Você vai participar de alguma reunião importante? Vai ter que apresentar uma palestra? O nervosismo e a ansiedade são sintomas comuns. Que tal aprender alguns truques para prender a atenção da plateia? Desta forma, todos acharão a sua apresentação divertida e no final será somente elogios. Quer ver?

– Confiança!

É preciso ter confiança em si que vai realizar uma excelente apresentação. Estude o tema, ensaie em casa e acredite no seu potencial. Fale com convicção, mostrando segurança e que domina o assunto.

– Interaja com as pessoas:

Ninguém aguenta uma palestra por muito tempo, que não seja interativa e dinâmica. É difícil manter a concentração por muito tempo. Durante as reuniões ou palestras o público começa a se distrair e o sono aparecer. Como conseguir a atenção de volta? Interaja com eles. Durante o evento, faça perguntas e questionamentos. Queira saber a opinião deles ou simplesmente peça para eles desenharem ou escreverem alguma coisa.

– Faça pequenas pausas:

Ninguém aguenta prestar atenção o tempo todo. As pausas são importantes para que o público possa descansar comer alguma coisa e se distrair. Desta forma, ao retornar todos estarão com mais pique para prestar atenção em você. Por isso, ao fazer um planejamento para a sua palestra estipule um tempo de pausa para os participantes.

– Mude a sua posição:

Permaneça em uma posição durante um tempo da sua apresentação e depois mude. Não fique parado no mesmo lugar o tempo todo. Movimente-se para manter a concentração do público em você.

– Mude o assunto:

Mesmo que o assunto seja importante, uma vez ou outra interrompa e mude o assunto, para entrar em outros tipos de histórias. Por exemplo, você pode dizer: “Agora eu quero falar sobre outra coisa muito diferente”. Assim, você consegue reter a atenção das pessoas em você.

Gostou de saber destas dicas para fazer uma boa apresentação? Conhece outras? Que tal contar para a gente? 

Por Babi


Diante de muitas pessoas em uma sala de reunião, mais cedo ou mais tarde todos os colaboradores presentes irão passar pelo desafio de apresentar suas ideias, projetos e pontos de vista, com eficiência, prática e objetividade. São desafios que podem colocar em jogo decisões da empresa e até trajetórias da carreira de cada um. Fique atento, pois existem algumas técnicas que podem ajudar você a evitar gafes nesses momentos.

Uma apresentação, para ser boa, tem de ser rápida, leve e muito objetiva. Ela precisa ir direto ao ponto e fazer algum sentido para a audiência.

Os discursos, ainda que sejam informais, devem ser baseados em três aspectos considerados fundamentais: o roteiro, os recursos denominados visuais e a performance do apresentador. O maior desafio das apresentações nas reuniões seria manter esses três aspectos equilibrados (é óbvio que o profissional deve respeitar as características de cada evento).

As melhores apresentações são aquelas em que o assunto sempre se sobressai, apesar de tudo. E quando você está diante de um público variado, é recomendável o mínimo de ruído possível para não atrapalhar, pois tem gente sim que não consegue prestar atenção quando a pessoa que está falando tem até pelos saindo pelo nariz, pode acreditar.

A comunicação está no DNA do ser humano, mas isso não significa que sempre vamos conseguir passar nossas ideias da melhor forma. Não adianta fazer diversas pesquisas e ficar mostrando só gráficos.

É importante sermos ágeis no momento que estamos transmitindo informações, sem ter que abrir mão de recursos audiovisuais e de designs que são atraentes para o momento e para os executivos. As pessoas não costumam ter tempo e nem paciência, hoje em dia, vivem com diversos estímulos ao redor delas, como os celulares, por exemplo, então, a informação precisa ser muito interessante e relevante. Uma boa dica é apresentar vídeos, por exemplo, mostrando em tempo real as cenas do consumidor, sem ultrapassar cinco minutos.

Por Daniela Almeida da Silva





CONTINUE NAVEGANDO: