Provavelmente você conheça alguém ou se enquadre na lista de desempregados a algum tempo, que chega a realizar diversas entrevistas na mesma semana e não obtém resposta positiva.
Algumas empresas solicitam experiência e outras não, porém, mesmo para quem tem experiência anterior, a ansiedade, falta de autoconhecimento e até mesmo o nervosismo ao aguardar ser chamado podem atrapalhar o desempenho na apresentação.
Entre as perguntas “que nos deixam sem palavras” feitas pelos entrevistadores, podemos citar três com explicações objetivas e simples para te ajudar a perder o medo:
1- Por que devo contratar você?
A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com o segmento da empresa e a área que irá atuar, caso isso ocorra. É preciso fazer uma breve pesquisa sobre a empresa antes, identificando a visão e os valores da empresa, assim, você pode expor suas qualidades ao mesmo tempo em que esclarece no que pode ser útil para a mesma.
2- Como você lida com a pressão?
A pressão no trabalho é resultado de que algo pode acontecer de errado, ou fora do tempo. Para isso, pode-se dizer que, quanto à pressão, é preciso saber lidar com os problemas.
3- Cite algumas de suas qualidades e defeitos.
É nesse momento que geralmente descobrimos que sabemos pouco sobre nós. As vezes alguém nos aponta algum defeito, mas é difícil concordar que aquela pessoa pode estar certa.
Preste atenção nas suas atitudes diárias, até mesmo se você é do tipo que dá lugar a idosos ou segura sacolas no ônibus, do tipo que pede “por favor” e diz “obrigada” às pessoas, fora do seu ciclo de amigos ou família. Só tenha cuidado em dizer que é alguém extrovertido, sua postura pode ser de alguém que está tímido demais.
Aproveite as oportunidades do mercado e procure controlar suas emoções em qualquer situação. Caso não seja convocado para aquela vaga, entre em contato com a empresa e solicite um feedback do recrutador, desse modo, você demonstra interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos até mesmo no ambiente profissional.
Por Bruna Domingos dos Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?