Programa conta com 49 oportunidades em SP.

Encontrar o primeiro emprego sempre foi uma tarefa difícil para jovens que estão em fase de conclusão dos estudos. Os jovens profissionais esbarram na falta de experiência e na quantidade de exigências que as grandes empresas impõem. Além disso, a competitividade no cenário trabalhista consiste em outra dificuldade encontrada por aqueles que precisam de uma oportunidade.

Muitas vezes, jovens e adolescentes entram no mercado de trabalho informal precocemente e abandonar os estudos acaba sendo a única solução. A evasão escolar é um problema das grandes, médias e pequenas cidades e , na maioria dos casos, o motivo é sempre o mesmo: a necessidade que a juventude de baixa renda tem de trabalhar para seu sustento e/ou o sustento de toda a família.

Para combater a evasão, contribuir na aquisição de experiência profissional e diminuir os índices de analfabetismo, no ano de 2000 foi aprovado o Programa Jovem Aprendiz. O principal intuito do projeto é estreitar a relação entre jovens talentos e empresas. Regulamentada em 2005, a lei do Jovem Aprendiz determina que instituições privadas direcionem de 5% a 15% dos postos de emprego disponíveis aos Jovens cadastrados no programa.

Em suma, a lei do menor aprendiz, como também é conhecida, garante que os estudantes tenham praticamente os mesmo direitos que os demais trabalhadores, porém, o empregador não precisa se preocupar com a rescisão, pois o contrato tem período de vigência previamente definido.

Estudantes com idades entre 14 e 24 anos podem participar do Programa Jovem Aprendiz, desde que estejam matriculados em escola pública. Além disso, não é necessário pagar nada para se inscrever, nem para contratar.
Baseando-se na lei que determina o emprego de jovens funcionários, as principais metrópoles do país criaram projetos com intuito de facilitar o encontro entre quem precisa pôr em prática o aprendizado e entidades privadas. Um exemplo é o Programa Aprendiz Paulista, em São Paulo, que abre anualmente muitas oportunidades para novos talentos . Confira agora como é o projeto e quais os requisitos para fazer parte dele.

Programa Aprendiz Paulista

O Aprendiz Paulista é um programa voltado aos alunos do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo e em conformidade com a Lei do Aprendiz, o projeto é gerido pela Secretaria do emprego e das relações de trabalho, com coparticipação da Secretaria Estadual do Desenvolvimento. Durante período predeterminado, jovens e adolescentes têm a oportunidade de unir a teoria adquirida em sala de aula e a prática vivenciada em uma empresa parceira.

Empresas que estão cadastradas no Emprega são Paulo podem contratar os estudantes do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, caso desejem jovens aprendizes no quadro de funcionários.

O Aprendiz Paulista é composto por duas fases, uma teórica e outra prática. Em resumo, os estudantes devem cumprir carga-horária de 8 horas, de segunda a sexta-feira, em que 4 horas são de aprendizado teórico e 4 horas de atividade prática em entidade da iniciativa privada. No entanto, nas férias e recessos escolares, os aprendizes passam a cumprir 8 horas de trabalho por dia na empresa contratante. O contrato firmado entre as partes é registrado em carteira de trabalho, conforme estabelece a lei que regulamenta este tipo de relação trabalhista.

Vagas no Programa Aprendiz Paulista

O programa Aprendiz Paulista está com inscrições abertas para a edição de novembro. São 49 vagas para os alunos que cursam ensino técnico no Centro Paula Souza. As vagas são para diversos cargos em entidades da iniciativa privada . Para participar da seleção, os interessados precisam ter entre 14 e 24 anos e ter matrícula ativa na instituição de ensino técnico.

Os interessados devem preencher a ficha cadastral no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br ou se desejarem, existe a opção de enviar o currículo para o e-mail aprendizpaulista@emprego.sp.gov.br.

Empresas privadas que querem contratar aprendizes através do programa também devem efetuar cadastro no site Emprega São Paulo de graça, preenchendo as informações necessárias, como por exemplo, o CNPJ, razão social da empresa e nome completo do requerente. Vale lembrar que não há cobrança de qualquer valor para validação da participação de estudantes e empresas no projeto.

Kátia Elaini Pereira da Silva


Seleção oferece 172 vagas para jovens com idade entre 14 e 24 anos.

Na medida em que o segundo semestre de 2018 avança, muitas oportunidades empregatícias seguem em aberto em todos os Estados do Brasil. Entre as grandes oportunidades em oferta, está o grande Programa Aprendiz Paulista, o qual está sendo gerenciado por meio do órgão da Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho, a Sert, do Governo do Estado de São Paulo, que está com 172 postos de trabalho temporário em aberto para jovens estudantes entre 14 e 24 anos.

O conjunto de oportunidades de aprendizagem, neste caso, está sendo aberto por uma série de empresas cadastradas no sistema chamado: Emprega São Paulo, e se destina aos alunos matriculados em cursos técnicos presenciais realizados no Centro Paula Souza. Portanto, este projeto visa a encaminhar desde cedo os jovens estudantes para carreiras bem sucedidas.

Sobre os postos de estágio em oferta nesse programa Aprendiz Paulista, as informações são as seguintes:

A meta principal deste novo Programa Aprendiz Paulista está em promover uma vivência, ou experiência, em ambientes de trabalho, no sentido de realizar um encontro efetivo e objetivo entre o empregador e o jovem futuro funcionário, já que o futuro patrão está em busca de um técnico-profissional e os alunos de ensino médio e técnico estão em busca de boas oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

Sobre o critério oficial de participação neste programa, as informações são as seguintes:

Em sua totalidade, o procedimento para ingresso neste Programa Aprendiz Paulista se dará de modo gratuito, tanto para os estudantes aprendizes quanto para os empregadores. É muito importante observar que as contratações de jovens aprendizes não serão realizadas em caráter de estágio, porém dentro do regime celetista, na CLT, entretanto, isso se dará na forma de um contrato especial, firmado por tempo determinado e com registro na carteira profissional de trabalho.

Com relação ao itinerário do regime de trabalho para o programa Jovem Aprendiz Paulista, as informações são as seguintes:

Será estabelecida uma carga horária para que o aprendiz atue em 8 horas diárias, entre segunda-feira e sexta-feira, as quais serão divididas em forma de teoria e prática dentro do seguinte método: serão 4 horas passadas na entidade formadora, o Etecs do Centro Paula Souza, no esquema de jornada teórica e as demais 4 horas se destinam à atuação na empresa, em que o jovem estudante será conduzido a desenvolver as atividades práticas. Somente nos períodos de férias, ou em recessos escolares, cada aprendiz poderá cumprir a carga horária diária em sua totalidade de 8 horas dentro da empresa.

Este é um dos melhores projetos de encaminhamento profissional de jovens alunos, sobretudo estudantes da rede pública, que, muitas vezes, não têm chances de ingressar em bons empregos.

Sobre o período de inscrições, as informações são as seguintes:

O cadastro de inscrições, para o programa Aprendiz Paulista, deverá ser realizado por meio do seguinte endereço eletrônico: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Será necessário o procedimento simples de criar um login e uma senha, e preencher a fica de informação com os dados solicitados. Entretanto, existe outra alternativa de se realizar a inscrição, ou seja, por meio da opção de envio de currículo atualizado para o seguinte e-mail: aprendizpaulista@emprego.sp.gov.br.

Com relação ao procedimento de cadastro por parte do empregador, o esquema é o seguinte: o mesmo deverá ser efetuado por meio do site intitulado – Emprega São Paulo. A etapa que compreende a disponibilização das vagas para Jovem Aprendiz no sistema do site, será a da devida apresentação do CNPJ da empresa, da sua razão social, do endereço da companhia e o nome do solicitante.

Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos


Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho de 2018.

A Serasa Experian é uma empresa de serviços de informações, já considerada líder nesse segmento em toda a América Latina, está com diversas oportunidades de emprego para a categoria de Jovem Aprendiz, na cidade de São Paulo. Ao todo, são 12 vagas de emprego, para diversas áreas de atuação.

Para se candidatar, basta possuir idade entre 17 e 21 anos e ter finalizado ou estar matriculado no Ensino Médio (ou Técnico), de instituições públicas de ensino. A candidatura é bastante simples: basta enviar currículo, até o dia 10/07, para o e-mail aprendiz@viadeacesso.org, com o assunto “Serasa SP”.

Acompanhe o post e saiba mais sobre a Serasa e sobre o seu programa de Jovem Aprendiz.

Serasa abre inscrições para Jovem Aprendiz

O maior objetivo desse programa é proporcionar, durante o processo de aprendizagem, o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. O programa possui duração total de 11 meses, divididos entre capacitação externa e atuação na empresa, no qual o jovem trabalha por, no máximo, 6 horas por dia. Para isso, é oferecida uma remuneração mensal no valor de R$ 755,00 e também benefícios como auxílio refeição, assistência médica e odontológica, vale transporte e seguro saúde.

As principais características do perfil procurado pela empresa são:

  • Conhecimentos básicos em pacote Office (em especial, nas planilhas do Excel);

  • Organização, comprometimento, disposição e dinamismo;

  • Boa comunicação;

  • Vontade de aprender;

  • Além disso, possuir domínio no idioma Inglês será considerado um diferencial.

O local de trabalho se encontra no Planalto Paulista, na Zona Sul da cidade de São Paulo. Os candidatos selecionados começam suas atividades no início do mês de setembro, na unidade de Quinimuras.

Uma das características mais reconhecidas da Serasa Experian é o seu modelo de gestão de pessoas, pelo qual já recebeu diversos prêmios, no qual oferece aos funcionários um ambiente de trabalho diversificado, sendo intolerante com atitudes preconceituosas, violentas e exclusivas. Em busca da equidade de gênero, racial e física, a empresa oferta oportunidades iguais entre os colaboradores, livre de discriminações.

Aqueles que se interessam em saber mais detalhes sobre as vagas de emprego na Serasa Experian podem consultar no site da própria companhia.

Sobre a Serasa Experian

No Brasil, a Serasa Experian é extremamente famosa, principalmente pela cobrança, sendo uma das melhores ferramentas de cobrança e negociações de crédito da maior parte das empresas instaladas no Brasil.

Criada no ano de 1968, a Serasa se uniu à Experian Company no ano de 2007 e hoje possui cerca de 500 mil clientes, atendendo cerca de 6 milhões de consultas diárias, auxiliando seus clientes na tomada de decisão em todas as etapas de negócio.

Focada em inovação e desenvolvimento, a Serasa está sempre engajada no uso da tecnologia e recursos de inteligência a fim de proporcionar diversas transformações do mercado de soluções de informação, buscando sempre oferecer um serviço de maior qualidade.

Para saber mais sobre a Serasa, visite o site da Serasa Experian.

Sobre a Experian

Já a Experian é uma empresa líder mundial no segmento de serviços de informação. Seu trabalho consiste em auxiliar as pessoas a terem controle de suas vidas e, principalmente, de suas finanças. Dessa forma, oferece assessoria aos clientes na tomada de decisões e realização de negócios, valorizando sempre a prosperidade, prevenção de fraudes e o bem-estar do cliente.

Atualmente, está presente em quase 40 países e já empregou cerca de 16.500 funcionários. E não para por aí, a Experian está sempre investindo em tecnologias e inovações, a fim de maximizar cada oportunidade e oferecer a melhor qualidade em serviço aos seus clientes.

Visite o site da Experian para saber mais sobre sua história e trabalho.

Felicia Lopes


Seleção conta com quase 5 mil vagas por todo o Brasil.

Nos últimos dias, a Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil realizou a publicação de um edital para o novo processo seletivo de seu programa de Jovem Aprendiz. Ao total, serão oferecidas quase cinco mil oportunidades de emprego, da modalidade aprendiz, espalhadas por todo o país. Além do mais, haverá também a formação de cadastro reserva para um curso presencial ou EAD (Ensino à Distância), de Assistente Administrativo.

Para se inscrever às vagas é necessário estar cursando no mínimo o 9° (nono) ano do Ensino Fundamental e possuir entre 14 e 22 anos de idade, na contratação. A jornada de trabalho semanal será de 20 horas, divididas em quatro horas diárias, na qual serão oferecidos aos aprendizes uma bolsa-auxílio no valor de R$ 448,46 e benefícios como o vale-refeição e o auxílio-transporte.

Acompanhe o texto a seguir e saiba mais sobre o Programa de Jovem Aprendiz dos Correios, seu processo seletivo e as funções desempenhadas pelo estudante na empresa.

Funções do Jovem Aprendiz

De acordo com o edital do processo seletivo, dentre as funções que o aprendiz irá desempenhar dentro dos Correios estão:

  • expedir e receber documentos;

  • transportar e arquivar documentos, nas áreas internas da corporação;

  • organizar e atualizar os arquivos;

  • elaborar planilhas, textos e e-mails de contato com clientes internos;

  • trocar documentos por meio do fax;

  • realizar atendimento telefônico;

  • repor material no ambiente;

  • organizar filas, com a distribuição de senhas;

  • auxiliar os clientes, solucionando suas dúvidas; entre outras.

Além disso, cumprir as atividades que o Senai prevê também é uma função do jovem aprendiz.

Processo Seletivo

O processo seletivo do Programa de Jovem Aprendiz dos Correios não se dá pela realização de um exame ou prova, como um concurso público. Na verdade, sua execução é bem mais simples, e as etapas pela qual o estudante passa são:

  • a avaliação da sua renda familiar;

  • a análise do seu desempenho escolar no último ano letivo;

  • o ano escolar em que está cursando;

  • a sua participação de programas sociais; e

  • o exame médico pré-admissional.

A partir destes dados, a empresa irá classificar os candidatos por meio de uma pontuação detalhada, que está disposta no edital. Ao ser selecionado, o aprendiz pode executar função dentro da empresa por até um ano, com possibilidade de prorrogação do contrato por mais um ano. A seleção dos candidatos se dá conforme a demanda de cada unidade dos Correios.

Para se candidatar, basta acessar o site dos Correios, até o dia 29 (vinte e nove) de maio e realizar inscrição, seguindo as instruções do formulário. O resultado tem previsão de publicação no mês de julho.

Não se esqueça de ler atentamente cada parágrafo do edital antes de se inscrever!

Programa Jovem Aprendiz dos Correios 2018

O Programa de Aprendizagem dos Correios tem como objetivo promover a inclusão social de diversos grupos, por meio da educação. Ao total, serão oferecidas 800 horas de capacitação profissional, divididas em 12 meses. Durante esse tempo, o aluno terá acesso à aprendizagem por meio da fase teórica, que é dada pelo curso nas dependências do Senai, e a partir da fase prática, que se realiza dentro das instalações dos Correios.

Após a conclusão do curso, conforme a sua aprovação e o seu desempenho nas atividades práticas, os estudantes terão direito a receber um certificado de formação técnica, válido em todo território nacional.

É importante ressaltar que a fase prática é feita junto do acompanhamento de um profissional experiente dos Correios, de forma didática e sem complexidades, acompanhando o ritmo de aprendizagem do aluno.

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao Programa Jovem Aprendiz dos Correios 2018, consulte o Edital ou entre em contato com os Correios.


Interessados podem se inscrever até o dia 23 de abril de 2018.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma empresa de transporte público urbano fundada no ano de 1992, no estado de São Paulo. Nos dias atuais possui 7 linhas, com mais de 90 estações de trem ativas, que abrangem 273 kms de extensão, tendo, em sua maioria, ligação com a cidade de São Paulo.

A empresa divulgou, nos últimos dias, um edital de concurso público, disponibilizando 34 vagas de aprendiz, para o curso CAI (Curso de Aprendizagem Industrial) de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica. A capacitação terá 24 meses de duração, atendendo fases de formação teórica e prática profissional.

Vagas de Aprendiz de 2018

Segundo o edital de 2018, os candidatos que pretendem se inscrever devem ter nascido entre o período de 18 de julho de 1996 e 18 de julho de 2001, tendo entre 16 e 21 anos de idade. Também é necessário que possua ensino médio completo. Durante a capacitação, será oferecida a remuneração de R$ 954,00 (valor do salário mínimo de 2018) no primeiro ano de aprendizagem, tendo um adicional de sua metade a partir do segundo ano de capacitação.

O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para a realização de manutenções e instalações de sistemas eletroeletrônicos, de forma segura, saudável e sustentável, utilizando as normas técnicas.

Para que isso ocorra, serão ministradas aulas com as disciplinas de matemática, ciências, eletricidade, instalações e sistemas elétricos prediais, segurança nos serviços elétricos, sistemas eletrônicos analógicos e digitais, integração e manutenção de sistemas, comunicação oral e escrita, desenho técnico, entre outras.

Enquanto aprende teoricamente, o aluno também é supervisionado, por um técnico de manutenção, na fase profissional, onde irá praticar inspeção e a manutenção de circuitos, sistemas de sinalização e material rodante. Além disso, virá a executar instalações e manutenções elétricas em equipamentos e veículos metroferroviários, junto da leitura e interpretação da grandeza da eletricidade.

Processo seletivo

Saiba um pouco mais sobre o processo seletivo para as vagas de aprendiz da CPTM.

A prova

O exame será teórico e ocorrerá no dia 13 de maio, tendo três horas de duração. É composto por 50 questões objetivas, de cinco alternativas (apenas uma está correta), valendo 2 pontos cada, sendo 20 sobre Língua Portuguesa, 20 sobre Matemática e 10 sobre Atualidades.

Para realizar sua inscrição, basta acessar ao site, entre os dias 10 e 23 de abril, ler atentamente ao edital, preencher o formulário, imprimir e pagar a taxa de inscrição, em qualquer agência bancária, no valor de R$ 15,70.

Conteúdo da prova

Como será de apenas três disciplinas, a prova abordará diversos conteúdos dentro delas, veja a seguir alguns deles.

  • Língua portuguesa: Interpretação e tipos de texto, ortografia, crase, pontuação, morfologia, fonologia, termos de oração, concordância e regência nominal e verbal, reconhecimento de frases escritas correta e incorretamente. No geral, o objetivo das questões será analisar a capacidade de o candidato interpretar o texto, usando da linguagem para se comunicar, a partir de diferentes situações. A ortografia cobrada é de acordo com as novas regras ortográficas.

  • Matemática: Conjuntos numéricos, operações matemáticas, porcentagem, equações do 1° e 2° grau, sistemas de medidas, razão e proporção, geometria plana e geometria espacial, teoria dos conjuntos e relações métricas. Nesta disciplina será cobrada do candidato a capacidade de raciocínio lógico e a interpretação de enunciados, a partir de conteúdos matemáticos aplicados na vida cotidiana.

  • Atualidades: Temas nacionais e internacionais, relacionados com o passado, presente e futuro, componentes da cultura geral, fatos políticos, econômicos e sociais divulgados na mídia neste ano. Esta disciplina tem o objetivo de avaliar o interesse de interação com as notícias e conhecimento do atual estado nacional e mundial do candidato.

Para mais informações, leia o edital completo ou entre em contato com a empresa responsável pelo concurso, RBO Projetos, pelo e-mail candidato@rboconcursos.com.br.

Aurenivia Alves Pereira


Empresa conta copm 130 oportunidades. Selecionados irão trabalhar em Barcarena e Abaetetuba.

A empresa Norsk Hydro Brasil está com inscrições abertas para o seu Programa de Jovem Aprendiz 2018, em diversas áreas de atuação de nível médio. As oportunidades são para atuar nas unidades de Barcarena e Abaetetuba, ambas no estado do Pará.

Ao todo são 130 vagas, sendo 85 delas para a Hydro Alunorte e 45 para a Albras.

Os pré-requisitos para candidatar-se as vagas de estágio são: já ter concluído o ensino médio; ter entre 18 e 22 anos de idade, ou completar até 31 de dezembro de 2018; possuir conhecimentos básicos em Informática; não ter participado do programa de Jovem Aprendiz realizados anteriormente e disponibilidade para participar das atividades do programa de 8h por dia.

As vagas de Jovem Aprendiz na Hydro Alunorte são para as áreas de Operação de Processos de Refinaria, sendo 27 vagas, e Manutenção de Mecânica Industrial (nível básico), sendo 58 vagas divididas em duas turmas. Já para a Albras serão disponibilizadas vagas para as áreas de Manutenção de Mecânica (nível básico), Manutenção Elétrica (nível básico) e Operador de Processos Metalúrgicos, sendo 15 vagas para cada curso.

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se candidatar através do site www.hydro.com/brasil, até o dia 21 de fevereiro de 2018. Os benefícios e bolsa – auxílio oferecidos pela empresa até o momento não foram divulgados.

Atividades realizadas pelo Jovem Aprendiz

– Frequentar as aulas de aprendizagem básica no SENAI da Vila dos Cabanos, como também nas aulas práticas na Alunorte e Albras;

– Realizar rotas de inspeção juntamente com seus instrutores/tutores;

– Participar de programas de melhorias;

– Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes quando estiverem realizando atividades práticas.

Sobre a Hydro

A Norsk Hydro é uma empresa industrial norueguesa, com unidades responsáveis pela produção de alumínio e energia renovável. Foi fundada em 1905, em Oslo, e atualmente é uma das maiores empresas de alumínio em todo o mundo.

Possui operações em mais de 50 países como Argentina, Brasil, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Itália, China, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Suíça, Suécia, Estados Unidos, entre outros países.

No Brasil, a Hydro chegou em 2011 e possui a refinaria Alunorte em Barcarena, além da fábrica de alumínio primária da Albras, ambas localizadas no Pará; um escritório de Relacionamento, Comunicação, Gestão e Identificação e uma lavra de bauxita na região de Paragominas (também no Pará); um escritório de Comunicação, Pesquisas, área Jurídica, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Segurança e Meio Ambiente em Belém; escritório de vendas de produtos laminados na capital de São Paulo e escritório administrativo nas áreas de Relações Governamentais, Recursos Humanos, Jurídica, Tecnologia da Informação, Estratégia, Financeiro, Comercial e na área de Energia em Botafogo, na capital do Rio de Janeiro.

A Hydro realiza seu programa de Jovem Aprendiz no Brasil desde 2011 e em 2017 o programa qualificou 187 pessoas nas unidades de Paragominas Mineração, Albras e Alunorte.

Sobre a Albras

A Albras, Alumínio Brasileiro S.A., é a maior fábrica de alumínio do Brasil. Na unidade, que funciona desde 1985, ocorre o processo produtivo da transformação da bauxita em alumínio. Em 2016, a metalúrgica produziu 448.800 toneladas de alumínio.

A unidade fica localizada na Rodovia Pa-483, Km 21, no Distrito de Murucupi, em Barcarena – Pará.

Sobre a Alunorte

A Hydro Alunorte iniciou suas atividades em 1995 e se tornou a maior refinaria de alumina no mundo. A empresa é responsável em abastecer o mercado nacional e internacional, chegando a exportar mais de 80% da sua produção para o Oriente Médio, Europa, América do Norte, dentre outros.

Sua unidade fica localizada também na Rodovia PA 481 – km 12, em Barcarena (PA).

Rebecca V.


Confira aqui mais detalhes sobre o Programa de Aprendiz da Rede Globo 2018.

Quem está de olho em uma oportunidade como jovem aprendiz precisa saber que a Rede Globo de Televisão já está com as suas inscrições abertas para o seu famoso Programa Jovem Aprendiz na edição de 2018. O mesmo visa recrutar diversos jovens com o objetivo de fazer a diferença e para atuar em uma de suas unidades espalhadas pelo Brasil e com a atuação da emissora.

Ficou interessado e quer saber mais informações? Então fique ligado que nós te damos todos os detalhes para você não ficar de fora de nada. Vamos a elas.

Pré-requisitos do Programa Jovem Aprendiz

Para participar é preciso atender a um pré-requisito básico. Sendo assim, são habilitados os jovens que possuem formação completa ou que ainda estiverem cursando o ensino médio.

Cidades Participantes do Programa Jovem Aprendiz

São participantes do Programa Jovem Aprendiz as seguintes cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Logo que fizer a sua inscrição, o candidato precisa estar ciente de que somente poderá atuar em uma das localizações escolhidas.

No momento, sabe-se que somente há disponíveis as oportunidades para o Rio de Janeiro. Porém, no decorrer do ano ainda serão abertas outras vagas em outros locais de atuação.

Sobre as inscrições

Quem quiser se inscrever passará por um processo muito simples. As inscrições ocorrem somente pelo site, no endereço https://www.99jobs.com/globo/jobs/13698-jovem-aprendiz?preview=true. Basta preencher as informações e dados necessários e confirmar.

Fique ligado no prazo final para a realização das candidaturas. Esse se encerra no dia 25 de fevereiro de 2018. Não deixe para a última hora e se inscreva já.

Benefícios oferecidos ao Aprendiz

Quem for selecionado como Jovem Aprendiz receberá alguns benefícios atrativos disponibilizados pela organização. São eles: assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, vale refeição, desconto em produtos e vale transporte.

O processo seletivo

Os participantes do Programa passarão pelas seguintes etapas até culminarem na escolha do Jovem Aprendiz: testes online, com perguntas sobre lógica e língua portuguesa; redação e dinâmicas de grupo; e, por último, validação dos documentos de cada candidato.

Logo ao final do programa, os organizadores farão algumas avaliações referentes ao desempenho de cada jovem. Os que obtiverem uma nota final positiva serão considerados para vagas futuras na Rede Globo.

Duas turmas de horário

Nas turmas destinadas para o Rio de Janeiro, haverá duas datas e horários diferenciados. A primeira terá início no mês de maio, com a realização de aulas teóricas no SENAC no horário das 13h às 17h. E a segunda turma começará no mês de outubro, também com aulas teóricas, podendo ser das 8h às 12h ou, também, das 13h às 17h.

Programa Jovem Aprendiz

O objetivo do Programa Jovem Aprendiz é de inserir os jovens estudantes no mercado de trabalho, através da capacitação desse tanto pela instituição de ensino como pela organização em que esse atuará. Sendo assim, o conhecimento será adquirido por meio da prática aliada com a teoria.

É importante compartilhar que o programa visa ao desenvolvimento e o crescimento profissional de seus participantes, incluindo esse socialmente no primeiro emprego. Assim, o jovem aprendiz desenvolve as suas habilidades e troca experiências com outras pessoas durante a prática de cada dia.

Sobre a Rede Globo

Considerada hoje uma das empresas de maior renome no setor da comunicação em todo o mundo, a Globo foi fundada em 1965 e atua em praticamente todo o Brasil, com 123 emissoras (mais afiliadas) e em mais de 100 países (Globo Internacional). Investindo sempre para crescer mais, a organização aposta no desenvolvimento de seus funcionários, considerando-os o motivo de seu sucesso.

Portanto, essa é a sua oportunidade de fazer história. Se inscreva já e participe dessa chance única.

Kellen Kunz


Confira os dados sobre o Aprendiz Legal 2018 e saiba como se inscrever.

Juntamente com o Programa Jovem Aprendiz, o Aprendiz Legal tem como função a inserção de jovens que não possuam experiência no mercado de trabalho e que estejam na faixa de baixa renda brasileira. Assim, o Programa Aprendiz Legal cumpre sua função social, agregando ao currículo desses jovens e permitindo-os ter seus primeiros empregos.

Promovendo então a melhoria do futuro profissional de jovens de baixa renda por meio de realização de cursos. Os cursos por sua vez são divididos em 2 módulos, sendo acompanhados também pelas atividades da empresa. O jovem então, sob essas condições, desenvolve capacidade reflexiva, sem que o foco na área de atuação desejada seja perdido. As atividades diárias são focadas no desempenho também!

O primeiro módulo, chamado básico, tem ensinamentos acerca de todo o mundo corporativo: cultura empresarial, legislação vigente de cada atividade, entre outros. Todos esses assuntos agregam nas competências a se desenvolver para o mercado de trabalho. Os ensinamentos são levados para toda a vida profissional, pois são uma base.

Cursos oferecidos

Os cursos oferecidos são em várias áreas, entre elas: vendas, logística, alimentação, indústria, turismo e administração. Cada curso é focado para uma área específica, onde a atuação se dará no Aprendiz Legal. A parte teórica do programa se trata dessas modalidades e, portanto, deve ser aproveitada.

Há ainda o material didático – fichas, vídeos e livros – que também são oferecidos pelo Programa Aprendiz Legal. Sendo assim, o selecionado para a vaga não precisa se preocupar com assuntos secundários, focando apenas em seu desenvolvimento. O programa oferece ainda outros benefícios, dos quais falaremos a seguir.

Vale lembrar que a capacitação oferecida fica reconhecida para outros cargos futuros, validando a experiência do estudante tanto na questão do aprendizado, quanto na experiência profissional, já que o programa aprendiz traz esse bônus para a formação do jovem.

Benefícios oferecidos pelo Programa Aprendiz Legal 2018

Os benefícios que são oferecidos pelo programa de aprendiz são bem semelhantes aos oferecidos pelos colaboradores favorecidos da empresa. Veja alguns dos benefícios: 13º salário, vale transporte vale alimentação, fundo de garantia, um salário mínimo e férias.

Os contratos têm duração de um a dois anos, ou seja, 1 ano inicial de contratação e, no caso de prorrogação, 2 anos. Contudo, há ainda a chance de efetivação, caso o aprendiz demonstre desempenho elevado nos cursos ministrados.

É uma ótima oportunidade para inserir-se no mercado dentro da área que deseja atuar, servindo como estrutura para uma futura carreira. Ao escolher seus campos de atuação futuros, o aprendiz já vai estar encaminhado. Além disso, a questão da remuneração colabora para a melhor da vida do indivíduo e sua família.

Requisitos para candidatura

Os requisitos para tornar-se um aprendiz legal obedecem a lei que trata de programas de aprendiz: idade de 14 a 24 anos, estar cursando instituição pública, seja fundamental ou ensino médio, além de ter boas notas nas avaliações das disciplinas do ano escolar.

Dentre as empresas que estão apoiando o programa em 2018, podemos citar o CIEE (Centro de Integração Escola Empresa), a empresa GERAR e a Fundação Roberto Marinho.

Se você se interessou no Programa Aprendiz Legal 2018, basta acessar http://site.aprendizlegal.org.br/como-participar-aprendiz e buscar pelas empresas parceiras do programa em seu estado. Ao encontrar o que deseja, entre em contato com a empresa acerca do Aprendiz Legal 2018, pois a mesma cederá informações e procedimentos específicos para candidatura.

Viu quanta coisa legal? Não perca tempo, entre no site, faça a busca pelas empresas que atuam na região de sua residência e entre em contato para se candidatar! Aproveite os cursos e a oportunidade!

Por David Ferreira


Seleção busca jovens com idade entre 16 e 22 anos.

Uma boa notícia para quem está estudando e busca alcançar a sua independência financeira ingressando no mercado de trabalho, já estão abertas as inscrições para o Programa de Aprendiz Itaú Unibanco 2018, que tem como finalidade selecionar jovens para atuar no nível hierárquico de auxiliar e operador. As oportunidades estão sendo oferecidas em todas as unidades bancárias da empresa.

Ao atuar como aprendiz, o jovem tem a chance de aprender um ofício sem deixar de estudar. No Itaú Unibanco, o estudante pode desenvolver as suas competências profissionais e se preparar para o futuro.

Confira abaixo mais informações sobre o Programa de Aprendiz Itaú Unibanco!

Como é o Jovem Aprendiz Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco trabalha com metas que estão focadas na geração de renda. Por isso, oferece o programa Jovem Aprendiz, tendo como objetivo contribuir para o primeiro e emprego e atuar no desenvolvimento profissional dos jovens que passam pelas suas unidades.

Para estimular o crescimento dos seus aprendizes, a instituição bancária se preocupa em oferecer um ambiente rico e favorável para identificar e aprimorar as habilidades profissionais dos aprendizes por meio de uma vivência profissional que é capaz de transformá-lo para o resto da vida. A empresa contrata uma média de 200 jovens aprendizes por mês, totalizando 1700 contratados por ano.

Ao ser um aprendiz do Itaú, o jovem não aprenderá apenas uma função, mas também terá contato com políticas públicas que melhoram os seus aspectos sociais, pessoais, profissionais e culturais.

Vagas

As vagas oferecidas no programa para aprendizes Itaú são bem variadas. Os contratados podem atuar desde na área administrativa quanto no setor operacional. Aqueles que se destacarem em suas funções têm a possibilidade de serem efetivados quando acabar o seu prazo de contratação.

Os aprendizes devem cumprir com uma jornada de trabalho de seis horas por dia, podendo se estendida até oito horas para os casos em que o jovem já concluiu o ensino médio, desde que dentro desse período de tempo, o contratado esteja recebendo aulas teóricas.

Quem pode participar

Está interessado em ser um aprendiz do Itaú Unibanco? Para que isso seja possível é necessário atender aos requisitos exigidos pela empresa. Os candidatos precisam ter entre 16 e 22 anos, estando cursando ou ensino médio ou tendo concluído essa etapa escolar. A organização dá preferência para a contratação dos jovens que estudam na rede pública e ensino e participam dos programas sociais do governo.

Benefícios oferecidos

Os aprendizes do Itaú Unibanco têm os mesmos direitos que os demais profissionais. Alguns dos principais direitos dos contratados são: vale-transporte sem descontos, vale-refeição, seguro de vida em grupo, plano odontológico e assistência médica e política salarial diferenciada.

Além disso, a instituição ressalta que o maior benefício oferecido é o fato de o aprendiz ter a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, adquirindo experiência dentro de um dos maiores bancos do Brasil, além de adquirir novos conhecimentos com profissionais altamente qualificados que o orientam em todas as suas atividades cotidianas.

Etapas do processo seletivo

Para ser contratado no regime de aprendiz do Itaú Unibanco, os candidatos interessados devem passar por algumas etapas. Em primeiro lugar, é necessário se cadastrar no site Vagas.com, na página da empresa, basta informar os seus dados pessoais e enviar os seus dados.

Feito isso, a empresa irá receber os currículos e selecionar quem possui o perfil mais adequado às suas necessidades. Na sequência, a instituição chama os candidatos para uma entrevista coletiva com a realização de uma dinâmica em grupo. Os aprovados nessa etapa terão que fazer uma entrevista presencial e individual com o gestor da área em que estão se candidatando. A partir daí, o jovem pode ser contratado e integrado na equipe de colaboradores do banco.

Simone Leal


SABESP tem 485 vagas para o seu Programa Aprendiz em 2018.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) está com inscrições abertas para o seu Programa de Aprendiz. Ao todo, são ofertadas 485 vagas, espalhadas por diversas cidades da capital de São Paulo e interior.

Para concorrer a uma das oportunidades é necessário estar cursando o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio e ter entre 14 a 22 anos de idade. A empresa oferece salário de R$ 468,50, assistência médica, vale transporte e vale refeição, além de treinamento ofertado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Os candidatos interessados devem se inscrever até às 14h00 (horário de Brasília) do dia 24 de outubro, exclusivamente pelo site www.concursosfcc.com.br, e a taxa de inscrição é de R$ 55,00. A previsão para a realização das provas é para 3 de dezembro de 2017.

Cidades que possuem vagas e Aprendiz pela Sabesp

As vagas ofertadas são para unidades nas cidades de: Barueri, Osasco, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, Adamantina, Agudos, Álvares Machado, Angatuba, Apiaí, Assis, Auriflama, Biritiba Mirim, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Cabreúva, Caçapava, Cachoeira Paulista, Cajamar, Cajati, Campo Limpo Paulista, Campo do Jordão, Capão Bonito, Capela do Alto, Caraguatatuba, Cesário Lange, Charqueada, Cotia, Eldorado, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Franca, Franco da Rocha, Guariba, Hortolândia, Ibiúna, Igarapava, Iguape, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itaquaquecetuba, Itararé, Itatiba, Itatinga, Itupeva, Jacupiranga, Jales, Juquiá, Laranjal Paulista, Lins, Lorena, Lucélia, Mairiporã, Miguelópolis, Mococa, Mongaguá, Monte Alto, Monte Aprazível, Monte Mor, Nova Granada, Novo Horizonte, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Paranapanema, Paulínia, Pederneiras, Pedregulho, Piedade, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Piracaia, Piraju, Pirapozinho, Poá, Porangaba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Regente Feijó, Registro, Ribeirão Pires, Rosana, Salesópolis, Salto de Pirapora, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Rosa e Viterbo, Santana de Parnaíba, Santo Anastácio, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Taquarituba, Tatuí, Taubaté, Teodoro Sampaio, Tremembé, Tupã, Várzea Paulista e no litoral, em Bertioga, Cubatão, Guarujá, Ilhabela, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos e Ubatuba.

Sobre a Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é uma indústria brasileira, fundada em 29 de junho de 1973, que possui a concessão de serviços públicos de saneamento básico do estado de São Paulo.

A empresa atua em serviços de coleta de esgoto e abastecimento de água em mais da metade dos municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital. Possui Estações de Tratamento de Esgoto na região do ABC Paulista, em Barueri, Parque Novo Mundo, São Miguel e Suzano, além de unidades de atendimento espalhadas pela capital, litoral e interior paulista.

Prêmios recebidos pela Sabesp

A companhia possui diversos prêmios recebidos ao longo dos anos trabalhados, sendo suas principais premiações, dos últimos anos, citadas abaixo:

Já recebeu o Troféu Ouro, na categoria de ‘Melhores Empresas de Relacionamento com o Cliente’, no Prêmio CIC (sigla do Congresso Internacional de Gestão de Clientes);

No ano de 2013 recebeu o selo de ‘Sustentabilidade Ambiental’ da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), oferecido pelo USGBC (United States Green Building Council);

Recebeu em 2014 o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes);

No mesmo ano obteve o 2º lugar no Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País, entregue pela Benchmarking Brasil;

No ano de 2015 recebeu o prêmio de ‘Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente’ na categoria de serviços públicos, entregue pela Revista Consumidor Moderno;

Em 2015 ficou também em 1º lugar no Ranking do Saneamento, o qual foi realizado e concedido pelo Instituto Trata Brasil;

Em 2016 recebeu o prêmio de ‘Melhores & Maiores’, concorrendo na categoria Infraestrutura, pela Revista Exame;

Também em 2016 recebeu o prêmio ‘Os 100 mais Influentes da Energia’ na categoria de sustentabilidade, promovido pelo Grupo Mídia, por meio da revista Full Energy.

Por Rebecca V.


Seleção oferece 485 vagas para área administrativa. Inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro de 2017.

Quem está em busca de uma oportunidade como trainee, precisa saber que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, está com uma super oportunidade na área. Isso porque estão abertas as inscrições para um total de 485 vagas como aprendiz na área administrativa.

E se você quiser saber mais sobre como participar e não ficar de fora, fique ligado nas dicas que daremos sobre o processo seletivo. Essa é a sua oportunidade de ser um trainee de sucesso.

Quais as localidades atendidas pelo programa?

É importante saber que as oportunidades para trainee da Sabesp serão distribuídas em diversas cidades que são atendidas no Estado de São Paulo pelo órgão. Sendo assim, os municípios que integram as vagas são os seguintes: Agudos, Adamantina, Álvares Machado, Apiaí, Angatuba, Assis, Avaré, Auriflama, Barueri, Biritiba Mirim, Bertioga, Boituva, Bragança Paulista, Botucatu, Cabreúva, Cachoeira Paulista, Caçapava, Cajamar, Cajuru, Cajati, Campo Limpo Paulista, Capão Bonito, Campos do Jordão, Capela do Alto, Carapicuíba, Caraguatatuba, Cesário Lange, Cotia, Charqueada, Cubatão, Espírito Santo do Pinhal, Eldorado, Fernandópolis, Franco da Rocha, Franca, Guariba, Hortolândia, Guarujá, Ibiúna, Iguape, Igarapava, Ilhabela, Itanhaém, Itaí, Itapetininga, Itaporanga, Itapeva, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itararé, Itatinga, Jacupiranga, Itupeva, Jales, Laranjal Paulista, Juquiá, Lins, Lucélia, Lorena, Mairiporã, Mococa, Miguelópolis, Mongaguá, Monte Aprazível, Monte Alto, Monte Mor, Novo Horizonte, Nova Granada, Osasco, Paraguaçu Paulista, Osvaldo Cruz, Paranapanema, Pederneiras, Paulínia, Pedregulho, Piedade, Peruíbe, Pilar do Sul, Piracaia, Pindamonhangaba, Piraju, Poá, Pirapozinho, Porangaba, Presidente Epitácio, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, Regente Feijó, Ribeirão Pires, Salesópolis, Rosana, Salto de Pirapora, Santa Rosa de Viterbo, Santa Cruz do Rio Pardo, Santana de Parnaíba, Santos, Santo Anastácio, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São João da Boa Vista, São Manuel, São Sebastião, São Roque, São Vicente, Socorro, Serra Negra, Suzano, Taquarituba, Taboão da Serra, Tatuí, Teodoro Sampaio, Taubaté, Tremembé, Ubatuba, Tupã e Várzea Paulista.

Sobre as Vagas

Podem participar das colocações os estudantes que estiverem no primeiro e no segundo ano do nível médio, com idade de 14 a 22 anos. É importante lembrar que a restrição de faixa etária não se aplica aos candidatos que possuem uma deficiência.

Como faço para me inscrever?

As inscrições da Sabesp podem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br. O prazo final para a realização dessas é dia 24 de outubro de 2017, sendo necessário efetivar a participação por pagamento de taxa no valor de R$ 55.

Como será realizada a seleção?

A seleção dos trainees da Sabesp será feita por meio de provas objetivas que serão aplicadas no dia 3 de dezembro. Essas são compostas de 60 questões com múltipla escolha, sendo dessas dez de história, dez de geografia, vinte de matemática e vinte de língua portuguesa.

A aplicação dos testes será feita somente nas cidades de São José dos Campos, Santos, Registro, Presidente Prudente, Lins, Itatiba, Itapetininga, Franca, Caraguatatuba, Botucatu e São Paulo.

Trainee da Sabesp e remuneração

Quem for selecionado como trainee passará por um curso de formação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, de 196 horas. Esse equivale a dez semanas de duração. Feito isso, a partir de então ele passará a ir somente um dia por semana na entidade de formação e os demais quatro na Sabesp.

Para saber quais as cidades em que serão ministrados os cursos de formação, é preciso se informar com a organização. Isso porque não são todos os locais que disponibilizarão as aulas de capacitação.

O contrato para aprendizagem será por um período de 18 meses. Para os participantes, será oferecida uma remuneração no valor total de R$ 468,50. Além disso, o jovem ainda terá direito a outros benefícios importantes, tais como vale-transporte, vale-refeição e assistência médica.

Kellen Kunz


Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro de 2017.

As possibilidades relacionadas com uma adequada colocação profissional podem ser obtidas em idades variadas sendo uma relevante alternativa para se conseguir não apenas experiência, mas também conhecimentos essenciais para a vida no trabalho como é o caso Programa Jovem Aprendiz Coca-Cola Femsa que está com inscrições abertas para o estado de Minas Gerais.

Conheça mais sobre Programa Jovem Aprendiz Coca-Cola Femsa

A Coca-Cola Femsa é uma empresa de caráter multinacional relacionada com a produção de bebidas que tem a sua sede localizada na Cidade do México consistindo na maior franquia no mercado engarrafador da Coca-Cola Company de todo o mundo.

A empresa Coca-Cola Femsa Brasil oferece com o auxílio de sua parceira Rede Cidadã um total de 11 vagas para os interessados no seu programa Jovem Aprendiz para o ano de 2018 no qual os selecionados irão atuar nas mais variadas atividades vinculadas às ações desta empresa em consideração.

O Programa Jovem Aprendiz é uma organização do governo brasileiro que tem beneficiado uma quantidade enorme de jovens os quais quando possuem idade entre 14 a 24 anos podem se inscrever para trabalharem nesta modalidade específica em empresas filiadas a esta iniciativa como é o caso da Coca-Cola Femsa.

De maneira específica, as vagas ofertadas são para a área de apoio administrativo sendo que o trabalho será realizado em uma jornada de 4 horas diárias das 13:00 às 17:00 horas tendo os seguintes componentes:

· 400 horas de atividades teóricas

· 800 horas de atividades práticas

Os candidatos selecionados terão um contrato com a Coca-Cola Femsa por um período de 16 meses com a sua atuação sendo efetuada na unidade desta empresa presente na cidade de Itabirito no estado de Minas Gerais com o recebimento de salários compatíveis com a oferta geral deste mercado analisado.

Além disso, os estudantes contratados para o Programa Jovem Aprendiz Coca-Cola Femsa irão receber benefícios trabalhistas variados como vale-transporte para os deslocamentos entre a residência e a empresa bem como vale-alimentação, plano médico-odontológico e folgas concedidas a todos pela organização.

No montante financeiro informado haverá ainda descontos legais relacionados com o pagamento do INSS, faltas injustificadas, descontos relacionados com contribuições sindicais, descontos relacionados com adiantamentos delimitados por acordos coletivos bem como outros benefícios que sejam descontados de acordo com o determinado na lei para este tipo especial de trabalhador.

Informações essenciais sobre Programa Jovem Aprendiz Coca-Cola Femsa

As inscrições para este processo de seleção determinado serão feitas no dia 25 de setembro de 2017, na Faculdade Alis, que está localizada no seguinte endereço: Rua Matozinhos, número 293, bairro Matozinhos, na cidade de Itabirito, em Minas Gerais; no período das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:00 horas.

Os interessados devem apresentar no momento da inscrição os seguintes documentos:

· Foto 3 x 4

· Currículo completo

· Carteira de trabalho

· Comprovante de que já concluiu ou ainda está cursando o nível médio de escolaridade em escola reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

· Acompanhamento dos pais ou responsáveis legais para os menores de 18 anos

Os currículos e informações apresentadas pelos candidatos ao Programa Jovem Aprendiz Coca-Cola Femsa serão analisados de maneira criteriosa pelo setor de recursos humanos desta empresa.

Após esta avaliação preliminar, a Rede Cidadã – organização parceira nesta seleção de maneira específica – irá entrar em contato com os candidatos que foram inicialmente selecionados para o devido agendamento das próximas etapas que serão compostas por provas teóricas, entrevista e avaliação psicológica.

Conclusão

Assim, por meio das informações importantes relacionadas com o Programa Jovem Aprendiz Coca-Cola Femsa para o estado de Minas Gerais. Caso você se encaixe nas exigências apresentadas, basta agora aproveitar esta importante possibilidade de colocação profissional que se apresenta.

Ana Camila Neves Morais


Programa Aprendiz Paulista tem vagas de emprego abertas para jovens em São Paulo.

Todos sabemos que o país vem atravessando um delicado momento na economia, que infelizmente tem feito com que muitas empresas diminuam seus potenciais de produção, ou até mesmo encerrem suas atividades. Tais ocorrências acabam resultando em um elevado número de pessoas em situação de desemprego.

Para auxiliar os profissionais desempregados na busca de novas chances no mercado de trabalho existem diversos órgãos que atuam como agencias de emprego, contudo não cobram nada pelos serviços que prestam à comunidade.

Em São Paulo, é possível contar com o Portal Emprega Brasil, que atua na intermediação de profissionais desempregados e empresas que oferecem vagas. Além disso, o Portal Emprega Brasil presta à comunidade uma variedade de serviços através de uma plataforma de atendimento baseada na eficiência, que oferece entre outros serviços consultas sobre vagas de emprego, seguro-desemprego e oferta de cursos da modalidade profissionalizante. E o melhor, todos os serviços disponíveis no Emprega Brasil são gratuitos.

Entre todos esses serviços, um dos destaques do Portal é o Programa Aprendiz Paulista, que auxilia jovens a encontrar seu primeiro trabalho. Porém, é necessário que esses jovens sejam alunos de cursos técnicos ou profissionalizantes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Nesse sentido, o Programa, que é o resultado de uma parceria entre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, o Governo do Estado e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento, visa dar aos jovens que realizam cursos capacitantes em diversas áreas, a oportunidades de encontrarem vagas compatíveis com seus cursos no mercado de trabalho e assim desenvolverem-se profissionalmente e também pessoalmente, contribuindo para a economia de seus lares e do país em geral, já que são jovens que pertencem a famílias de baixa renda. O Aprendiz Paulista indica os jovens aprendizes para as empresas parceiras que procuram por profissionais capacitados e reservam vagas exclusivas para eles.

Todos os alunos que estudam no Centro Paula Souza e que possuam idade maior que 14 e menor que 24 anos.

Se você atende a essa exigência, se cadastre no programa. Para isso acesse a página www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/SGU/login.do?method=iniciarLoginAprendiz e clique no quadro com a seguinte descrição "Aluno – Faça seu Cadastro Gratuito". Preencha os seus dados corretamente e assim que surgir uma vaga em alguma das empresas cadastradas no programa um e-mail será enviado.

Não perca a oportunidade de fazer parte do Programa Aprendiz Paulista.

Por Sirlene Montes


Empresas contam com 500 vagas, sendo que 450 são para o estado de São Paulo.

Para todos que estão na desesperada tentativa de uma recolocação profissional ou a procura do primeiro emprego em meio a desenfreada recessão da economia brasileira, temos uma possível solução. O Grupo Extra e Pão de Açúcar está com as inscrições abertas para seu mais novo programa Jovem Aprendiz, para o preenchimento de 500 vagas em várias cidades brasileiras para as funções de operadores de caixa e operadores de loja.

Do total de vagas, 450 são para o estado de São Paulo e as outras 50 serão distribuídas para os outros estados. As exigências é que os candidatos tenham entre 18 e 23 anos, além de estar cursando ou ter concluído o ensino médio. A carga horária de trabalho é de seis horas por dia e depois do término do programa, o jovem aprendiz tem grande chance de efetivação.

As inscrições podem ser feitas somente pelo site www.gpabr.com./vagas e depois deve-se clicar na aba "veja nossas vagas", digitar "aprendiz operador de caixa" e fazer o cadastro das informações no site. Vale sempre reforçar que os interessados não deverão omitir nenhuma informação de cunho escolar ou pessoal, pois tudo será cuidadosamente checado antes da convocação da entrevista e se for confirmado alguma irregularidade no cadastro, o futuro aprendiz poderá ser eliminado do processo, instantaneamente.

A empresa oferece bolsa auxílio compatível com o mercado , vale transporte, refeição na empresa, convênio médico, seguro de vida, entre outros.

A empresa ainda reforça que se o candidato não se interessar por nenhuma vaga em aberto, o mesmo poderá fazer o cadastro do currículo para futuras oportunidades na área desejada, além de manter os dados cadastrais sempre atualizados, no caso de um futuro contato.

O Grupo Extra e Pão de Açúcar são uma das maiores redes de supermercados do Brasil e empregam milhares de pessoas em todos os estados brasileiros, além de oferecer programas como Jovem Aprendiz e de Estágio para alunos que ainda não tiveram uma oportunidade de trabalho na vida.

Se você se interessou e cumpre os requisitos, não perca tempo e faça já a sua inscrição no processo seletivo, pois além de ter chances reais de ser efetivado, estará trabalhando em uma grande empresa, podendo trilhar uma carreira de sucesso. Boa sorte na seleção.

Rodrigo Souza de Jesus


Seleção oferece 150 vagas em mais de 15 cidades do RJ. Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2017.

Você é estudante do ensino médio ou acaba de entrar no ensino superior? Mesmo assim gostaria de ter alguma experiência profissional ou um trabalho que pudesse conciliar com os estudos? Estão abertas vagas para o Programa Jovem Aprendiz do Espro. São vagas para mais de 15 cidades do estado do Rio de Janeiro. Para saber mais sobre essa oportunidade, como se inscrever ou sobre o programa em si, continue acompanhado o texto!

Vagas

Estão sendo oferecidas vagas para estudantes entre 16 e 22 anos que possuem o ensino médio completo, ou então, que ainda estejam cursando. O programa também é válido para alunos dos primeiros semestres do ensino superior.

Estão disponíveis 150 vagas cujas remunerações oferecidas podem chegar aos R$890,00 além de outros benefícios. A carga horária exigida é de 6 horas de trabalho diário, de segunda à sexta-feira.

As vagas são para trabalho em instituições bancárias, nas seguintes cidades: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Mangaratiba, Maricá, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo e Volta Redonda.

Inscrições

Para se inscrever no projeto é necessário cadastrar o currículo no site www.espro.org.br, até o dia 31 de março. Basta Acessar a seção “Jovem Aprendiz”.

O programa

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo com base na Lei da Aprendizagem. Este programa visa capacitar jovens estudantes profissionalmente através da parceria com empresas privadas.

No programa, o jovem aprendiz é exposto a uma parte teórica, com aulas dadas por profissionais capacitados, e outra parte prática, cujo exercício se dará dentro das próprias empresas.

Dessa maneira, o adolescente pode adquirir prática profissional antes mesmo de concluir o colégio, estando assim mais preparado para enfrentar o futuro mercado de trabalho.

Para saber quais instituições abrem as portas para os jovens aprendizes é preciso perguntar à cada uma delas diretamente. Também é válido saber que todos os direitos do jovem inserido nesse programa são assegurados por Lei.

Por fim, esta pode ser uma boa oportunidade para você! Muitos jovens não querem esperar a conclusão de seus estudos para adquirir alguma experiência profissional. E isso, é claro, com certeza contará como um diferencial futuro no mercado de trabalho. Portanto, se você se adequa às exigências do programa e ficou interessado, não perca tempo! Lembre-se que as inscrições vão só até o dia 31 de março.

Por Carolina Costa


Selecionados irão trabalhar em bancos da região.

O Ensino Social Profissionalizante (Espro) disponibilizou, juntamente a instituições bancárias, 100 vagas em Campinas para Menor Aprendiz. As vagas são para aqueles que desejam realizar atividades nos setores de atendimento e administração nos bancos da cidade.

Para poder se inscrever nas vagas é necessário atender alguns requisitos. Os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos e estar cursando ou ter terminado o Ensino Médio. É importante ressaltar que, para quem está cursando o Ensino Superior, só é possível se candidatar a vaga caso esteja nos semestres iniciais do curso.

A bolsa-auxílio prevista para a função é de R$ 700,00. Além disso, o Jovem Aprendiz irá trabalhar seis horas por dia, de segunda a sexta-feira, tendo os direitos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Esses direitos incluem o salário fixo, carteira de trabalho assinada, 13º salário, férias no devido período (se o contrato englobar o período necessário para pegar as férias), entre outros.

Fique atento no período de inscrições para não perder a chance de concorrer a essa oportunidade. As inscrições podem ser feitas do dia 20 de fevereiro até 3 de março.

Se você ainda não faz parte do Programa Menor Aprendiz pela Espro e gostaria de se inscrever, o primeiro passo é cadastrar seu currículo no site da instituição. Os jovens que estão buscando oportunidades como Menor Aprendiz também devem fazer um curso oferecido de forma gratuita nas unidades da Espro, denominado Formação Profissional para o Mundo do Trabalho.

Há diversas empresas que buscam jovens para trabalhar por meio da Espro, portanto, no momento em que as vagas aparecem, a instituição irá encaminhar os alunos, de acordo com seus perfis, para uma entrevista ainda dentro da própria unidade para depois encaminhá-los para a entrevista de emprego na empresa. Caso a empresa decida contratar o candidato, seu contrato poderá variar de 11, 15 ou até 16 meses.

O Jovem Aprendiz tem uma carga horária menor no trabalho (seis horas) para que tenha tempo de continuar com seus estudos. Ademais, o jovem irá trabalhar durante a semana, sendo quatro dias de atividade prática na empresa e um dia de aula teórica nas unidades da Espro. As datas e horários exatos são definidos por meio da empresa.

Isabela Palazzo


Empresa oferta 200 vagas para jovem aprendiz.

Fundado no ano de 1948 e com quase sete décadas de atuação no mercado varejista brasileiro, o Grupo Pão de Açúcar é considerado há alguns anos, o líder neste segmento do país. Presente em mais de 21 estados brasileiros e empregando mais de 140.000 mil pessoas em centenas de funções, está recrutando aprendizes na cidade de São Paulo.

O projeto denominado “Aprendiz Legal” oferece cerca de 200 vagas. Esses cargos são divididos em diferentes modalidades. A primeira é ofertada para jovens que tenham entre 14 e 17 anos, e que vão atuar em áreas como: checagem das datas dos produtos, colocação e restituir mercadorias, levantamento de informações acerca dos clientes, comparação dos preços das mercadorias, dentre outros.

Os selecionados vão atuar em áreas diferentes da capital paulista. É preciso estar matriculado e frequentar regularmente uma instituição de ensino. Para essa categoria é oferecida 160 oportunidades. Já a segunda modalidade é para pessoas entre 18 e 24 anos, que tenham feito o ensino médio ou ainda estejam estudando. Para esses candidatos são oferecidas 40 vagas de operadores de caixas, nas filiais da instituição localizada na zona sul de São Paulo.

O programa possui diversas atividades, que são divididas em dias diferentes. Por exemplo, na segunda, sexta, sábado e domingo, os jovens vão trabalhar em alguma filial do Grupo, exercendo a função que lhe foi designada. Já na terça, quarta e quinta eles terão aulas sobre o projeto “Aprendiz Legal”.

Esse programa tem validade de um ano e o contrato pode ser renovado, dependendo do desempenho de cada um. São cerca de 20 horas semanais, dedicadas às atividades do Grupo Pão de Açúcar. O valor da bolsa é de aproximadamente R$ 600,00 reais.

Se você atende aos requisitos e se interessou por uma das dessas vagas, realize agora mesmo o seu cadastro. Para isso, primeiro acesse esse endereço: https://gpacdt.elancers.net/, clique em “Cadastre-se” no canto esquerdo da tela, clique no tópico “Aprendiz”, informe seu CPF, informe o restante dos seus dados corretamente e depois envie o seu currículo. É imprescindível que todos os seus dados estejam corretos, pois o setor de Recursos Humanos vai analisar o seu perfil. Se eles acharem que você se encaixa neste programa, você será convidado a participar das demais etapas do processo seletivo.

Participar de um projeto como esse é muito importante, por vários motivos. Primeiramente, não é necessário possuir experiência anterior, você vai receber conhecimentos teóricos e práticos de professores com excelente formação, poder afirmar que participou de um projeto do maior líder de comércio do país é um diferencial para o seu currículo e por fim, poder crescer dentro do Pão de Açúcar é muito benéfico para sua carreira. Então aproveite essa grande oportunidade. Boa sorte!

Isabela Castro.


Empresa oferta 40 vagas e já recebe as inscrições para o seu Programa Jovem Aprendiz 2017.

Centrais Elétricas do Norte do Brasil, a Eletronorte, está realizando a seleção de candidatos em nível médio e técnico para ocupar 40 vagas através do Programa Jovem Aprendiz. Os selecionados irão atuar no Distrito Federal, na região administrativa de Taguatinga, onde ocorrerá também a formação de um cadastro reserva. Os aprovados na seletiva irão ser chamados de acordo com a necessidade da instituição, desde que esteja dentro da validade do processo.

Os candidatos selecionados irão receber uma formação em cursos de Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico de Eletrotécnica, além de, durante o curso, terem direito a uma bolsa auxílio de R$ 468,50, com auxílio lanche, auxílio transporte, seguro de vida em grupo, férias, encargos sociais e 13º salário.

Os interessados precisam ter entre 18 e 22 anos para se matricular no curso de Técnico em Eletrotécnica e ter entre 16 e 18 anos para cursar Técnico em Segurança do Trabalho. Devem também estar regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano em alguma instituição da rede pública ou então ter concluído o mesmo nível em rede pública ou ainda estar cursando o EJA – Educação para Jovens e Adultos, além de contar com uma renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos.

Já se encontram abertas as inscrições e podem ser realizadas através deste endereço eletrônico www.dfococoncursos.com.br/eletronorte_jovem, de forma gratuita.

A seleção dos novos aprendizes será realizada através de uma avaliação objetiva que provavelmente irá acontecer no dia 21 de janeiro de 2017. A mesma terá em sua composição questões objetivas e de múltipla escolha, tratando assuntos voltados a português e matemática. No dia 23 de janeiro serão divulgados no mesmo site os gabaritos provisórios.

Os cursos contarão com uma carga horária de 1.200 horas e também serão lecionados na região de Taguatinga (DF) no período da tarde. Além de adquirir conhecimentos relativos à área específica de seu interesse, os jovens aprendizes receberão também aulas no setor de Ciências Aplicadas, Comunicação Oral e Escrita, Gestão de Pessoas, Segurança do Trabalho, Fundamentos de Saúde, Leitura e Interpretação de Desenho, Saúde, Eletricidade e Qualidade, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente.

FILIPE R SILVA


Há 150 vagas para jovens das áreas de mecânica, manutenção, eletromecânica e elétrica.

A VLI é uma empresa de soluções logísticas que atua na integração de portos, ferrovias e terminais. A VLI está presente no Distrito Federal e nove estados do Brasil. Atualmente, ela conta com mais de 7 mil colaboradores, que contam com medidas de desenvolvimento profissional constante. A instituição anunciou a abertura de vagas para jovens aprendizes para diversos estados. Saiba mais sobre as oportunidades na VLI e veja como se candidatar.

150 vagas para jovens das áreas de mecânica, manutenção, eletromecânica e elétrica. Os jovens devem ter de 18 a 22 anos e ensino médio completo. Pessoas com deficiência também podem participar do processo seletivo.

É preciso residir em uma das seguintes cidades: Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Paulínia (SP), Barra Mansa (RJ), Divinópolis (MG), Pedro Leopoldo (MG), Barra dos Coqueiros (SE), São Gonçalo do Amarante (CE), Imperatriz (MA) e Colinas do Tocantins (TO).

O Programa Jovem Aprendiz visa inserir no mercado de trabalho pessoas sem experiência ou que não têm uma profissão definida. Ele tem duração de 2 anos e é composto de aprendizado teórico no Senai e prática em um dos setores da VLI. A empresa oferece bolsa-auxílio e benefícios, porém não há informações sobre os valores.

Essa é uma excelente oportunidade para quem mora em um dos municípios participantes, tendo a chance de ingressar em uma companhia de grande porte e ser remunerado para aprender uma profissão. Como não há exigência de curso específico nem experiência anterior, quem está em busca do primeiro emprego pode participar da seleção.

Como se inscrever para Jovem Aprendiz VLI:

Os candidatos interessados devem acessar o site da empresa (www.vli-logistica.com) e selecionar Jovem Aprendiz, no rodapé da página inicial. O cadastro também pode ser feito no site de empregos Vagas, na área da VLI (www.vagas.com.br/vli). As inscrições estão abertas até o dia 26 de dezembro de 2016. Não foram divulgados outros critérios que serão avaliados durante a entrevista e se haverá prova durante o recrutamento dos jovens aprendizes. É provável que o programa tenha início junto ao período de aulas no Senai, o que deve ocorrer a partir de fevereiro ou março do próximo ano.

Por Vanessa Queiroz


Interessados devem se inscrever até o dia 15 de dezembro de 2016.

Uma boa oportunidade para ingressar no ramo de logística e operação de contêineres. A Santos Brasil está com inscrições abertas em seu programa Formare Aprendiz até o dia 15 de dezembro.

A empresa, com base em Santos, Imbituba e Vila do Conde, está focada principalmente em logística integrada, especialmente para a indústria química, farmacêutica, autopeças, eletroeletrônicos, alimentícia e bens de consumo. Responsável por grande investimento em infraestrutura portuária, suas unidades contam com GPS de última geração para contêineres, monitoramento de contêineres climatizados e cálculo de pátio através do sistema Navis (software de gestão integrada utilizado em escritórios de arquitetura, instalações, entre outros).

O Programa Formare:

Criado através da parceria entre a Santos Brasil e a Fundação Iochpe, o projeto visa fornecer cursos a jovens aprendizes.

As vagas abertas no presente momento contemplam a formação de Assistentes Administrativos, que terão 1800 horas de aulas práticas e teóricas, com vistas a inserir o candidato no mercado de trabalho. A proposta do projeto é garantir que todos os candidatos escolhidos sejam contratados durante o curso, os quais serão regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e pela Lei de Aprendizagem.

O que é preciso para se inscrever?

  • Ter idade entre 18 e 19 anos;
  • Ter residência em Guarujá;
  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio em uma escola pública do município, ou ter concluído o EM em uma escola pública de Guarujá;
  • Possuir Renda familiar por pessoa que não ultrapasse um salário mínimo;
  • Ter sido dispensado do serviço militar;
  • Não ter parentesco (ser filho, enteado ou dependente legal) de funcionário da Santos Brasil;
  • Ex-alunos do Projeto Formare ou de projetos semelhantes também não serão aceitos.

Após cumprirem as exigências acima, os candidatos passarão pelas seguintes etapas eliminatórias:

  • Prova de Matemática, Redação e Português;
  • Passar por uma dinâmica de grupo;
  • Ser entrevistado e passar por testes psicológicos;
  • Receber uma visita domiciliar.

Se aprovados, terão os seguintes benefícios:

  • Remuneração de um salário mínimo nacional;
  • Registro em carteira profissional como Aprendiz;
  • Seguro de vida;
  • Cesta alimentação;
  • Uniforme e material didático;
  • Refeitório na empresa.

Para se inscrever o candidato precisa acessar o site da empresa: www.santosbrasil.com.br.

Dan Dias


Vagas abertas são para jovens aprendizes atuarem como auxiliares de escritório/administrativo.

Jovens entre 14 e 22 anos da Paraíba já podem se inscrever nos cursos oferecidos pelo IEL, através do Programa Jovem Aprendiz.

O Instituto Euvaldo Lodi, em parceria com diversas indústrias do estado da Paraíba, abre vagas para jovens aprendizes atuarem como auxiliares de escritório/administrativo.

Para realizar o cadastro o jovem precisará apenas estar cursando o ensino médio ou tê-lo concluído, dirigir-se à Rua Rodrigues Chaves, 90, Centro, Paraíba ou mesmo inscrever-se pelo site sne.iel.org.br/sitedoestagio.

Após o cadastro, os jovens serão encaminhados de acordo com as possibilidades do Instituto, para que as indústrias procedam a uma seleção daqueles que foram encaminhados.

Os selecionados pelas indústrias iniciarão o curso de auxiliar administrativo nas dependências do IEL, sendo posteriormente contratados de acordo com as necessidades das empresas.

Segundo o superintendente do IEL da Paraíba, Dérlopidas Neves, “A educação do Programa Jovem Aprendiz tem base na Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e o objetivo é capacitar tecnicamente os jovens para o mercado de trabalho”.

Durante o curso, o jovem irá desenvolver técnicas de arquivamento, rotinas de escritório, compras, informática, além de outras funções por um período de 2 anos, sendo que passará 16 horas nas dependências da indústria (para a atuação prática) e 6 horas nas dependências do IEL (para estudo teórico).

Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em janeiro de 1969, o Instituto Euvaldo Lodi decidiu seguir o lema “Caminhar ao lado da indústria”, fornecendo soluções e inovações tecnológicas, estagiários para as indústrias; além de desenvolver técnicas de gestão que possibilite à indústria brasileira, ao menos, competir em condições satisfatórias com a estrangeira.

Desde a sua fundação, a IEL foi responsável pelo encaminhamento de cerca de 1,5 milhões de estagiários para as indústrias dos mais diversos segmentos, formados nas suas mais de 100 unidades espalhadas por 26 estados da federação.

Na Paraíba, que possui cerca de 30 mil estudantes universitários, o êxito do programa é bastante significativo, pois o estado gaba-se de ter atualmente um dos maiores polos industriais do país, contando com 12 indústrias na área de tecnologia só na cidade de Campina Grande.

Nesse sentido, parece tratar-se de uma espécie de investimento feito pelo estado. Que, ao que tudo indica, enxerga, inteligentemente, na formação qualificada dos jovens, a sustentação da indústria nacional.

Por Vivaldo Pereira da Silva


Novas etapas do Programa Jovem Aprendiz do Sesc-PE.

Entre os dias 01 e 07/08/2016 o Sesc-PE realizou inscrições para o processo seletivo com o objetivo de preencher 66 vagas para jovens aprendizes de Recife e Região Metropolitana.

Os alunos aprovados serão distribuídos por 13 cidades de Pernambuco, entre elas: Recife, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

O objetivo do processo seletivo é oferecer oportunidades de emprego para jovens entre 14 e 24 anos, sem nenhuma experiência com carteira assinada, que estejam cursando pelo menos o 9º ano do ensino fundamental ou ensino médio completo, após preparação nas várias unidades do Sesc de Pernambuco, para atividades administrativas na Região Metropolitana de Recife.

O resultado do processo seletivo Sesc-PE levou em consideração, tanto as capacidades intelectuais dos candidatos, como também questões socioeconômicas, como as suas origens, círculo familiar, histórico de vulnerabilidade social, entre outros aspectos.

As próximas etapas do processo seletivo têm o seguinte cronograma:

– A partir do dia 22/08 os candidatos selecionados como jovens aprendizes passarão por testes de aptidões comportamentais e sociais, que devem ser observados para o desenvolvimento satisfatório de atividades em um ambiente profissional.

– Já no dia 29/08, será a vez dos aprovados para as cidades de Garanhuns, Caruaru, Petrolina e Recife realizarem um exame admissional, que envolve procedimentos laboratoriais, testes físicos, análises clinicas e demais exames complementares que forem solicitados pelo especialista.

– Dia 31/08 será publicado o resultado do exame admissional desses candidatos.

– Dia 01/09 os efetivados receberão a documentação necessária, assinarão o contrato de aprendizagem; além do termo de compromisso.

– E, posteriormente, lhes serão entregues fardamento, crachás; receberão treinamento e, enfim, iniciarão as atividades nas unidades do Sesc-PE.

Obs: Lembrando que cada aluno terá direito a receber uma remuneração equivalente a R$ 416,00, vale-transporte; além do fardamento completo da instituição.

O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma entidade fruto da união de empresários do setor de comércio, bens e turismo que, especificamente em Pernambuco, conta com uma experiência de quase 70 anos; sendo fundado apenas 1 ano após a criação do Sesc nacional.

Nesse meio tempo, dedicou-se a desenvolver atividades culturais, esportivos e sociais, com o intuito de melhorar as condições dos seus funcionários; além de estimular a colocação dos jovens no mercado de trabalho.

Por Vivaldo Pereira da Silva


Há várias vagas abertas para jovens e adultos entre 14 e 24 anos, que estejam frequentando o colégio ou tenham terminado o ensino médio.

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que visa selecionar jovens para participar do programa de Aprendiz em parceria com empresas que estejam contratando aprendizes. As oportunidades oferecidas são para jovens das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

A instituição de educação profissional oferece, em 2016, dezenas de vagas para jovens e adultos entre 14 e 24 anos, que estejam frequentando o colégio ou tenham terminado o ensino médio e têm interesse em trabalhar em empresas parceiras do Senac. Para portadores de deficiência não há limite de idade no Programa Aprendiz.

Através do programa do Senac, os jovens selecionados receberão gratuitamente formação por meio de cursos ofertados pelo Senac, que fazem parte dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial ofertados pela instituição.

Para participar do processo seletivo do Programa Jovens Aprendizes do Senac, os candidatos devem preencher os pré-requisitos impostos pelo Senac, procurar vagas de empresas que estejam contratando jovens aprendizes e participarem do processo seletivo das empresas, enviando currículos ou cadastrando-se nos processo seletivos para jovens aprendizes disponíveis no site: www.rededecarreiras.com.br.

Após a assinatura do contrato de trabalho do jovem aprendiz com a empresa, o interessado pode realizar sua matrícula no Senac, em um dos cursos direcionados aos aprendizes, que garantirão formação profissional e qualificação ao jovem. Para as empresas, a vantagem é ter, como funcionário, um jovem capacitado, com mão-de-obra qualificada, conhecimento técnico e aprendizados específicos dentro da ética e responsabilidade.

O salário inicial oferecido aos candidatos selecionados pelas empresas que contratam aprendizes costuma ser de R$ 880, acrescido de benefícios como vale-transporte, cesta básica, alimentação no local, plano de saúde e plano odontológico. Confira todas as vagas disponíveis para o curso do Senac nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste através dos sites:

Bahia: Para participar do programa Jovens Aprendizes do Senac Bahia, basta acessar o site: www.ba.senac.br/Programas/jovem_aprendiz.

Rio de Janeiro: As inscrições do programa no Rio de Janeiro são recebidas pelo site: www.rj.senac.br/portal/jovem-aprendiz.

Minas Gerais: Candidatos interessados em participar do Programa Jovens Aprendizes do Senac podem acessar o site: www.mg.senac.br/internet/cursos/aprendizagem/comoparticipar.htm.

São Paulo: Para candidatos residentes em São Paulo, o cadastro no programa deve ser feito pelo site: www.sp.senac.br/aprendizagem.

Rio Grande do Sul: As inscrições do Senac para os jovens aprendizes no Sul são recebidas através do site: www.senacrs.com.br/psg_aprendizagem_aprendiz.asp.

Por André Barbirato


São 22 oportunidades para jovens de 14 a 24 anos, que tenham disponibilidade para trabalhar no Rio de Janeiro.

A Eletrobrás Termonuclear S/A está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa selecionar jovens para vagas o Programa de Jovens Aprendizes da empresa, que oferece curso profissionalizante para os selecionados. São 22 oportunidades para jovens de 14 a 24 anos, que tenham disponibilidade para trabalhar no Rio de Janeiro.

Através do programa, a Eletrobrás busca preencher vagas obrigatórias no curso profissionalizante destinado a jovens aprendizes. Para os jovens, é uma grande oportunidade de se qualificar para o primeiro emprego ou para fazer carreira em uma empresa de grande porte, caso se destaquem durante o curso e sejam contratados pela empresa.

São oferecidas 22 vagas para o curso de Operador de Computador, que serão ofertadas aos candidatos aprovados no processo seletivo dos Jovens Aprendizes da Eletrobrás. Para concorrer às oportunidades, os interessados devem ter entre 14 e 24 anos e estar frequentando o colégio no Ensino Fundamental ou Médio.

A Eletrobrás oferecerá aos aprovados uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, e benefícios diversos, como alimentação ou vale-refeição e vale-transporte. A carga horária do programa da Eletrobrás Termonuclear é de 20 horas semanais.

As inscrições para o processo seletivo do Programa Jovens Aprendizes 2016 estão sendo recebidas no Posto de Atendimento do Senai Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Os candidatos devem se apresentar pessoalmente, das 9h às 16h, na Rua Esteves Junior, 47 – Laranjeiras, Rio de Janeiro, e realizar sua inscrição. O processo de seleção será composto por prova escrita de Matemática e Português.

Sobre a Eletrobrás:

A Eletrobrás Termonuclear S/A é uma empresa nacional, de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro. A companhia é responsável pela liderança de um sistema composto de diversas subsidiárias atuantes na área de energia elétrica, nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia. Além disso, também se integram à companhia a Eletrobras Eletropar, Eletrobras Cepel e parte do capital da Itaipu Binacional.

A companhia foi constituída em 1961, após assinatura de autorização do presidente Jânio Quadros. A instalação da empresa ocorreu em junho de 196. Atualmente, a Eletrobrás Termonuclear tem seu escritório central na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a Eletrobrás Termonuclear no site: www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMIS293E16C4PTBRIE.htm.

Por André Barbirato


Oportunidades são para Jovem Aprendiz e os selecionados irão trabalhar em Salvador (BA).

Atualmente o Brasil está passando por uma crise financeira que tem afetado consideravelmente o mercado de trabalho, fazendo com que as empresas fiquem mais exigentes quanto ao perfil dos seus candidatos. Se já está difícil uma recolocação no mercado de trabalho brasileiro com um currículo bem qualificado, fica mais complicado ainda para aqueles que buscam o primeiro emprego.

Visando esse público, o Grupo SH Brasil está abrindo vagas para Jovem Aprendiz. As oportunidades são para a unidade de Salvador e para concorrer às vagas é preciso ter concluído o ensino médio ou estar cursando o ensino superior.

As vagas são para trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00. A remuneração e os benefícios da vaga não foram divulgados e as inscrições deverão ser realizadas através do envio do currículo para o email selecao@gruposhbrasil.com.br, com o assunto "Jovem Aprendiz".

Sobre o Grupo SH Brasil

O Grupo SH Brasil está presente há 25 anos atuando nas áreas de medicina assistencial, ocupacional, emergencial e hospitalar, com unidades em Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila e Salvador, no estado da Bahia. As Clínicas Santa Helena possuem uma equipe com profissionais qualificados e uma infraestrutura de alto padrão visando o melhor atendimento aos seus pacientes.

Sua trajetória começou em 1989, na cidade de Dias D’Ávila, com uma clínica médica e já em 1995 houve a inauguração do primeiro hospital e clínica médica em Camaçari. Um ano depois abrem outra unidade, agora em Candeias. Em 2006 o laboratório SH recebeu através da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas a classificação ‘Ouro’ e no ano seguinte tornou-se um dos cinco maiores do estado da Bahia.

No ano de 2010 o Grupo começa sua atuação nacional na área de saúde ocupacional e recebe o 1º lugar na área de hospital privado e saúde ocupacional no Prêmio Benchmarking.

Sobre o Jovem Aprendiz

O programa foi criado em 2005 com o objetivo de ajudar os jovens na busca do primeiro emprego e é voltado para qualificar os jovens ao mercado de trabalho sem atrapalhar o rendimento no ensino.

O Jovem Aprendiz tem direito a todos os privilégios trabalhistas, como salário, auxílio alimentação e vale transporte pagos pela empresa.

Rebecca Vieira


Seleção busca jovens com idade entre 18 e 22 anos. Selecionados irão trabalhar no Rio de Janeiro.

O Projeto Jovem Aprendiz do Desporte (Jade), do Pronatec, está oferencendo 450 vagas para Jovens Aprendizes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os selecionados terão a oportunidade de receber capacitação e participar da organização do maior evento esportivo do mundo. Para poder se inscrever, o candidato deve ter entre 18 e 22 anos, não ter nenhuma experiência profissional anterior, ter o Ensino Médio completo e ser morador do município do Rio de Janeiro.

Além de oferecer capacitação em áreas específicas da organização, os jovens aprendizes ainda terão a oportunidade de ter aulas de inglês. As áreas nas quais os jovens podem se inscrever são: Administração Esportiva, Prática Esportiva e Organização de Eventos Esportivos. Os cursos de capacitação e as aulas de idioma serão ministrados pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Os interessados deverão comparecer nesta quinta-feira (17 de março) no calçadão em frente à Loja Superlar, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Serão distribuídas ao todo 750 senhas, no período entre às 9h e às 16h.

Para fazer a inscrição, o candidato deverá ter consigo os seguintes documentos: Documento de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, além de Certificado ou Declaração de conclusão do Ensino Médio.

A experiência terá assinatura na carteira de trabalho e os salários serão proporcionais às horas trabalhadas. Além disso, os jovens aprendizes também terão direito a vale-transporte e um curso de inglês online, durante quatro meses. O programa também oferece R$ 12,00 por cada dia de aula frequentado pelos jovens.

Os jovens irão trabalhar com supervisão profissional, entre os dias 1º de julho e 18 de setembro, na área de serviço de eventos, nas regiões de competição, que são: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã. Ao todo, serão 400 horas de trabalho, sendo 6 horas por dia. Além do trabalho, os jovens terão 4 horas diárias de atividades educacionais antes e após os Jogos Olímpicos, entre os dias 2 de maio e 30 de junho e, depois, entre os dias 19 de setembro e 15 de dezembro.

No fim do processo, todos eles irão receber certificados de auxiliar nas áreas de Administração Esportiva, Prática Esportiva e Organização de Eventos Esportivo.

  • Processo Seletivo Pronatec – Jovem Aprendiz do Desporto:
  • Data: 16 de março de 2016
  • Local: Rua Cel. Agostinho, 80-A à 94-A (em frente à loja Superlar) – Campo Grande – Rio de Janeiro – RJ
  • Horário: 9h às 16h

Renato Senna Maia


Oportunidades são para jovens com idade entre 15 e 22 anos. inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março de 2016.

Foi publicado recentemente pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos  o edital que dispõe sobre a realização de mais um processo seletivo. De acordo com as informações constantes no citado documento, a principal finalidade da seletiva é garantir o preenchimento de um total de 3.903 vagas. Todas essas oportunidades estão sendo direcionadas para a função de jovem aprendiz. O foco de formação é a área de assistente administrativo. As oportunidades abertas nesta seleção da ECT estão sendo distribuídas por todo o território nacional. Veja abaixo os principais detalhes:

Quem está habilitado a participar?

Conforme consta no edital do certame, os candidatos interessados em concorrer para alguma das oportunidades precisam contar com idade situada entre 15 e 22 anos no momento de ser celebrada a contratação. É interessante ressaltar que a idade máxima prevista para os candidatos não se estende aos concorrentes com necessidades especiais.

Com relação à escolaridade, a informação é de que é preciso estar cursando no mínimo o nono ano do ensino fundamental. É preciso ainda estar devidamente matriculado e ser freqüente nas aulas. Para aqueles que estão no ensino médio e que não chegaram a concluir o mesmo, a organização informa que o candidato, neste caso, não pode ter sido contratado em momento anterior como jovem aprendiz pelos Correios ou ter tido qualquer espécie de vínculo empregatício com a empresa.

Dentre outros requisitos fundamentais, conhecimentos de informática, em especial de editores de texto e internet, estão incluídos. Além disso, é preciso comprovar a questão da idade exigida.

O que será oferecido a quem for selecionado?

Até o presente momento a organização do processo seletivo não informou o valor exato da bolsa-auxílio a ser percebida pelos aprovados. Entretanto, vale lembrar que na última seletiva aberta pelos Correios, em 2015, o valor da referida bolsa era de R$ 369,93. Além da bolsa, os aprovados ainda terão direito a alguns benefícios tais como o vale-refeição e o vale-transporte. A jornada de trabalho está prevista para 20 horas semanais, por um período de um ano.

Os interessados que atenderem todos os requisitos de participação exigidos poderão se inscrever no período situado entre os dias 25 de fevereiro de 2016 e 13 de março de 2016. As inscrições serão recebidas apenas via internet, por meio do site www.correios.com.br.

Por Denisson Soares


Oportunidades são para estudantes com idade entre 15 e 22 anos. Inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março de 2016.

Os Correios publicaram um edital referente ao processo de seleção que irá contratar 3.903 jovens aprendizes na formação de Assistente Administrativo. As vagas estão distribuídas por todo o território nacional e as inscrições são gratuitas.

Para participar é preciso ter idade entre 15 e 22 anos (ato da contratação). É importante destacar que a idade máxima prevista no certame não se estende aos candidatos com deficiência. É necessário ainda que os interessados estejam, no mínimo, cursando a nona série do Ensino Fundamental.  No caso de os interessados ainda não terem concluído o Ensino Médio, é indispensável que estes estejam devidamente matriculados e frequentando o colégio.

Caso o candidato não tenha concluído o Ensino Médio, ele não pode ter sido contratado anteriormente para a função de Jovem Aprendiz ou estabelecido qualquer vínculo empregatício com o órgão. Não é permitido também que o interessado tenha, a qualquer tempo, sido beneficiado com a conclusão de curso de aprendizagem com conteúdo programático idêntico ou semelhante.

Os interessados em atuar nos Correios por meio do Programa Jovem Aprendiz devem ter disponibilidade de horário para o turno escolhido e possuir noções básicas com planilhas, editores de textos, pesquisas e navegação na internet por meio da utilização de notebook ou desktop.

É dever dos candidatos a comprovação de idade na data de inscrição no processo seletivo e o cumprimento do Código de Ética e Normas de Conduta do órgão, como também os outros regulamentos estabelecidos pelos Correios.

Apesar dos valores remuneratórios não terem sido informados, é válido lembrar que em 2015, quando a mesma seleção foi realizada, esta era de R$ 369,93. A carga horária é de 20 horas semanais e inclui outros benefícios como vale-refeição e vale-transporte. O contrato tem prazo estabelecido de 12 meses.

Cada unidade dos Correios convocará os candidatos aprovados conforme sua necessidade.

Para participar e se tornar um Jovem Aprendiz dos Correios é preciso acessar o site oficial da empresa (www.correios.com.br) e clicar no link concursos. O período de inscrições se inicia no dia 25 de Fevereiro e se encerra no dia 13 de Março.

Os resultados finais do processo de seleção serão divulgados no Portal dos Correios e também no Diário Oficial da União, em no máximo 30 dias após as inscrições terem sido encerradas.

Por Beatriz


Oportunidades ofertadas são para todo o Brasil. Interessados devem ter entre 14 e 22 anos.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) està com inscrições abertas para 2,3 mil vagas de menor aprendiz em todo o Brasil. Podem participar estudantes que tenham entre 14 e 22 anos, sem experiência profissional. O programa tem como objetivo promover a entrada de jovens no mercado de trabalho oferecendo emprego e experiência com carteira assinada e por prazo determinado. Os interessados farão um curso na CIEE na área que desejam trabalhar.

As inscrições para as vagas podem ser feitas por meio deste link: http://www.ciee.org.br/portal/index.asp. A jornada de trabalho é de 06 horas diárias e muitas empresas oferecem vários benefícios, além da bolsa, lanches, palestras, atividades esportivas, entre outras.

Por que ser um menor aprendiz?

O jovem começa a ter contato com mercado de trabalho e pode adquirir experiência, além de ter a carteira assinada, que garante vários benefícios. Após o período de trabalho, a pessoa pode ser efetivada na empresa, também.

Desta forma, ser aprendiz significa trabalhar, ganhar experiência, aprender uma profissão e se qualificar para a trajetória profissional. Os participantes terão que conciliar trabalho com estudo, o que gera maturidade para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Além disso, a renda vai poder contribuir para o orçamento familiar e do próprio aprendiz, que poderá ter sua independência financeira. Os participantes têm acesso a vários benefícios garantidos por lei, além de curso de formação sem custo para a pessoa, registro na carteira de trabalho, direitos trabalhistas e previdenciários e formação profissional paralela ao ensino convencional.

Para ser aprendiz, os interessados devem ter entre 14 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental e também estar vinculado ou se cadastrar em uma organização com o Programa de Aprendizagem. Além disso, a experiência contribui de forma positiva para currículo, uma vez que o mercado de trabalho está competitivo.

Você cumpre os requisitos? Que tal encarar o desafio? Acesse o site da CIEE e confira as ofertas e as empresas que têm vagas na área que você pretende atuar. Aproveite e faça a sua inscrição, para começar o ano com um emprego novo.

Não deixe de repassar essa dica para os seus amigos e compartilhar nas redes sociais. Sucesso e boa sorte!

Por Babi


Foi anunciado recentemente pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a abertura do período de recebimento das inscrições para a realização da seletiva pública que visa ao provimento de um total de 64 vagas para aluno-aprendiz. De acordo com as informações divulgadas até o momento pela organização da seleção do número total de vagas 32 são para interessados na formação de Técnico em Manutenção Metroferroviária e 32 destinadas para o curso de Aprendizagem Industrial – Assistente Administrativo do convênio CPTM-SENAI.

Para poder participar dessa oportunidade os interessados precisam já ter concluído os estudos do ensino médio. Para as vagas de técnico é necessário ainda que o candidato tenha nascido entre 16 de março de 1993 e 16 de março de 1998. Já para Assistente Administrativo entre 16 de março de 1993 e 16 de março de 1997.

Para garantir as candidaturas os interessados deverão efetuar o preenchimento do formulário de inscrição que se encontra disponível no site www.caipimes.com.br. O período de atendimento aos interessados seguirá em aberto entre os dias 12 e 30 de novembro de 2014. Para validar a participação o candidato deverá pagar uma taxa correspondente ao valor de R$ 40.

Para o caso do aluno no curso de Técnico em Manutenção Metroferroviária a informação é de que eles receberão no primeiro ano de curso o valor de um salário mínimo e no segundo, um salário e meio. Já para os alunos  do curso de Assistente Administrativo a remuneração será correspondente a um salário.

Para a seleção dos candidatos que tiverem suas inscrições aceitas estão previstas a aplicação de provas de conhecimentos teóricos, análise dos pré-requisitos, comprovação de documentos e exames médicos dentre outros.

A previsão é de que a avaliação de conhecimentos seja aplicada na data provável do dia 11 de janeiro de 2015. Já as informações referentes aos locais e horários de aplicação dos testes deverão ser divulgadas aos participantes a partir do dia 17 de dezembro de 2014.

Para saber mais clique aqui.

Por Denisson Soares


A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou recentemente que conta com um total de 40 vagas voltadas para o cargo de Aprendiz Senai (curso de aprendizagem industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Para formação de Mecânico de Usinagens há 10 oportunidades e para Eletricista de Manutenção, 30 vagas.

Os candidatos interessados em participar desta seleção deverão ter formação de nível fundamental completa. É preciso que o candidato também tenha no mínimo 14 anos de idade até o dia 30 de julho de 2014, data prevista para o início do curso. Essa idade é exigida, pois o candidato deverá ter a oportunidade de concluir o curso antes dos 18 anos.

As jornadas foram estipuladas em quatro horas por dia. Com relação à bolsa-auxílio oferecida a informação é de que esta será no valor de R$ 3,29 por hora.

Como se candidatar:

As inscrições estão sendo recebidas via internet por meio do seguinte endereço eletrônico: www.sp.senai.br. O período de atendimento aos candidatos foi iniciado no último dia 7 de maio e deverá seguir em aberto até a data limite de 16 de maio de 2014. Vale ressaltar que o candidato interessado deverá preencher eletronicamente a ficha de inscrição e indicar o curso, modalidade e turno preferível.

Como serão selecionados os participantes:

Os candidatos que tiverem suas inscrições aceitas pela comissão organizadora deste certame serão avaliados e selecionados por meio de provas de conhecimentos e avaliação médica admissional.

De acordo com a organização da seletiva todas as etapas serão realizadas na cidade de São Paulo. A previsão é de que os testes objetivos sejam aplicados no dia 1° de junho de 2014 e será composto por questões de língua portuguesa, matemática e ciências.

Entre os dias 21 de maio e 1° de junho os participantes devem acessar o site das inscrições (o site do Senai) para imprimir a Guia onde estará indicado o local e horário de realização dos testes entre outras informações.

Por Denisson Soares


Mais um Programa Jovem Aprendiz foi lançado nesse ano de 2014. Nesse momento quem menciona estar oferecendo essa oportunidade aos jovens que desejam ingressar e começar da melhor maneira possível a sua carreira profissional é a instituição financeira mais conhecida como HSBC.

De acordo com essa empresa, a disponibilidade dessas vagas poderão beneficiar centenas de jovens que moram em diversas cidades do Brasil e que estão à procura do primeiro emprego e de experiência profissional. 

Se você é um desses jovens e tem interesse em se inscrever para essa oportunidade, saiba que existem algumas regras que vamos descrever logo abaixo. Se tudo estiver de acordo, indico que se candidate o quanto antes, pois a seleção vai acontecer ainda nesse primeiro semestre do ano.

Saiba que o programa Jovem Aprendiz HSBC 2014 foi criado pelo Governo Federal, tendo como objetivo principal fazer com que os jovens desde cedo tenham mais interesse em conseguir um trabalho e se qualificar para atuar em uma empresa de grande porte como essa.

Esse programa já existe há alguns anos e o mesmo têm a duração de um ano, não sendo prorrogável, pois outras pessoas também precisam da mesma oportunidade nos próximos anos.

Para se inscrever no Programa Jovem Aprendiz HSBC é preciso ter idade entre 16 e 21 anos e estar terminando o ensino médio em uma unidade pública de ensino. Vale lembrar que profissionais que já tenham se matriculado no ensino superior não poderão se inscrever.

O trabalho vai ser executado na escala de segunda a sexta-feira, em um período que vai variar de 4 a 6 horas por dia. Os que forem contratados para atuar dessa maneira vão receber um salário com valor compatível à categoria, além de diversos benefícios.

Para cadastrar o seu currículo é bem fácil, pois será preciso apenas ir até o site oficial do banco através do endereço eletrônico www.hsbc.com.br.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Todas as pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho precisam estar atento as inúmeras ofertas e possibilidades que são disponibilizadas por todo o Brasil, pois aqueles que procuram a informação tendem a encontrar as melhores vagas, os melhores salários e os melhores benefícios.

E se você está lendo esse artigo, isso já é um indício de que se preocupa com o seu futuro profissional. Saiba que o nosso objetivo é te ajudar a conseguir encontrar uma boa oportunidade de emprego, como a que está sendo disponibilizada pela empresa Yahoo.

A empresa Yahoo é um dos mais antigos portais da internet e o seu crescimento pode ser notado através da sua superação que acontece todos os anos, pois a empresa procura sempre melhorias, e isso é conquistado através de trabalho sério que é feito através dos seus colaboradores.

Hoje o Yahoo é um dos portais mais acessados no nosso país e você pode fazer parte desse time, basta se inscrever e participar da seletiva que é feita através do seu novo Programa Jovem Aprendiz 2014.

O programa existe com o objetivo de ajudar os jovens talentos a conseguir o seu primeiro emprego.

Essa iniciativa já ajudou milhares de pessoas nos anos anteriores e para esse ano de 2014 existe a expectativa de realizar a admissão de centenas de jovens, eles precisam ter idade entre 16 e 24 anos, sendo preciso estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Os profissionais interessados deverão ter a disponibilidade para atuar de segunda a sexta-feira em uma jornada semanal de 30 horas.

A empresa vai fazer o pagamento de bolsa-auxílio e de todos os demais benefícios que são de praxe para as funções que vão ser executadas.

Caso você tenha interesse em se candidatar, saiba que isso deverá ser feito até o dia 30 de abril de 2014, através do endereço eletrônico https://careers.yahoo.com/br/.

Por Josiane Fernandes de Jesus


O Instituto Via de Acesso está com as inscrições abertas para dar início ao processo seletivo do seu Programa de Aprendizagem, no qual é voltado especialmente para jovens entre 18 e 22 anos de idade, que estejam cursando o ensino médio no período noturno ou ainda que já tenham concluído o respectivo segundo grau, sem ter entrado na universidade ainda.

Os candidatos que forem selecionados na seleção deverão atuar em empresas que são parceiras do programa.

O treinamento deverá ocorrer no período de 5 dias consecutivos, sendo que neste período 4 dias serão de atividade prática e 1 dia de aula teórica.

Os participantes do programa deverão cumprir a carga horária obrigatória do programa, que é de 6 horas por dia. Além disso, todos terão acesso a uma renda fixa durante o contrato do programa de aprendizagem, além de benefícios adicionais que contemplam vale transporte, vale refeição, assistência médica e assistência odontológica.

O processo seletivo é voltado apenas a candidatos que residam nas regiões de Perus, Barueri e Perdizes.

É necessário ter muita disposição e muita vontade de aprender. Quem se interessar em participar do processo de seleção deverá encaminhar o currículo com dados atualizados para o seguinte e-mail de contato: aprendiz@viadeacesso.org. A convocação deverá ser através de e-mail. No ato da inscrição, os jovens deverão apresentar todos os documentos pessoais, tais como o RG, CPF, Comprovante de Residência e Histórico Escolar ou algum outro comprovante que declare a instituição de ensino onde o candidato estuda, apenas para fins de verificação. Ao enviar o e-mail, o candidato deverá especificar o nome do programa no título do assunto.

Este programa deverá abrir as portas a jovens que têm dificuldade de conseguir trabalho, além de inserir estudantes recém-formados no mercado de trabalho e em futuras profissões antes mesmo de entrar na faculdade.

Por Daniela Almeida da Silva


Os estudantes do ensino médio do Estado de Santa Catarina já podem se inscrever no Programa de Aprendizagem (Jovem Aprendiz). O edital para a realização do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC). Os aprovados no Programa de Aprendizagem passarão por formação teórica no SENAC-SC ou por outra entidade qualificada para a formação técnico-profissional metódica, valendo-se do prazo de vigência do certame.

Ao todo serão oferecidas 61 vagas para alunos que cursaram pelo menos o ensino fundamental e estão matriculados em alguma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Será necessário efetuar a comprovação por meio de comprovante de vínculo estudantil como histórico escolar. Os aprovados receberão uma bolsa-auxílio (no valor de um salário mínimo aplicado no Estado de Santa Catarina) e auxílio-transporte para os dias que participar do Programa de Aprendizagem.

A seleção será feita sob a responsabilidade da empresa Objetiva Concursos, que ficará a cargo das etapas do certame, inclusive as inscrições, que podem ser feitas até o dia 14 de abril de 2014, no site www.objetivas.com.br com. Não será cobrada taxa de inscrição dos estudantes interessados.

Os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, a ser realizada na cidade em que o candidato deseja fazer a prova. O dia, os locais e os horários serão informados no site www.objetivas.com.br e nos murais das unidades organizacionais, 15 dias após o término das inscrições. É de responsabilidade do candidato verificar essas informações. O gabarito preliminar será informado no mesmo site após 24 horas da aplicação da Prova.

Segundo o edital, o certame será válido por dois anos, contados a partir da data de publicação dos resultados, com possibilidade de prorrogação por igual período, segundo as necessidades da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

Por Robson Quirino de Moraes


A TIM é uma empresa que tem grande importância na área de telefonia. Atualmente a empresa provou que também incentiva o trabalho de jovens estudantes que ainda estão no ensino médio ou que cursam os primeiros anos da faculdade, tanto que aderiu ao Programa JOVEM APRENDIZ (programa que conta com o incentivo do Governo Federal), onde esses mesmos jovens conseguem desenvolver novas habilidades.

Essas habilidades tornam o trabalho bem mais prazeroso, porque eles terão a oportunidade de vivenciar no dia-a-dia situações dentro de uma multinacional importante e também participarão de cursos ministrados pela própria empresa que farão com que ocorra um desenvolvimento e crescimento profissional bem maior do que é esperado.

Ficou interessado em trabalhar na TIM e fazer parte desse programa?

Para participar é necessário que a sua idade seja entre 16 e 23 anos, com o ensino médio em curso ou senão concluído. É preciso ter também disponibilidade para trabalhar por 6 horas diárias, durante toda a semana.

Para quem está interessado nesse programa, a TIM oferece como benefícios para os seus futuros colaboradores, entre eles estão:

  • Remuneração compatível com o mercado.
  • Vale Refeição ou Alimentação.
  • Vale Transporte.
  • Assistência Médica e Odontológica.
  • Seguro de Vida.

As atividades vão ser realizadas na TIM Holding, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Como todos esses dados fica uma dúvida de quando essas inscrições serão abertas?

As inscrições ficam abertas durante todo o ano de 2014 e o RH da TIM entra diretamente em contato quando novas oportunidades de vagas surgem.

Quando o candidato é selecionado, ele deve passar por um processo seletivo que envolve testes de português, matemática e redação. Além disso, o candidato deve participar de uma dinâmica de grupo e também de uma entrevista com um dos gestores.

Para candidatar-se é necessário acessar o endereço eletrônico www.tim.com.br e clicar no botão “Conheça as vagas” para obter maiores informações sobre o programa.

Por Fernanda de Godoi


A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) divulgou um edital informando sobre um processo de seleção voltado à contratação de aprendizes.

De acordo com o edital, poderão se candidatar estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino médio, que tenham idade entre 14 e 21 anos até o dia da admissão.

Candidatos com deficiência não terão restrição de idade para se candidatar.

O total de vagas será de 565, sendo que a remuneração oferecida será de R$ 724,00 além de benefícios como: assistência médica, vale refeição e vale transporte.

O programa consistirá numa aprendizagem industrial que visa à formação dos estudantes para atuarem no cargo de Agente Administrativo, sendo que os mesmos aprenderão as funções práticas no dia a dia da companhia.

A carga horária será de quarenta horas semanais, sendo oito horas de teoria e trinta e duas horas de atividades práticas. O horário de trabalho será das 8:00 às 17:00.

Os interessados em participar deverão acessar o endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), a partir do dia 27 de janeiro.

O prazo de inscrições no programa está previsto para ser encerrado no dia 24 de fevereiro.

Os inscritos deverão confirmar a sua participação efetuando o pagamento da taxa de inscrição, que será cobrada no valor único de R$ 48,00.

Os selecionados irão atuar nas cidades atendidas pela Sabesp no Estado de São Paulo.

O processo de seleção dos candidatos será feito através de uma prova objetiva, que contempla 60 questões de Língua Portuguesa (20), Matemática (20), Geografia (10) e História (10).

A duração total do programa será de dois anos.

A realização da prova deverá acontecer no dia 30 de março, sendo que a duração da avaliação será de três horas e trinta minutos.

Informações mais detalhadas sobre o processo de seleção poderão ser obtidas no edital.

Por Rodrigo da Silva Monteiro


Nesse mês de dezembro muitas vagas de emprego estão abertas, inclusive para os adolescentes, pois existem projetos como o que está sendo divulgado pela empresa Petrobras, que visa promover a inclusão social por meio de qualificação profissional.

O Programa Jovem Aprendiz Petrobras 2014 tem como objetivo encontrar pessoas talentosas que possuem iniciativa. Os interessados terão até o final do primeiro semestre de 2014 para se inscrever.

Mas o que é preciso ter para se inscrever no Programa Jovem Aprendiz Petrobras 2014?

A empresa solicita que todas as pessoas interessadas tenham entre 14 e 21 anos de idade, onde os candidatos precisam estar devidamente matriculados no ensino médio ou estar fazendo um curso de qualificação profissional de nove meses no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Esse programa vai ter a duração de 2 anos, não sendo prorrogado. A empresa ainda solicita que os jovens tenham a disponibilidade para trabalhar de segunda a sexta-feira, em uma jornada que varia de 4 a 6 horas por dia.

A empresa vai fazer o pagamento de uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo. Além disso, os contratados receberão benefícios como auxílio transporte, auxílio alimentação, entre outros.

Saiba que esse é o Programa Jovem Aprendiz mais concorrido do nosso país, por isso, a dica que posso dar é que você faça o cadastro do seu currículo o quanto antes. No ato da inscrição é fundamental descrever o maior número de informações pessoais, dessa forma você vai ter um maior destaque e isso vai fazer com que você seja selecionado para participar do processo seletivo.

Para acessar o site da empresa e fazer o cadastro do seu currículo no Programa, clique aqui agora mesmo e boa sorte.

Observação: As informações poderão ser alteradas sem nenhum tipo de aviso prévio, por isso, fique atento na hora de fazer a sua candidatura.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Muitos estudantes do ensino fundamental e médio já conhecem o Programa Jovem Aprendiz que muitas empresas oferecem com o objetivo de ensinar uma nova profissão para esse público-alvo, na qual existem vagas para ambos os sexos.

Nesse momento quem oferece novas vagas é o Bradesco. A empresa deseja encontrar candidatos que tenham o desejo de crescimento profissional.

O Programa Jovem Aprendiz Bradesco 2014 oferece vagas para candidatos que possuem entre 14 e 24 anos, não sendo preciso ter experiência anterior, pois a empresa oferece um treinamento completo.

Porém, é preciso ressaltar que para se inscrever nesse programa é necessário estar devidamente matriculado no ensino médio ou estar fazendo um curso no SENAI, SENAC, SENAR ou outras escolas técnicas.

Esse programa ainda solicita que os interessados tenham uma fenda familiar inferior a 3 salários mínimos.

Os aprovados e contratados receberão uma bolsa-auxílio compatível com o mercado. Além disso, a empresa oferece benefícios como vale transporte, plano médico e odontológico, vale refeição, seguro de vida, entre outros do mesmo gênero.

As vagas que estão abertas são para início imediato e os candidatos deverão ter a disponibilidade para atuar de segunda a sexta-feira, em uma jornada diária que vai variar de 4 a 6 horas.

O que você achou dessa oferta de trabalho feita pelo Bradesco?

Se você achou interessante e quer se candidatar a esse Programa, saiba que é preciso acessar o site www.bradesco.com.br para fazer o cadastro do seu currículo.

Ao acessar o site procure a opção "Trabalhe Conosco" e depois clique na opção “Jovem Aprendiz”.

Na sequência vai aparecer um formulário que deverá ser preenchido com todos os seus dados, e-mail e telefones de contato. Caso você tenha o perfil que o Bradesco procura, logo o setor de Recursos Humanos entrará em contato com você.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/A (TRENSURB), lançou um edital no dia 22 de novembro de 2013 com o intuito de realizar  processo seletivo para preencher 40 vagas mais cadastro reserva de Aprendizes. Para participar, os jovens devem ter ao menos 15 anos até o fim de dezembro, estar frequentando a escola (ensino médio), ter disponibilidade de cumprir uma jornada diária de 4 horas, ser membro de família de baixa renda, e não ter participado anteriormente do programa.

Os candidatos aprovados farão jus à bolsa-auxílio no valor de R$ 678,00 durante o período de aprendizagem, acrescidos de benefícios como vale-transporte e vale-refeição. Do total de vagas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais, desde que ela não comprometa as atividades do jovem.

O programa é aberto para jovens das cidades de Canoas, Esteio, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Os interessados que se adequarem às exigências podem se inscrever pela internet, no endereço eletrônico www.trensurb.gov.br, até as 11h do dia 9 de dezembro de 2013.

O processo de seleção será feito em seis etapas, são elas: inscrição, sorteio (de caráter eliminatório), exames médicos (caráter eliminatório), comprovação por documentos (caráter eliminatório), matrícula junto ao SENAI-RS e Contratação do Aprendiz junto a Trensurb, onde ocorrerá o sorteio em dia e horário a serem divulgados em edital de convocação. Os candidatos poderão acompanhar essas informações no site www.trensurb.gov.br. A partir do sorteio os candidatos poderão providenciar a documentação para a próxima etapa.

Os candidatos selecionados, dentro do limite de vagas oferecidas para a seleção, serão convocados por meio de publicação no Diário Oficial da União, no endereço eletrônico da TRENSURB, além de telefonemas ou comunicado enviado por e-mail.

O edital foi divulgado no Diário Oficial da União de 25 de novembro de 2013 e encontra-se disponível em www.trensurb.gov.br.

Por Robson Quirino de Moraes


A TIM é uma empresa que está disposta a sempre oferecer inúmeras oportunidades para aqueles que estão começando a sua carreira profissional. E um grande exemplo disso é o seu Programa Jovem Aprendiz 2013, que está com vagas abertas nesse momento.

Saiba que esse programa tem como principal objetivo dar a oportunidade aos contratados de desenvolverem suas novas habilidades e obter o melhor conhecimento em diversas áreas. É possível se inscrever nesse programa no decorrer de todo o ano, por isso, não perca essa grande chance.

Para se inscrever é preciso ter idade entre 16 e 23 anos, possuir o ensino médio completo ou em curso e ter disponibilidade para trabalhar durante seis horas em uma escala de segunda a sexta-feira.

O processo seletivo é realizado por testes de português e matemática, redação, dinâmica de grupo e entrevista com gestores.

A empresa oferece um salário compatível com o mercado, além de benefícios como vale transporte, vale refeição, assistência médica e plano odontológico.

Se interessou por essa vaga da TIM? Se a resposta é sim, acesse agora mesmo o site www.tim.com.br e cadastre seu currículo.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A “Voluntárias Sociais da Bahia”, sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, lançará o edital de processo seletivo nº 001/2013 para o Banco de Aprendizes do Interior, do Governo do Estado da Bahia. A oportunidade é para jovens de 14 a 22 anos incompletos para o primeiro emprego.

A VSBA tem convênios com entidades e órgãos estaduais que irão contratar os jovens sob o regime do Programa Estadual de Aprendizagem e Mais Futuro. Podem participar jovens de 14 a 22 anos que estejam estudando em escola pública, nos ensinos fundamental e médio, além dos inscritos nos programas de aprendizagem ou que já tenham concluído o ensino médio em escola pública.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet no endereço www.consultec.com.br até o dia 15 de maio de 2013 e têm o valor de R$ 5,00.

A seleção será feita por meio de prova objetiva a ser realizada em local e horário disponíveis no cartão de convocação e na página da inscrição. O gabarito será disponibilizado no mesmo dia da realização da prova e o resultado está previsto para o dia 18 de junho de 2013.

O certame tem validade de até 2 anos podendo ser prorrogado por igual período se for necessário.

Por Robson Quirino de Moraes


O Hospital TotalCor, instituição carioca médico-hospitalar privada, abriu oportunidades de trabalho para Jovens Aprendizes. As vagas de emprego são para Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ).

O jovem aprendiz irá apoiar as atividades do departamento administrativo do Hospital, atuando como mensageiro entre os setores da instituição e exercendo funções administrativas, como lançamento de informações no sistema de pagamentos, reposição de material de escritório e fiscalização nas escalas dos funcionários dos serviços gerais.

É necessário que o jovem tenha segundo grau completo, possua idade entre 18 e 22 anos e tenha fácil acesso ao bairro de Ipanema. Não é necessário ter experiência anterior na função, apenas preencher os requisitos citados.

O perfil do profissional procurado é de um jovem com muita vontade de crescer profissionalmente.

A carga horária de trabalho é de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira.

A remuneração oferecida pelo Hospital é de R$ 344,03. Os selecionados receberão ainda auxílio transporte e refeição no local de trabalho.

Quem tiver interesse em se candidatar à vaga deve enviar o currículo atualizado para o endereço eletrônico rh@totalcorrj.com.br (destacar no campo assunto "Estágio Jovem Aprendiz").

Por Júlio Abreu


Recentemente o programa Aprendiz Paulista anunciou a abertura de processo seletivo voltado para jovens talentos de ambos os sexos e com diferentes perfis. Ao todo estão sendo ofertadas 79 vagas, das quais, 12 serão reservadas a alunos do curso de farmácia, 10 para alunos do curso de secretariado, 9 para alunos do curso de administração e as demais chances se distribuem entre os outros cursos.

Vale lembrar que as chances são exclusivas para candidatos do Estado de São Paulo, que estudem no Centro Paula Souza.

Para concorrer às vagas ofertadas basta efetuar a candidatura pela internet, na página eletrônica do Emprega São Paulo. Quem preferir poderá se inscrever pessoalmente no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador mais próximo. No caso da candidatura presencial é necessário apresentar: CPF, RG, PIS, currículo e carteira de trabalho. Encontre aqui a lista de endereços do PAT.

Nota sobre o programa: O programa é conduzido peça SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. A iniciativa tem como finalidade inserir os alunos de cursos técnicos no mercado de trabalho.

As vagas disponíveis na seleção podem passar por alterações ao longo do dia, sem aviso prévio.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


O Grupo Pão de Açúcar está com 10 vagas abertas para jovens aprendizes em Curitiba (PR). Esta é uma ótima chance de ingressar no empreendimento que oferece chances significativas para o crescimento profissional.

Os selecionados receberão um salário mensal de R$ 318. Além da remuneração, a empresa oferece benefícios como Cesta Básica, Seguro de Vida, Assistência Odontológica, Assistência Médica e Vale Transporte.

O trabalho acontece das 08:00 às 12:00. De segunda a quarta-feira as tarefas são desempenhadas nas lojas. Já entre quinta e sexta-feira acontecem aulas no SENAC, tudo no mesmo horário.

O grupo solicita jovens com mais de 14 anos de idade que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Além disso, é necessário ter Carteira de Trabalho, CPF e RG. 

Durante o trabalho os jovens passam por rodízios em seções diferentes das lojas, nos moldes parecidos com programas de trainee. A grande vantagem das oportunidades profissionais está no curso grátis paralelo realizado no SENAC, uma das melhores escolas técnicas do país.

Os interessados devem cadastrar o currículo no site oficial do Grupo Pão de Açúcar (clicar no link “Conheça as nossas Vagas”).

Por Renato Duarte Plantier


A rede de lojas Riachuelo está com processo seletivo aberto que visa a contratação de profissionais para compor o Programa Jovem aprendiz 2013.

O programa tem como objetivo oferecer formação e oportunidades para jovens profissionais que não possuem experiência no mercado de trabalho.

Nesta edição do programa estão sendo disponibilizadas 40 oportunidades nos principais setores da empresa. Os aprovados no processo seletivo serão beneficiados com um curso profissionalizante do SENAC.

As oportunidades disponíveis são para a matriz da rede, situada na Zona Norte de São Paulo.

Podem se candidatar profissionais que possuam idade entre 15 e 24 anos, ensino médio completo ou em curso, sem experiência profissional nenhuma, disponibilidade de horário (comercial), residência fixa na Zona Norte de preferência.

O Programa Jovem Aprendiz, criado em 2007, reflete a preocupação e responsabilidade da Riachuelo na questão da empregabilidade e profissionalização de jovens estudantes no País.

Interessados em participar do processo seletivo podem encaminhar currículo atualizado até o dia 1° de março para o endereço eletrônico rhjovemaprendiz@riachuelo.com.br

O valor da remuneração oferecida, bem como os benefícios disponibilizados aos selecionados, serão divulgados posteriormente durante o processo seletivo.

Por Marina Totina de Almeida Lara


A Contax, empresa focada no ramo de call center, está oferecendo 71 vagas para o cargo de aprendiz de Tele Serviços em sua unidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

As vagas são para candidatos que estejam cursando a partir do 2º do ensino médio, que tenham conhecimentos básicos em informática, bom relacionamento interpessoal, facilidade com a comunicação verbal, comprometimento e vontade de crescer na empresa.

Por aceitar estudantes, a Contax conta com turnos variados, tendo vagas para manhã, tarde e noite. Os interessados precisam ter no mínimo a disponibilidade de trabalhar diariamente 6 horas por dia.

Essa é a oportunidade ideal para quem busca por um emprego que não peça experiência anterior, fácil para quem está iniciando a vida profissional buscando pelo primeiro emprego.

As inscrições para estes cargos estão sendo feitas através da internet, acesse o site: www.vagas.com.br/v680147 e se candidate. O cadastro no site é gratuito e você pode usar o mesmo login e senha para pesquisar outras oportunidades na sua cidade.

A Contax oferece salário e benefícios compatíveis com o mercado. Não perca esta chance de iniciar a carreira em uma das melhores empresas do ramo de contact center.

Por Roberta Lopes


Com mais de 20 anos de atuação no mercado de recuperação de crédito, a Consulcred abriu novas vagas para Menor Aprendiz na cidade de São Caetano do Sul, município do Grande ABC Paulista.

Quem for aprovado no processo de seleção irá trabalhar no setor de cobrança da empresa, atuando com atendimento a clientes para negociação e envio de boletos via e-mail.

A jornada de trabalho será cumprida de forma parcial, no período da manhã, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 13:00. Não é necessário possuir experiência anterior na área.

Os interessados em concorrer às oportunidades de emprego devem estar cursando o ensino médio no horário noturno. Além disso, é necessário possuir conhecimentos em informática e boa dicção.

Após a aprovação no processo seletivo, o menor aprendiz receberá um curso técnico voltado para área administrativa e de cobrança.

A empresa oferece remuneração inicial de R$ 490 a R$ 590, Tíquete Refeição, Vale Transporte e Regime de contratação com carteira de trabalho assinada (CLT).

Para se candidatar às vagas, os interessados devem acessar o site da empresa, por meio do endereço eletrônico www.consulcred.com.br. Na página, os candidatos devem clicar em “Trabalhe Conosco” e preencher os campos exigidos.

Para mais informações, ligue para o número de telefone (11) 4224-9777.

Por Ramon Raleandro


A Eta Engenharia, empresa de comércio e serviços de engenharia em geral de produtos elétricos, está com um processo seletivo em aberto visando à contratação de 10 novos funcionários para a sua filial localizada na cidade de São Paulo.

As vagas em aberto são para o cargo de aprendiz, para auxiliar em diversos setores internos da empresa, entre eles Engenharia, Suprimentos, Projetos, Orçamentos, Logística e Administrativa.

Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os sexos, que estejam realizando cursos no Senai. Além disso, é preciso que os candidatos tenham o ensino fundamental completo, possuam idade mínima a partir de 18 anos, tenham disponibilidade de horário e possuam conhecimentos em informática.

A carga horária deverá ser 4 horas na empresa e 4 horas no SENAI, de segunda a sexta-feira. O aprendiz deverá estudar no período da manhã ou da tarde. Vale lembrar que será necessário que os candidatos possuam fácil acesso às regiões do Brás, Ipiranga, Pirituba, Vila Leopoldina, Cambuci ou Vila Anastácio.

Os aprendizes receberão uma remuneração de R$ 2,83 por hora. Além disso, a empresa oferece vale transporte e alimentação.

Para participar do processo seletivo, basta que os candidatos se inscrevam no site www.eta-engenharia.com.br.

Por Daniela Almeida da Silva


A Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) abriu as inscrições para o seu Programa Jovem Aprendiz 2013.

Estão sendo oferecidas 50 vagas para o cargo de Auxiliar Administrativo, sendo que 25 vagas são para início imediato e as restantes são para contratação a partir de 2014.

Para poder participar, é preciso que os candidatos tenham entre 14 e 20 anos. Além disso, os interessados devem estar regularmente matriculados na escola, caso não tenham concluído o Ensino Médio.

A jornada de trabalho é de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11:30 ou das 13:30 às 17:30.

O regime de contratação segue os termos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Os profissionais contratados receberão uma remuneração mensal compatível com o mercado de trabalho, além de benefícios como auxílio alimentação e auxílio transporte.

Quem quiser se inscrever deve acessar o endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até o dia 03 de janeiro de 2013. A inscrição é gratuita.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, no dia 27 de janeiro de 2013, na cidade de Maceió. A prova será composta por 40 questões de múltipla escolha, que serão distribuídas entre as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A avaliação terá duração de até 3 horas.

Por Andrea Gomes 


O Ensino Social Profissionalizante (Espro) está recebendo as inscrições para o processo que visa selecionar 500 jovens para atuar na Aprendizagem em empresas de diversos setores. Todas as vagas são para as cidades de Barueri, Itapevi, Cotia, Embu, Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Jandira, Santana de Parnaíba, Osasco e Taboão da Serra.

As oportunidades são direcionadas para jovens entre 18 e 21 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. É necessário também ter concluído o ensino médio ou estar matriculado no turno da noite.

Há vagas nas seguintes áreas: alimentícia, bancária, importação e exportação de perecíveis, seguros, indústria e varejo.

Os selecionados trabalharão de segunda a sexta-feira, com jornada de trabalho de 6 horas diárias, em regime CLT. O valor da remuneração e demais benefícios não foram divulgados.

A seleção ocorrerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a partir da 8h30.

A inscrição deve ser realizada através do site www.espro.org.br/aprendiz, por meio de um cadastro.

É necessário também comparecer, em uma das datas acima mencionadas, no seguinte endereço: Rua Barão de Itapetininga, nº 255, térreo, no Centro da cidade de São Paulo.

Por Rafaela Fusieger


A operadora de telefonia Claro está recebendo as inscrições para a contratação de jovens aprendizes. Há 220 vagas disponíveis, distribuídas em diversas cidades do Brasil. Os estudantes aprovados terão a oportunidade de participar de um curso de formação, ministrado por instituições parceiras da operadora, além de atuar em diferentes áreas e lojas da Claro.

Os pré-requisitos para concorrer às vagas são: ter entre 17 e 22 anos de idade e estar matriculado no ensino médio em escola da rede pública. É necessário também que o candidato possua disponibilidade para se dedicar 40 horas semanais ao programa, pois haverá parte prática e teórica.

Será considerado como diferencial possuir cursos extracurriculares, ter experiências profissionais e possuir conhecimento em outros idiomas ou em informática.

Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de outubro, através do site da Claro (www.claro.com.br), na aba “Conheça a Claro”, opção “Trabalhe na Claro”.

A seleção será composta de três fases: testes, dinâmica de grupo e entrevista final.

A Claro, controlada pela América Móvil, iniciou as atividades no Brasil no ano de 2003. Atualmente a operadora possui mais de 60 milhões de clientes.

Por Rafaela Fusieger


O parque Hopi Hari, localizado em Vinhedo, no Estado de São Paulo, está selecionando 25 jovens da rede pública de ensino para fazer parte do seu Programa Jovem Aprendiz. As oportunidades são voltadas para estudantes, entre 14 e 22 anos, que estejam cursando o ensino fundamental ou médio.

O programa envolve 400 horas de conteúdo teórico e 880 horas de atividades práticas. Os cursos teóricos são desenvolvidos e aplicados por parceiros do Hopi Hari e a parte prática ocorrerá no próprio parque. Há cursos de Comércio e Varejo, Auxiliar de Alimentação e Turismo.

O valor da remuneração não foi divulgado. Os jovens aprendizes terão direito também a seguro de vida, refeição no parque, vale transporte, cesta básica e atendimento ambulatorial.

Para se candidatar à oportunidade, é necessário ir até o Serviço de Recursos de Emprego do Hopi Hari (Rua Duque de Caxias, número 645, no Centro de Campinas-SP), no dia 05 de setembro, às 9:00, munido de Carteira de Identidade, CPF e atestado de matrícula. É preciso que o candidato cadastre antecipadamente o currículo no site do Hopi Hari (www.hopihari.com.br), na sessão "Trabalhe Conosco".

Por Rafaela Fusieger


A Agência Café, empresa de comunicação especializada em Pontos de Venda, Promoção e Propaganda, está com inscrições abertas para o seu Programa Aprendiz.

São 69 vagas para jovens do sexo masculino, todas para a cidade de São Paulo. Mais precisamente, os aprendizes atuarão nos seguintes bairros: Campo Belo, Itaim Bibi e Vila Mariana.

Os candidatos selecionados terão oportunidade de adquirir conhecimento prático e teórico em diversas áreas, entre elas: Comércio, Varejo e Ocupações Administrativas.

Os interessados devem ter entre 18 e 22 anos. Além disso, é necessário estar cursando o ensino fundamental ou até o 3º ano do ensino médio.

O salário oferecido pela agência é de R$ 486,69, para uma jornada de trabalho de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais. A empresa oferece, ainda, os seguintes benefícios: Auxílio Transporte e Vale Alimentação.

O processo seletivo dos aprendizes será feito por meio de entrevista. A data de convocação não foi divulgada pela empresa.

As inscrições vão até dia 10 de julho. Os interessados nas vagas devem se inscrever pelo site do CIEE.

Por Christiane Suplicy Curioni


Seu sonho é trabalhar em uma grande empresa? Então esta pode ser a sua chance de sucesso na carreira. A Credigy, empresa norte-americana que trabalha com compra de dívidas inadimplentes e cobrança, está realizando um processo seletivo para o seu Programa de Inclusão Social.

As oportunidades oferecidas são para Aprendiz e Profissionais com Deficiência.

Os candidatos interessados devem preencher os seguintes requisitos: ter idade entre 18 e 22 anos, possuir ensino médio completo (ou em curso), ter conhecimentos básicos de informática, disponibilidade para início imediato e ter fácil acesso para chegar à região da Barra Funda, Zona Leste da Capital Paulista.

Os profissionais selecionados serão contratados em regime CLT e receberão os seguintes benefícios: salário fixo compatível com o mercado de trabalho, vale transporte, vale refeição, plano de saúde e assistência odontológica.

Os candidatos devem enviar o currículo profissional para o email curriculo@credigy.com.br (É necessário colocar no assunto do email o código “PISC”). Quem preferir pode se cadastrar através do site www.vagas.com.br/v501611. Outra alternativa é se cadastrar através do endereço eletrônico www.credigy.com.br (clicar no campo “Trabalhe Conosco” e depois em “Deixe seu Currículo”).

Para mais informações ligue para o número (11) 3527-9100.

Por Ramon Raleandro


A partir dessa quinta-feira, dia 8 de dezembro de 2011, jovens com idade entre 14 e 22 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio, poderão se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz 2012 do Grupo Petrópolis.

Serão oferecidas apenas 18 vagas e para concorrer a uma delas, além de se encaixar na faixa etária e na escolaridade citada acima, o candidato deve morar na cidade de Boituva (SP), onde fica a fábrica da empresa e onde será realizado o programa.

Para concorrer você deve ir à seção de Recursos Humanos da fábrica (Estrada Municipal Batista Favoretti, 350) e se inscrever apresentando a seguinte documentação: comprovante de escolaridade, cópia do RG e currículo atualizado.

O prazo de inscrição para o programa termina no dia 21 de dezembro.

Para obter mais informações sobre a empresa, acesse o site www.grupopetropolis.com.br.

Por Thiago Martins


Estão sendo disponibilizadas um total de 28 vagas para jovens aprendizes pelo processo seletivo realizado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, a Dataprev, da cidade do Rio de Janeiro. Os selecionados participarão do programa que terá uma duração de 12 meses.

A partir do dia 30 de maio de 2011 as inscrições para os interessados já estarão abertas e vão até o dia 03 de junho deste ano. O período é curto, então é melhor se apressar para não ficar de fora desta boa oportunidade de ganhar experiência para o mercado de trabalho. Podem participar pessoas na faixa etária entre 16 até 18 anos.

As inscrições são feitas no CDI, que fica na Avenida Maracanã, n° 987, 8° andar, G-6, no Bairro da Tijuca (RJ). O horário de atendimento é das 08 horas às 17 horas. Para realizar o seu cadastro o candidato deve comparecer munido dos seguintes documentos: original e cópia de documentos de identidade, certificado para comprovação de escolaridade (nível fundamental), comprovante de renda familiar (até dois salários mínimos), duas fotos 3×4 e comprovante de endereço. Para demais informações acesse os sites – dataprev.gov.br ou cdi.org.br

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições para o programa Jovem Aprendiz da Riachuelo, empresa do ramo de varejo. É um total de 20 novas oportunidades para aquelas pessoas que estão buscando o primeiro emprego no mercado de trabalho.

As chances estão alocadas para atividades na cidade de São Paulo, na capital.

Para ser um dos participantes desta seleção, você terá que apresentar a faixa etária entre 15 a 24 anos, ter concluído o nível médio (ou em curso) e não ter registro anterior na carteira de trabalho.

A empresa ainda exige que o candidato tenha disponibilidade para atuação no horário comercial e que tenha residência fixa na Zona Norte de São Paulo.

Não se tem notícias sobre eventuais valores praticados em termos de salário ou benefícios.

Para concorrer às vagas, os interessados devem enviar o seus currículos para o endereço de e-mail marcelac@riachuelo.com.br. Há  a possibilidade de também entrega-lo pessoalmente na Rua Leão XIII, n° 500, no bairro Casa Verde.

As inscrições são até a data de 21 de março de 2011. Participe. 


Que tal começar a sua vida profissional em uma grande empresa? Foram abertas 16 oportunidades para o programa menor aprendiz das Lojas Colombo, empresa que atua no ramo de varejo em todo o país.

As chances são para Quatro Barras e Curitiba, ambas no estado no Paraná. O projeto tem a ajuda do Senac e visa criar novos profissionais para atuarem na área de vendas.

Para participar, o jovem deve estar cursando (ou já ter concluído) o nível médio, possuir boas noções de informática, ser interessado pela área comercial e ainda ter horários disponíveis para trabalho.

Caso seja um dos candidatos selecionados neste processo, terá uma bolsa de auxílio no valor de R$ 313, além de receber treinamentos e vale-transporte.

Não perca esta grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, ganhando experiência em uma grande loja.

Para se cadastrar você deve acessar o site das Lojas Colombo, a clicar no ícone “Trabalhe Conosco”. 

Por Oscar Ariel 


O YCI (Youth Career Initiative), programa de capacitação e desenvolvimento profissional de jovens de baixa renda está com inscrições abertas. Este ano estão disponíveis 72 vagas (São Paulo e Rio de Janeiro).

Com duração de 6 meses e carga horária de 928 horas, o YCI acontece em hotéis de diferentes redes hoteleiras. Em 2011 serão 8 hotéis participantes, entre eles: Airport Marriot Hotel (SP), InterContinental (SP e RJ), Renaissance (SP), Grand Hyatt (SP), Copacabana Palace (RJ), Sheraton Barra (RJ) e J.W. Marriott (RJ).

Podem participar do programa jovens com idades de 18 a 21 anos com Ensino Médio completo.

Os participantes do YCI, receberão aulas teóricas e práticas ministradas por diretores e gerentes de diversos departamentos dos hotéis e terão a oportunidade de conhecer toda a estrutura e funcionamento de um hotel de perto.

Os interessados têm até 6 de março para realizarem sua inscrição através do preenchimento da ficha no site www.idis.org.br. Uma vez preenchida, a inscrição deve ser encaminhada para o e-mail yci@idis.org.br.

Por Lucieny Prado


A grande loja de calçados esportivos e convencionais, a Paquetá, está com as inscrições abertas para o projeto Jovem Aprendiz .

Os jovens selecionados atuarão nas lojas de Porto Alegre, Grande Porto Alegre e interior de Santa Catarina.

Como requisito é necessário ter entre 16 a 21 anos e estar cursando a 8ª série do ensino fundamental. Não é necessário ter experiência anterior na função ou ter atuado já no mercado de trabalho.

Para participar deste processo basta enviar seu currículo, até 25 de janeiro, para jovemaprendiz@paqueta.com.br.

Por R.D.


A Eletrobrás Furnas comunicou em seu site na internet que irá reabrir as inscrições destinadas ao programa Jovem Aprendiz da empresa. Poderão participar da seleção jovens adolescentes com idade entre 14 e 18 anos. Segundo informações divulgadas pela própria empresa, será abertas 81 vagas nesta seleção.

Os adolescentes serão contratados para atuar nas seguintes áreas: assistente administrativo, eletricista da indústria audiovisual, logística e webdesigner.

Os interessados podem se inscrever no Senai Laranjeiras, no Rio de Janeiro, das 10:00 às 16:00. O Senai fica na R. Esteves Junior, número 47.

Por R.D.


Se você tem entre 18 e 21 anos e concluiu o ensino médio, pode se candidatar para uma das 30 vagas para o cargo de aprendiz que estão sendo oferecidas pela ESPRO – Associação de Ensino Social e Profissionalizante.

As vagas são para uma empresa multinacinal de grande porte e serão oferecidos salário de R$ 360, pela carga horária de 6h/dia, mais benefícios como: vales transporte e refeição, assistência médica e odontológica e seguro de vida, entre outros.

Os contratados irão atuar no setor de atendimento da empresa, que fica em São Paulo. Interessados devem se cadastrar no site oficial da ESPRO (www.espro.org.br). O prazo fica aberto até que todas as vagas sejam preenchidas.

Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


O Instituto Personal Service está com 40 vagas abertas para aprendiz. As oportunidades são para a Zona Oeste do Rio de Janeiro, inclusive para pessoas com deficiência.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter Ensino Médio completo ou cursando, com previsão de formatura para 2010. Também é preciso ter entre 18 e 22 anos e fácil acesso à região onde irá trabalhar.

Os contratados irão receber uma bolsa-auxílio no valor de R$900 mensais, mais benefícios. Durante o período de aprendiz, que é previamente determinado, os jovens recebem formação teórica e prática.

Os interessados devem enviar currículo para o endereço de e-mail flavia.coimbra@institutopersonalservice.org.br.

Por BFF


A Portugal Telecom, empresa multinacional que atua na área de telefonia celular, está com 200 vagas de emprego abertas para a unidade da mesma que fica na cidade de São Paulo. Os candidatos devem ter idade entre 18 e 21 anos, ensino médio completo e não terem sido aprendizes em nenhuma outra empresa da mesma área, poiis a intenção da Portugal Telecom é treinar os seus profissionais.

Os aprovados terão uma jornada de trabalho de 6h/dia e quatro dias por semana. O salário oferecido é de R$ 360, acrescido de vales transporte e alimentação e seguro de vida, além de creche para pesoas que tenham filhos.

A última etapa de seleção acontecerá nessa segunda-feira, dia 16 de agosto de 2010, nos horários das 9h30, 12h30 e 15h30, no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE em São Paulo (Rua Genebra, 63). Mais informações aqui.

Por Thiago Martins


Os jovens que querem começar a ingressar no mercado de trabalho com uma experiência compensadora e, alem disso, ficar a um passo a frente de seus futuros concorrentes terão uma ótima oportunidade de realizar essa vontade através do Processo Seletivo realizado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV).

Serão 4 vagas para aprendizes que atuarão na função de Auxiliar Administrativo Aprendiz durante um período de tempo de 24 meses.

As inscrições poderão ser feitas nos períodos de 2 a 16 de agosto deste ano na sede da DATAPREV, na cidade de Brasília. O endereço é Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social – DATAPREV – SAS Quadra 1 Bloco E – CEP 70.070-931.

Por Jeferson Vainer.


Começaram, nessa segunda-feira (05/07), as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz da Petrobras, que disponibiliza 663 vagas em cursos de formação profissional em diversas áreas (saiba todas aqui) para jovens, com remuneração de um salário mínimo, R$ 510, carteira assinada, mais vale refeição e vale transporte.

Os candidatos devem ter entre 16 e 19 anos de idade, que estejam cursando ou tenham concluído o terceiro ano do ensino médio, em escolas da rede pública de ensino, e cuja renda familiar não exceda um salário mínimo por pessoa, ou seja, em uma família de quatro pessoas, por exemplo, a renda mensal não pode ultrapassar os R$ 2 mil.

Ainda, o candidato deve residir em uma das cidades do estado do Rio de Janeiro onde os cursos serão ministrados (saiba quais aqui). O curso tem duração de dois anos. As inscrições devem ser feitas em diversos locais das cidades participantes (endereços aqui).

Mais informações no site www.petrobras.com.br.

Por Thiago Martins





CONTINUE NAVEGANDO: