Saiba como contar sua história profissional em uma entrevista de emprego

1

Você sabe como contar a sua história profissional? Atualmente, durante a entrevista de emprego, não basta apenas colocar as informações no currículo, é preciso muito mais que isso, ou seja, o candidato deve saber contar o que está escrito ali. Você sabe? Em muitos programas de trainee, por exemplo, é solicitado que o profissional comente sobre as suas experiências e conhecimentos na área. Mas, é preciso saber falar e conversar, para manter a atenção e o interesse do recrutador.

Por isso, pergunte a si mesmo: como você conta a sua história? Se não souber como falar da sua vida profissional, todo o processo seletivo pode ser em vão. O currículo está deixando de ser o diferencial nas entrevistas, e em seu lugar está entrando a experiência das pessoas como vantagem competitiva. Por isso, se você ainda está crescendo no mercado profissional e buscando por chances, é preciso saber contar a sua história, ou seja, abordando o que deseja como, por exemplo, os objetivos e metas dentro da carreira.

As histórias de vida dos profissionais podem servir de motivação para outros. Por isso, é preciso se inspirar e buscar crescer sempre. Elas conseguem atrair a atenção e muito mais do que isso: estabelecer uma ligação emocional com quem está ouvindo. Ou seja, é preciso saber contar para convencer o recrutador e estabelecer um vínculo emocional. Os candidatos no mercado precisam aprender a falar e também escutar.

Por isso, que tal começar a aprender a conta a sua história profissional? Ensaie no seu quarto e peça a opinião dos seus amigos e familiares. Conte com entusiasmo, determinação e alegria. Valorize tudo o que conseguiu e continue buscando as suas metas.

Tem vergonha de falar em público? Coloque a timidez no bolso e tente superar este medo. Torne-se autor da sua vida profissional e destaque-se nos processos seletivos.

Já sabe como vai contar a sua história? 

Por Babi

Leave A Reply

Your email address will not be published.