso de Gestão Financeira, que começa no dia 10 de maio.

Com uma carga horária de 40 horas, o curso capacitará o participante a identificar os métodos e ferramentas específicos para a gestão financeira das grandes empresas. O aluno também irá aprender os principais meios de informações financeiras, como: planejamento financeiro, aplicação e captação dos recursos, cálculos e como gerenciar o fluxo de caixa, entre outros.

O curso será realizado no período noturno, às terças e quintas, no horário das 19h00 às 22h00. Os interessados podem realizar as matrículas diretamente na secretaria da Unidade do Senac, que fica na Rua Bento Gonçalves, 1537, Bairro Novo Hamburgo, Porto Alegre-RS.

Mais informações no site: www.senacrs.com.br/novohamburgo.

Por Selma Isis


A mão de obra dos brasileiros é costumeiramente criticada por empresários. Embora o mercado mostre uma competição acirrada entre cargos mais importantes, deixando de fora ótimos profissionais, nas funções com exigências mais brandas ou específicas as dificuldades só aumentam.

Para receber a Copa do Mundo com qualidade, o Brasil quer estimular a qualificação dos cidadãos através de iniciativas públicas e privadas. A CCR Via Lagos iniciou nesta semana mais uma turma dentro do Programa de Qualificação Profissional. Voltado a jovens, o intento fornece, durante oito meses, aulas multidisciplinares voltadas ao mercado de trabalho.

60 alunos de 17 a 24 anos de idade terão a oportunidade de obter conhecimentos oriundos do campo da informática, entre os quais montagem e manutenção de microcomputadores, atendimento ao cliente e telemarketing, trabalho em equipe, planejamento social, ética, cidadania, meio ambiente, liderança e muitos outros. Ao final do curso, a CCR confere a cada um dos participantes certificado de conclusão.

Na página da CCR Via Lagos existem oportunidades de trabalho, ao todo 32, para as áreas de Informática, Recursos Humanos, Manutenção, Contabilidade e Engenharia. Clique aqui para saber mais sobre as vagas.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: CCR Via Lagos (Assessoria de Imprensa)


O mercado de trabalho está sempre em evolução e os profissionais devem acompanhar esses avanços. Atualização constante costuma ser uma exigência para manter bons empregos. No caso das pessoas que pretendem obter o primeiro emprego, cursos profissionalizantes podem fazer a diferença na hora de conquistar a esperada vaga.

O Senac é uma instituição que oferece uma variedade de cursos de capacitação profissional em suas unidades instaladas em todo o Brasil. Constantemente as unidades abrem novas turmas para diversos cursos profissionalizantes, com preços acessíveis e condições de pagamento facilitadas.

A unidade do Senac na cidade de Caxias do Sul (RS), por exemplo, está com matrículas abertas para diversos cursos de capacitação profissional para o mês de maio. Os interessados podem escolher cursos e oficinas em diversas áreas: gastronomia, informática e gestão.

As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria da Unidade, que fica na Rua Marechal Floriano, 1.456-Caxias do Sul (RS). O início das aulas varia conforme o curso escolhido. Mais informações no site: www.senacrs.com.br/caxiasdosul ou pelo telefone: (54) 3225-1666.

Por Selma Isis


O domínio da informática é essencial para a obtenção de um bom emprego. Por isso, todo profissional deve buscar cursos de aprimoramento para atender a essas exigências do mercado.

Pensando nisso, a unidade do Senac na cidade de Alegrete(RS) está com matrículas abertas para o curso de Informática Básica Compacto. Com uma carga horária de 60 horas, o curso capacitará os alunos a configurar, visualizar e imprimir documentos, criar e editar tabelas, e utilizar o ambiente Windows, navegar na Internet e também os principais programas usados em escritórios, como Excel e Word.  

Os interessados em participar devem ter mais de 14 anos e completado o ensino fundamental. As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria da Unidade, que fica na Rua Luís de Freitas, 141- Alegrete-RS. As aulas começam no dia 18 de maio, em encontros realizados pelas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 14h00 às 17h00.

Mais informações no site: www.senacrs.com.br/alegrete ou pelo telefone:  (55) 3422-1069.

Por Selma Isis 


Com a vinda da Copa do Mundo 2014, o Brasil espera uma grande movimentação no setor hoteleiro. Para atender a essa grande demanda, é preciso aumentar a qualificação de profissionais desse setor. Espera-se que o setor de Turismo gere pelo menos 300 mil vagas de empregos diretas somente no estado do Rio Grande do Sul.

Pensando nisso, o Senac Caxias do Sul recebe inscrições para o curso de Organizador de Eventos. O curso é gratuito, sendo oferecido pelo programa Senac de Gratuidade (PSG). Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de abril. As aulas começam no dia 16 de maio, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h00 às 12h00, em Porto Alegre-RS.

O curso é composto por carga horária de 160h, que abordam os principais conhecimentos para exercer as atividades de organização de eventos. Os alunos aprenderão a fazer o correto uso da impostação de voz, promoção e realização de eventos, identificar a estrutura básica dos serviços na área de Turismo e Hotelaria, entre outros.

Os interessados precisam comprovar renda familiar que seja inferior a dois salários mínimos. Além disso, devem ter mais de 18 anos e completado o Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas no site: www.senacrs.com.br/psg

Por Selma Isis 


Em todas as empresas, existe a necessidade de uma adequada administração de pessoal. Para os profissionais interessados buscar qualificação nesta área, o Senac Taquara, através da Escola de Educação Profissional abriu inscrições para o curso de Auxiliar de Administração de Pessoal. As aulas começam no dia 02 de maio em Porto Alegre-RS.

O curso conta com uma carga de 160 horas, e tem como objetivo formar profissionais aptos para realizar as seguintes tarefas:  identificar os fatores que ajudam e atrapalham as relações entre as pessoas no ambiente da empresa; aplicar e usar as legislações trabalhistas e previdenciárias; realizar o processo de admissão, afastamentos e desligamentos dos empregados; calcular a folha de pagamento; além dos demais procedimentos de rotinas relacionadas às obrigações legais das empresas.

O treinamento será realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, com horário das 19h00 às 22h00. Mais informações no site: www.senacrs.com.br/taquara

Por Selma Isis


Profissionais que buscam especialização na gestão de trânsito agora têm um curso de pós-graduação específico para essa área. A Estácio lança neste semestre o primeiro curso de pós-graduação em Engenharia e Gestão de Trânsito no Brasil.

O projeto do curso foi criado pela unidade goiana da Estácio, que irá oferecê-lo em suas unidades de todo o país. A pós-graduação pretende capacitar os alunos para atuarem com as vertiginosas mudanças no trânsito brasileiro, oferecendo alternativas de prevenção, melhoria, proteção e controle do tráfego nas cidades brasileiras.

Representantes da instituição alegam a disponibilidade do curso em rede nacional pelo fato do trânsito ser um problema generalizado. De acordo com Marcelo Luz, coordenador dos cursos de pós em Goiânia (GO), o curso formará profissionais aptos a atender as necessidades de mercado e as sociais.

Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de abril. Mais informações no site: www.estacio.br

Por Selma Isis


Na hora de montar um currículo, muitos ficam na dúvida do que colocar no quesito ‘cursos e aperfeiçoamentos’. A primeira dica sobre este tópico é colocar em seu currículo apenas o que será apreciado pelo local onde irá entregar. Empresas de telemarketing não irão se interessar por cursos de eletricidade, desenho gráfico, entre outros. Procure sempre entregar um currículo direcionado para cada empresa, apenas com informações cruciais para a sua contratação.

Caso você não tenha nenhum curso e deseja incrementar seu currículo e disponha de tempo e um valor para investimento, opte pelos de maior interesse pela sua área. Cursos de idiomas, com o atual mercado globalizado, sempre são uma boa opção.

O inglês é língua básica para negociação, mas recentemente o mandarim tornou-se importante e diferencial no portfólio para profissionais da área de administração. A língua ainda apresenta uma grande carência no mercado e quem a domina se destaca em entrevistas. Idiomas como italiano, alemão e turco podem te tornar único no mercado de trabalho.

Se não tiver domínio dos conhecimentos de informática, aproveite o tempo livre e faça um curso. Sempre é importante conhecer o Pacote Office, principalmente o Power Point, frequentemente usado em empresas para apresentação e reuniões. Procure cursos de aperfeiçoamento em sua área de formação: pós-graduação, mini cursos de curta duração, oficinas ou mesmo expedições.

Fique de olho nas agências de emprego da sua cidade. Elas constantemente oferecem cursos de capacitação e aperfeiçoamento gratuitos, com encaminhamento para o mercado de trabalho.

Por Lidianne Andrade


Nos últimos tempos, os cursos de especialização na modalidade à distância passaram a ser muito procurados pelos profissionais. Isso acontece porque muitos têm diversos compromissos e atividades que dificultam sua participação em cursos presenciais. Os cursos à distância proporcionam a atualização necessária do profissional, que pode estudar quando e onde quiser.

Os interessados em fazer uma pós-graduação à distância ainda neste semestre, têm uma boa oportunidade nos cursos oferecidos pelo Senac –MG. Um dos cursos oferecidos pela escola é a pós-graduação latu sensu em Gestão de Varejo.

O curso de especialização tem como objetivo desenvolver competências e estratégias para que o profissional tome decisões, além administrar recursos financeiros e materiais, bem como prestar assessoria à diretoria da empresa.

O público-alvo do curso é formado por profissionais com curso superior e que pretendem buscar atualização e aprofundamento em assuntos voltados aos avanços do comércio varejista e atividades relacionadas. O curso tem um custo de R$ 80,00 pela matrícula, mais 16 parcelas mensais de R$220,00.

Os interessados podem fazer suas inscrições no site: www.mg.senac.br.

Por Selma Isis


A construção civil cresceu em bom número e forma nos últimos anos. O grande boom do setor ainda está acontecendo, por isso os consumidores que quiserem aproveitar bons empreendimentos a valores acessíveis a qualquer faixa de renda devem se atentar. Há indícios, ainda que tímidos, de que num futuro não muito distante o segmento poderá sofrer uma espécie de bolha, ou seja, uma hora estourará e os pedacinhos de tijolos, em analogia, explodirão para todos os lados – alta de juros, dificuldades no pagamento etc.

Enquanto o governo busca maneiras de acalmar os mais pessimistas, o setor de materiais de construção procura qualificar os profissionais do ramo. A Anamaco anunciou o lançamento da 2ª edição do Curso de Vendedores de Material de Construção. Em parceria com o Sincomaco e com o Senac São Paulo, o curso será lecionado durante a noite (das 19h às 22h), possibilitando que muitos trabalhadores tenham acesso a novos conhecimentos sem, necessariamente, precisarem se ausentar de seus ofícios.

Sem custo algum, o curso começará em 02/05/2011 e deverá durar 90 dias.

O curso será realizado na sede da Loja Escola do Varejo da Construção José Olavo Nogueira, na zona oeste de São Paulo (R. Norma Pieruccini Gianotti, número 423 – Barra Funda).

Cláudio Conz, presidente da Anamaco, enfatiza que a teoria será baseada no conteúdo didático do próprio Senac. Ao final do curso, uma loja modelo, com professores especialistas, será palco para as aulas práticas.

É importante correr para obter a vaga, pois o número está limitado a 50 participantes.

Para se cadastrar e participar da seleção, acesse o site do Senac.

Não podem se matricular pessoas com renda familiar (per capita) superior a dois salários mínimos.

O interessado também não pode participar, atualmente, de processos seletivos para outras bolsas do Senac e também não deve estar matriculado em cursos do Senac.

As inscrições estão disponíveis até 13/04/2011 (quarta-feira).

Por Luiz Felipe T. Erdei


A PUC-SP está com matrículas abertas para o curso de Gestão da Inovação, em sua unidade no bairro da Consolação, em São Paulo-Capital. Voltado para profissionais e estudantes que têm interesse em seguir carreira na área de Gestão da Inovação em empresas, o curso pretende qualificar profissionais em uma área de amplo crescimento no país.

O curso procura capacitar profissionais que coloquem em prática a pesquisa aplicada aos negócios, para que sejam capazes de gerenciar centros de pesquisa, e procurar estratégias para solucionar desafios atuais das grandes empresas.

Um dos objetivos do curso é que os profissionais integrem a inovação não somente nos fatores econômicos da empresa, mas também as naturezas ambientais e sociais, pensando no futuro das organizações.

O curso inicia no dia 21 de março (nível básico) e no dia 25 de abril (nível avançado). As aulas ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00, na unidade PUC- Cogeae- Consolação (Rua da Consolação, 881- São Paulo-SP).

Informações: www.pucsp.br/cogeae

Por Selma Isis


A Fiat Automóveis abriu inscrições para o programa de capacitação profissional 'Árvore da Vida'. São 27 vagas oferecidas no novo curso de Eletromecânica.

O programa é voltado exclusivamente para jovens, cuja idade seja entre 18 e 24 anos, que venham de famílias carentes, cuja renda mensal não ultrapasse 1 salário mínimo.

Os candidatos devem ainda, ter concluído o ensino médio ou ter conclusão do mesmo prevista para até dezembro de 2011.

A empresa oferece para os matriculados, vales transporte e alimentação, e material didático, entre outros benefícios. O curso dura 9 meses.

Após a conclusão do mesmo a chance de ser efetivado em uma das fábricas ou concessionárias da marca espalhadas pelo estado de São Paulo é bem grande.

As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente, até o dia 3 de novembro de 2010, na FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, em São Paulo (Rua Arcipreste de Andrade, 503 – 1° Andar). Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


Pela primeira vez , o IMD (International Institute Managemant Development), está disponibilizando um curso de liderança de alto desenvolvimento (High Performance Leadership Program) no Brasil.  

O IMD, foi considerado a terceira melhor escola de negócios do mundo, segundo a revista Forbes, e em 2009, esteve presente no ranking dos melhores programas de MBA em tempo integral da revista The Economist, ocupando segundo lugar.

O curso ocorrerá durante os dias 24 e 29 de outubro de 2010, em um hotel na cidade de Guarujá, litoral Paulista, e as inscrições poderão ser feitas através do site do IMD, até o dia 22 de outubro.

Aos que estiverem interessados em fazer o curso, terão de estar preparados para desembolsar aproximadamente R$ 23.500,00, sendo que a hospedagem no hotel em que o curso será ministrado não está inclusa.

Por Bruna Coradete


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para 4590 vagas em 33 cursos técnicos em São Paulo.

Para concorrer a uma vaga, os interessados devem ter ensino médio completo ou em curso. Com duração de 1600 horas, os cursos incluem estágio obrigatório em áreas específicas do setor industrial.

Inscreva-se no valor de R$ 37,00 pelo site institucional do Senai no www.sp.senai.br e participe!

A prova objetiva composta por 60 questões de múltipla escolha será realizada no dia 28 de novembro de 2010. Os cursos serão realizados em 68 escolas distribuídas em 49 municípios do Estado.

Por: Juliana Vlastuin


A RPC, Rede Paranaense de Comunicação, está com processo de seleção aberto para o Programa Talento Jornalismo. As inscrições começaram no dia 11 de outubro e seguem até o dia 1º de novembro. Os selecionados poderão fazer cursos de Jornalismo Impresso, Jornalismo Televisivo e Reportagem Cinematográfica, e estarão aptos a se candidatar a vagas de trabalho na empresa.

O primeiro passo da seleção é preencher todos os dados para candidatura no site e responder qual a área de maior interesse profissional, que pode ser televisão, jornal impresso ou imagem. As próximas etapas são teste online de conhecimentos gerais, durante o período de inscrições, prova presencial de conhecimentos editoriais e língua estrangeira e avaliações opcionais de ciências políticas, economia, direito e história, em novembro. A entrevista final ocorre em janeiro.

Os resultados também serão divulgados em janeiro através do site e os selecionados serão comunicados por e-mail. Os cursos acontecem no Instituto RPC, em Curitiba, de fevereiro a maio do próximo ano.

Mais informações sobre o processo de seleção podem ser obtidas através dos telefones (41) 3321.5558 ou 3321.5578.

Por Thais Longaray


O Acessa SP, programa de inclusão do governo de São Paulo, está com inscrições abertas para novas turmas.

Ao todo, há 165 vagas distribuídas em oito cursos: Introdução ao Software Livre, Artes Gráficas, Montagem e Manutenção de Computadores, Internet Básico, Fotografia Digital, Inglês, Português para pessoas com deficiência auditiva e Linguagem Gestual (Libras).

Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de outubro no Acessa SP do Parque da Juventude, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, 1º andar, ao lado da estação Carandiru do Metrô, na Zona Norte de São Paulo. É preciso comparecer ao local entre 9h e às18, portando RG.

Por BFF


A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação. Ao todo, são 2.720 vagas.

Na Zona Leste, estão disponíveis 1.095 vagas, enquanto 760 são para a Zona Sul, 370 para a Zona Oeste e 495 para o Centro.

Os cursos fazem parte do projeto Jovens Paulistanos e oferecem 11 tipos de capacitação: auxiliar de almoxarifado, cabeleireiro, departamento pessoal, crédito e cobrança, recrutamento e seleção, garçom, informática, manicure/pedicure, operador de caixa, organização de eventos e recreador.

A maioria dos cursos exige que os candidatos tenham Ensino Médio completo, com exceção do de manicure/pedicure.

Os interessados devem ter entre 16 e 20 anos de idade e residir na cidade de São Paulo. Os interessados devem se inscrever em um dos Centros de Apoio ao Trabalhador (CAT).

Confira aqui os endereços.

Por BFF


O Carnaval brasileiro é um dos maiores eventos culturais do mundo e envolve milhares de pessoas todos os anos em sua produção. Até essa sexta-feira estarão abertas as inscrições para cursos de capacitação de profissionais que irão atuar nos bastidores do Carnaval 2011 da cidade de São Paulo.

Os cursos são de: confecção de instrumentos (luthier), cenografia, marcenaria, escultura e costura. As aulas acontecerão no Teatro ' Adamastor Centro', na cidade de Guarulhos, região metropolitana da capital paulista (Avenida Monteiro Lobato #734).

As aulas são gratuitas e também são oferecidos gratuitamente o metarial didático e mais vale refeição e transporte para os inscritos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura da cidade paulista – que fica no mesmo endereço de onde serão ministradas as aulas, ou na Associação dos Servidores Municipais (Avenida Bom Clima #279).

Maiores informações aqui.

Por Thiago Martins





CONTINUE NAVEGANDO: