Para quem está na busca de um novo emprego ou já está na fila há tempos procurando alguma oportunidade, o Ministério do Trabalho está oferecendo mais de 161 mil vagas em seu portal. Dessas, mais de 65 mil são concentradas no estado de São Paulo, mas o Portal Mais Emprego disponibiliza vagas em todo o país.

Atualmente a maior demanda de oportunidades está voltada para área de operador de telemarketing, visto que as empresas estão buscando desviar alguns atendimentos presenciais para o telefone, a fim de desafogar as lojas.

As vagas são atualizadas semanalmente através de informação do Ministério do Trabalho e Emprego e os candidatos devem realizar a inscrição pelo site do MTE.

Vale ressaltar que estas vagas estão disponíveis para consulta e encaminhamento em postos do Sistema Nacional do Emprego, mais conhecido como SINE, que tem atendimento em quase todos os municípios do país.

Para de candidatar o interessado deve ter no mínimo 14 anos de idade, PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, CPF, entre outros documentos que constam no portal de inscrição. A ideia do Ministério do Trabalho é facilitar a consulta de vagas com um serviço de utilidade pública. 

Por Dayane Garcia


Uma das características mais recentes do Brasil cerceia conquistas positivas na área econômica, tanto que empresas estrangeiras e nacionais passaram a investir amplamente no território tupiniquim. Decorrente é a criação de empregos, que desde o ano passado atravessa momento singular em toda a história do país.

Em junho, a economia brasileira propiciou a geração de quase 213 mil postos formais. Embora os dados sejam altos se comparados aos obtidos por outros países, o desempenho ficou inferior às estimativas do Ministério do Trabalho e Emprego. Carlos Lupi, ministro da pasta, indica que esse resultado ilustra uma acomodação no mês passado, porém em julho, acredita na recuperação.

Anteriormente, conforme notícia emitida pela agência de notícias Reuters, Lupi aguardava a criação de mais de 309 mil postos com carteira assinada a junho, total contabilizado no período igual de 2009.

Com os dados em mãos, nos primeiros seis meses deste ano foram criadas 1.473.320 vagas formais no Brasil, configurando, outrossim, recorde para o período. Lupi, novamente, ratifica a estimativa de que até o final de 2010 mais de 2,5 milhões de postos serão escriturados no país.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Reuters.


A procura por um emprego pode ser pelos anúncios de jornais e por indicações, mas hoje o grande mercado de vagas é a internet.

Cadastrando seu currículo nos sites das empresas ou em sites de recrutamento será mais fácil a sua visibilidade e terá chances mais reais de ser chamado para entrevistas de empregos.

Para as empresas o cadastramento nos sites permite uma filtragem maior e mais eficaz, evitando entrevistas desnecessárias, uma perda de tempo e a demanda de pessoal para a seleção é bem maior.

Para o candidato, a praticidade de cadastramento é grande, pois ele pode fazer de sua casa, ou de lan-house com maior conforto e calma no preenchimento das informações.

Por José Alberi Fortes Junior.


Informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o número de empregos com carteira assinada, isto é, empregos formais, abrangeu 1.163.607 de janeiro deste ano até o mês passado. De acordo com Carlos Lupi, ministro do trabalho, somente em outubro 230.956 postos de trabalho foram germinados.

Ainda em outubro, 1.433.915 trabalhadores foram admitidos por órgãos e empresas, enquanto 1.202.959 tiveram demissão. O Ministério do Trabalho revela que o mês passado foi o terceiro seguido em que o número de empregados formais excedeu a margem de 200 mil.

O setor em destaque foi a indústria de transformação, que teve 74.552 novos empregados. Em seguida apareceu o setor de serviços, com 69.581, e o comércio, com pouco mais de 68 mil vagas. Segundo o MT, o único setor que apresentou demissões maiores a contratações foi o agropecuário, com 11.569 de diferença.

Por Luiz Felipe T. Erdei





CONTINUE NAVEGANDO: