São várias as possibilidades de ser bem-sucedido na carreira profissional. Há pessoas que optam pelo mercado informal, configuração em que o trabalhador não paga impostos, há outras em que as pessoas se prontificam a estudar dois ou mais anos na finalidade de obter graduação por meio de cursos superiores.

No entanto, aos que não têm as pretensões mencionadas anteriormente, cursos profissionalizantes é uma saída rentável. Segundo levantamento efetivado pelo Instituto Votorantim e pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os que seguem por esse caminho possuem maiores chances de conquistar emprego ante somente aos que têm ensino médio em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

Marcelo Neri, economista entrevistado pela Agência Brasil, afirma que o estudo assegura a informação de que o retorno pleiteado por meio da educação profissional é alto, ainda mais se relacionado aos próprios cursos superiores.

O segmento que melhor emprega pessoas com esse gabarito é o automobilístico, com quase 46% da fatia total, seguido por finanças e petróleo & gás. A pesquisa relata que cerca de 29 milhões de pessoas fazem cursos de educação profissional, quase 20% da população brasileira com idade superior a 10 anos.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Agência Brasil


Hoje em dia a internet é uma ferramenta cada vez mais poderosa nos mais variados campos de nossa vida e pode ser também quando estamos procurando um emprego. E a forma como faremos com que nossas informações profissionais cheguem até aqueles que tem a vaga que procuramos é fundamental. E para isso é preciso estar atentos a detalhes importantes quando cadastramos nosso currículo em sites de emprego e nos links “Trabalhe conosco” das empresas.

Segundo especialistas como Cláudia Callé Gonçalves, da Ricardo Xavier RecursosHumanos, além é claro no capricho e formatação do currículo no Word, o dado mais importante quando fazemos nosso cadastro em sites de emprego ou empresas, é a objetividade e concisão, focando na vaga oferecida. Os campos devem ser preenchidos com calma, com seguidas revisões para se certificar que esteja tudo correto. O campo experiência profissional é fundamental e devem ter os mais detalhes possíveis. Outra informação importante são as datas de entrada e saída de empregos anteriores. Outra dica é sempre colocar seus cursos de idioma e níveis referentes, cursos de capacitação e técnicos, para atrair os filtros usados pelos selecionadores.

Outro especialista, Ricardo Grinberg (trabalhando.com.br), consultoria de recursos humanos, sugere a atualização constante dos dados cadastrados nos sites, como cursos, experiências adquiridas e dados de contato como número de telefone e e-mail. O ideal é se fazer uma lista com todos os sites onde se fez cadastro e atualizá-los à medida que as informações forem se alterando. Erros de digitação e português são imperdoáveis, assim como não ter atenção nos dados de contato cadastrados.

Para os experientes, Renato aconselha selecionar as informações mais indispensáveis profissionalmente, sendo sempre sucinto e destacando promoções e cursos importantes. Já para os com pouca experiência profissional, a sinceridade e a criatividade são fundamentais. Pode-se colocar trabalhos voluntários e esportes em grupo. O que passa uma imagem de comprometimento social e trabalho em equipe.

Por Mauro Câmara

Fonte: G1


Arrumar emprego não é nada fácil, temos que fazer um currículo, imprimir e andar e andar para entregá-lo, a mesma rotina de sempre. Não mais?

Atualmente as grandes empresas até as médias preferem o currículovirtual”. Isso mesmo sem contato físico, você manda o currículo para o endereço de e-mail da empresa, ela analisa o seu currículo, e se ela aprovar, envia um e-mail para você marcando uma entrevista para a seleção da vaga.

Percebe que as empresas facilitaram a vida do desempregado, ele não precisa mais ficar andando e andando para entregar currículos, agora é tudo virtualmente.

A globalização informatizou o mundo, e está revolucionando a velha forma de contatar funcionários. Pelo visto curriculum impresso ficou para trás.

Por Mateus Silveira


Se você está desempregado ou procurando redirecionar sua carreira, você é um job-hunter, que significa “caçador de emprego”.

Prepare seu currículo sem ser pessimista e nem otimista, seja realista. Arrisque, inove, não desanime com os “nãos” que receber e sempre deixe uma imagem positiva.

Não desanime se não foi bem recebido numa organização, os profissionais nem sempre representam bem as empresas que trabalham. Torne conhecida a sua procura, não se limite a procurar só na Internet e agências de emprego, busque informações, fale com colegas, professores, descubra as consultorias de empresas que quer trabalhar.

Se não for selecionado, não significa que não é competente ou suficiente bom para a vaga, pois as empresas contratam profissionais que mais se ajustam às suas necessidades.

Acima de tudo, não desanime e não desconheça seus hobbies. Tente manter o bom humor, pois nenhuma empresa está interessada em te contratar somente porque você está desempregado, mas sim no que você vai agregar à organização.

Por Zilmara Filisbelo


Atente para sete erros comuns em currículos, e que podem custar uma desclassificação em um processo seletivo:

1. Desatualização – veja se suas últimas realizações já estão incluídas no CV no dia da entrevista;

2. Documentos – é incorreto incluir números de identidades);

3. Experiências desordenadas – o ideal é que as experiências profissionais estejam em ordem cronológica, a começar pela última);

4. Datas erradas – confira nos certificados se as datas no currículo correspondem à realidade, pois estes documentos comprobatórios podem ser requeridos pelo selecionador posteriormente;

5. Má qualidade gráfica – é importante que o papel seja limpo, com boa textura, que a fonte de letra escolhida seja bem legível e a impressão de ótima qualidade, inclusive para fotos;

6. Redação em primeira pessoa – o correto é o uso de substantivos, ex: ao invés de escrever “eu desenvolvi…”, melhor é “desenvolvimento de…”;

7. Extensão exagerada – um currículo deve ter no máximo duas páginas.

Por Karina Gonçalves


Com a previsão do crescimento da economia, as empresas terão que brigar por talentos para preencherem postos, principalmente de gerentes e diretores.

No ano de 2009, frente à crise, essa questão tinha sido posta de lado, mas com o novo cenário positivo, as empresas começam a se preocupar com a evidente ‘falta de gente’.

Diante de novas estratégias para sustentar o crescimento, as empresas avistam a falta de profissionais qualificados para assumi-los. Algumas empresas estão investindo na formação de novos profissionais, como a mineradora Vale que contratou todos os 29 alunos de pós-graduação em engenharia ferroviária. Com a disputa por profissionais, fica na mão dos empregados o poder de negociar com o chefe um aumento de salário ou uma promoção.

A orientação que as empresas recebem de consultores, é ficar de olho nos novos talentos. Essa é uma oportunidade para os empregados fazerem melhorias, um curso de atualização pode lhe conferir uma promoção ou uma proposta do concorrente.

Por: Zilmara Filisbelo

Fonte: Você S/A

A maioria dos clientes considera o período entre a virada de ano até o carnaval um período de marasmo e muitas mudanças só devem ocorrer depois da quarta-feira de cinzas.

O profissional que quer uma recolocação rápida e eficiente não pode pensar assim e verificar junto a empresas de recolocação e diretamente às organizações de seu interesse as vagas disponíveis e nem cogitar a hipótese de trocar entrevistas e treinamento por uma viagem ao litoral ou para curtir o feriadão de carnaval.

Pensamento assim, somente no caso de consumidores e clientes, como funcionário e como alguém que está à procura de sua vaga, o período serve de reflexão e avaliação do ano anterior e uma forma de “puxar” fôlego para um ano que se inicia e pode conter muitas oportunidades de crescimento.

Por José Alberi Fortes Junior


Auxiliar de Loja

  • Ensino Médio completo
  • Conhecimentos em informática

Eletricista

  • Possuir curso NR10
  • Para trabalhar no ramo de construção civil
  • Residir em Campinas e região

Garçom

  • Disponibilidade de horário
  • Residir no centro da cidade de Campinas ou nas proximidades
  • Experiência na função

Operador de caixa

  • Ensino médio completo
  • Experiência em operar caixa
  • Conhecimento do pacote office
  • Residir em Campinas
  • Disponibilidade de horário

Interessados devem acessar www.mqservicos.com.br e cadastrar o seu currículo gratuitamente. Boa sorte!

Por Cris Keller


Hoje os que mais vemos na televisão são noticias sobre a crise que se abrange no mundo inteiro. Porem quem esta a procura de uma oportunidade para começar a trabalhar não deve desanimar com essas noticias, pois o mercado, em diversas áreas, tem uma rotatividade de funcionários significativa que beneficia esses candidatos.

Porem não basta apenas procurar a vaga nos jornais, mas também cadastrar o currículo em sites especializados, blogs, agencias, informativos e ainda dependendo do site a oportunidade pode chegar ate mesmo por e-mail.

Sendo assim como o mercado e suas oportunidades são quase que instantâneos é essencial sempre ficar alerta.

Por José Alberi Fortes Junior


A internet é um dos vários meios que existe para você ser encontrado, por isso, cadastrar o currículo em sites especializados ajuda, e muito, na busca pela oportunidade procurada. Atualmente empresas de Recursos Humanos praticamente exigem que o candidato se cadastre em seu site. Logicamente, na entrevista, o candidato deve levar o currículo impresso, mas as chances crescem significativamente buscando oportunidades também através da rede.

Inúmeras empresas buscam seus futuros funcionários por sites, blogs, informativos e anúncios que estão crescendo cada vez mais.

Cadastre o seu curriculo gratuitamente no site www.vaguinha.com.br.

Mas mesmo com toda essa tecnologia e informação por todos os lados, sempre vale a pena dar uma boa pesquisada no velho e tradicional jornal.

Por José Alberi Fortes Junior


Na entrevista, leve em consideração alguns pontos e detalhes para se sair bem, e não perder pontos com alguma observação ou postura errada.

Ser objetivo e conciso é a maneira mais correta de conduzir a as resposta, ou seja, não seja enrolado e nem dê tanta enfase a apenas alguns momentos. A entrevista é uma forma de rapidamente você traçar seu histórico e suas realizações.

Forneça bastante exemplos de suas realizações, mas saiba como se expressar, ou seja, não use a linguagem técnica, fale de forma simplificada mas não trate seu entrevistador de forma ingênua demais.

Seja muito sincero, se não souber ou entender de determinado assunto, diga pois futuramente conferências ou perguntas mais técnicas poderão denunciar a sua fraude.

Por José Alberi Fortes Junior


Pode-se dividir em fases a procura de emprego. Manter a dedicação e motivação é importante para que todo o processo seja realizado de forma eficaz e de maneira a facilitar a procura e a recolocação no mercado de trabalho.

Organize seus documentos (carteira de trabalho, RG, CPF, carteira de motorista, diploma, etc.), prepare seu curriculum e carta de apresentação.

Pesquise as vagas e empresas para quem você vai mandar os currículos.

Faça uma pesquisa dentre seus contatos para verificar quem poderá ser útil na sua procura de emprego.

Depois de convocado para a entrevista, estude sobre a empresa e quais as funções e responsabilidades da vaga pretendida.

Cuide de sua apresentação pessoal, para impressionar positivamente seu entrevistador, vista-se de acordo com a pretensão e filosofia da empresa.

Por José Alberi Fortes Junior


A AIESEC em Curitiba está com inscrições abertas para o Processo seletivo Focado. As inscrições terminam dia 22/10/2009.

A AIESEC seleciona pessoas para serem membros da organização e participarem dos programas de intercâmbio disponíveis no momento.

Os candidatos aprovado desenvolveram suas habilidades profissionais e pessoais através de intercâmbios profissionais, oportunidades de liderança e vivência em um ambiente global de aprendizado.

A AISEC estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de cada um de seus membros para que isto cause um impacto positivo na sociedade.

Para se inscrever acesse www.aiesec.org.br/site/escritorio/curitiba

Por Cíntia Carine Aleixo


Fornecer informações falsas e qualificações maximizadas é uma tentação que deve ser evitada. Os examinadores são treinados para detectar erros e mentiras assim, veja alguns casos:

  • A mentira mais popular está no caso de línguas, onde a pessoa mal sabe escrever algumas palavras, mas no currículo ele coloca como avançado.
  • Colocar cursos rápidos como sendo pós-graduação também é comum, mas um simples telefonema confirmando a conclusão com a universidade ou faculdade acaba logo com a farsa.
  • Se promover” é algo também bastante tentador para o candidato, por exemplo: supervisor vira gerente. Uma checagem com a última empresa também desmascara de forma rápida.
  • Uma mentira difícil para se desvendar é quanto à participação em projetos no antigo emprego. Demanda maior tempo e vontade para que se comprove de forma a não deixar dúvidas quanto a participação ou não.

Por José Alberi Fortes Junior


O site do Banco Nacional de Empregos tem uma vaga disponível para Gerente de Produtos em Sorocaba, interior paulista.

São atribuições da vaga: análise de mercado, desenvolvimento da marca, elaboração de portfólio de produtos da empresa, controle de estoque, além de responder pela assistência técnica de produtos, bem como elaborar plano de marketing e ministrar cursos e palestras.

A vaga é para o bairro Campolim, em Sorocaba, e o salário oferecido é de R$3.500,00. Podem se candidatar profissionais com curso superior completo e com pelo menos 03 anos de experiência como gerente de produtos.

A empresa exige experiência anterior na função comprovada e disponibilidade para viagens.

Interessados devem acessar www.bne.com.br e cadastrar o currículo, o código da vaga é 463579.

Por Cris Keller


O site do Banco Nacional de Empregos tem uma vaga disponível para Mecânico de Refrigeração em Curitiba, Paraná.  Os interessados trabalharão com manutenção corretiva e preventiva de ar condicionado, nos sistemas self, Chiller, Francoil, ACJ, Split e outros.

A empresa contratante, do ramo de prestação de serviços, exige dos candidatos ensino fundamental completo (1o grau), curso de Ar Condicionado/Refrigeração concluído, sendo desejável conhecimentos em parte elétrica e carteira de habilitação categoria B.

A vaga é para Curitiba, e o salário oferecido é de R$900,00, além de benefícios como vale refeição de R$8,00, vale transporte, assistência médico-odontológica e seguro de vida.

Interessados devem acessar www.bne.com.br e cadastrar o currículo, o código da vaga é 463932. Boa sorte!

Por Cris Keller


O site do Banco Nacional de Empregos tem uma vaga disponível para Gerente Administrativo em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O profissional contratado desempenhará as seguintes funções: será responsável pela coordenação geral de empresa que atua no ramo de cosméticos, com foco especial no controle da atuação e desempenho dos funcionários, atuando também na área financeira, de recursos humanos (contratação e demissão de pessoal) e na organização da empresa de um modo geral.

Benefícios: O salário oferecido é de R$1.200,00, além de vale refeição e vale transporte.

Requisitos: Os candidatos devem ter curso superior completo em Administração, com experiência de 02 anos na função, além de carteira de motorista. A empresa prevê aumento salarial de acordo com os resultados apresentados pelo candidato.

Para se cadastrar, acesse www.bne.com.br/pesq_vag.htm. O código da vaga é 464478.

Por Cris Keller


O site do Banco Nacional de Empregos tem uma vaga disponível para Médicos em Uberlândia, Minas Gerais. Os interessados devem ter curso superior completo em Medicina, com experiência em auditoria médica externa nos hospitais da região, fechamento de contas na área hospitalar bem como na avaliação de prontuários.

A vaga é para o centro de Uberlândia, e o salário oferecido é de R$3.711,00. Interessados devem acessar www.bne.com.br/pesq_vag.htm e cadastrar o seu currículo gratuitamente. O código da vaga é 463613.

Por Cris Keller


Redigir uma Carta de Apresentação é mais fácil do que parece. Confira as dicas:

  • A carta de apresentação serve para mostrar o perfil do candidato. É importante sempre colocar o nome e o cargo da pessoa para quem você está enviando a carta.
  • Em uma carta de apresentação é essencial a sua assinatura, ao contrário de um currículo que não deve ser assinado.
  • Cuidado com o vocabulário e o tom que irá usar na carta, uma frase mal interpretada pode causar a perda da vaga pretendida.
  • O nome da empresa também é importante constar na carta, pois, mostra que você está realmente interessado em trabalhar naquela empresa.
  • As características profissionais e pessoais destacadas na carta devem fazer com que o leitor o considere para o cargo pretendido.
  • Não use papéis muito chamativos, prefira  A4 branco e não ultrapasse uma página para não cansar o leitor e não ficar repetitivo.
  • Por último e não menos importante, releia a carta várias vezes para não ter erros gramaticais, ou até mesmo informações erradas.

Lembre-se que a carta de apresentação é o espaço em que você deve fazer seu marketing pessoal, ressaltar sua experiência e qualidades que podem fazer uma grande diferença.

Clique aqui e veja um exemplo de Carta de Apresentação.


Nos dias 02 e 03 de outubro (Sexta e sábado) acontecerá em Curitiba o ” 1º Multirão do Emprego Temporário“, promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Conselho Municipal de Relações do Trabalho e Emprego.

Serão ofertadas cerca de 5 mil vagas para trabalho temporário para este final de ano, oferecidas por 15 empresas da área de recursos humanos que selecionarão candidatos para e agendarão entrevistas com empresas, além de realizarem cadastro dos trabalhadores para futuras oportunidades.

As oportunidades são para trabalho temporário em diversas áreas e possuem garandes chances de efetivação, dependendo do desempenho do trabalhador.

Trabalhadores que ainda não possuem Carteira de Trabalho, ou que perderam a primeira via, poderão dar entrada na documentação para fazer uma nova carteira no estande da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, durante os dias do Multirão.

O Multirão do Emprego Temporário acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, das 9h às 17h na Praça Rui Barbosa, Centro de Curitiba.


A Catho é uma das maiores empresas de recrutamento de pessoal do Brasil, oferecendo cerca de 180 mil vagas de emprego em todos os estados do país e em todas as áreas profissionais.

Mais de 2 mil empresas consultam o site da Catho para preencher vagas, e também para consultar currículos de candidatos com potencial de contratação.

Nos últimos 05 anos mais de 160 mil pessoas foram contratadas através dos serviços da Catho. E você que está buscando aquela oportunidade profissional tão desejada não pode ficar de fora dessa super promoção da Catho: cadastre seu currículo e o anuncie por 07 dias grátis! Não fique fora dessa! Acesse o site da catho e informe-se.

Por Cris Keller

Quando se fala sobre a questão da idade, sempre é uma discussão delicada e muito controversa.

Muitas empresas contratam apenas funcionários até 25 anos, como é o caso da maioria das instituições bancárias. Mas o que fazer quando se está com idade superior a 35 anos e, com a remodelação da empresa, vem a demissão?

Envio de currículo aos concorrentes e acionar todo a sua gama de contatos é necessário para uma recolocação rápida no mercado, porém o melhor a ser feito é, ou mudar de ramo e tentar utilizar seus conhecimentos em outras áreas (por exemplo, se tornar consultor financeiro de empresas) ou tentar concursos públicos, aproveitando todo o seu conhecimentos específico.

Por José Alberi Fortes Junior

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul avançou no sentido de facilitar o acesso dos cidadãos gaúchos ao emprego e trabalho. Entrou no ar, muito recentemente, o Emprega Rio Grande do Sul da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e da Assistência Social). Está tudo no início, mas em breve todos os trabalhadores gaúchos poderão desfrutar de grandes resultados desta nobre iniciativa.

Há um espaço para os candidatos cadastrarem os seus currículos e, também, para empregadores oferecerem vagas de trabalho. É ideal para quem busca colocação, recolocação e ascensão profissional. Por outro lado, é possível ao empresário divulgar vagas em aberto em sua empresa e buscar novos funcionários. O formato é agradável e de fácil visualização dos campos.

Para se ter uma idéia, já são 3.406 currículos, 16 empresas e 146 vagas cadastradas (25/09/2009). O melhor é que o serviço é público e, portanto, gratuito.

Para acessar o serviço acesse www.empregars.rs.gov.br/imoweb/index.jsp.

Mais informações no e-mail: empregars@fgtas.rs.gov.br ou no Call Center: (51)3284-6001 de seg a sex. das 9h às 17h.

Por Lindomar Vieira

Com a popularização das faculdades, todos sonham que apenas o curso universitário pode garantir um bom emprego, mas hoje não basta apenas um diploma para que se garanta em um bom emprego.

Especializações, pós-graduações, mestrados e doutorados podem facilitar um crescimento mais rápido na empresa, mas currículo não garante nada. O desempenho profissional, a produtividade e a confiança são os principais pontos avaliados para uma promoção.

Curso superior ainda pode ser um ponto para eliminação, mas não é garantidor de acesso aos empregos, pois vários candidatos apresentam hoje cursos de graduação, principalmente advocacia e administração, os cursos mais populares atualmente.

Por José Alberi Fortes Junior

Antigamente o simples fato de ter um curso superior já garantia um bom emprego e remuneração atraente. Áreas de medicina, farmácia e advocacia eram muito atraentes e ainda havia muita carência do mercado para estes profissionais.

Com o aumento do número de faculdade e com a facilidade de acesso, hoje além do diploma, o profissional deve apresentar outras qualificações e conhecimentos.

Línguas estrangeiras, conhecimento de informática, pós-graduações e especializações são fundamentais para um bom currículo. Os empregadores exigem isso de um profissional para cargos de gerencia e para cargos que tenham uma boa remuneração e visibilidade.

Hoje em dia se qualificar e sempre buscar estar atualizado é fundamental para pessoas ambiciosas e sedentas por promoções.


Um dos principais desafios para conseguir ingressar em uma das grandes empresas nacionais e multinacionais, além de ter conhecimento na área desejada, disciplina, organização, metodologia e responsabilidade é mostrar-se motivado, principalmente na seleção de candidatos.

A empolgação mostra a vontade de ter uma base solida para a construção de uma carreira dentro da empresa. Por isso mostrar-se motivado é fundamental nesses processos seletivos e mostrar que pode motivar seu ambiente de trabalho é ainda mais impressionante, isso pode o tornar diferenciado dos demais.

Não é fácil conseguir direcionar essa empolgação em situações rotineiras, porém isso leva obter a confiança e até mesmo admiração da chefia.


Nos tempos atuais um dos maiores empecilhos na formação da base de uma carreira solida é a motivação pessoal. Isso intervém diretamente no ambiente de trabalho, tal como nos colegas.

Mas como manter-se motivado e fazer o mesmo com as pessoas a sua volta? Essa questão vem sendo estudada há algum tempo por especialistas, pois ingressar na empresa ou num órgão desejado não é a tarefa mais difícil dessa etapa, e sim manter-se entusiasmado e empolgado para formar uma carreira sólida.

Porém, o desafio maior é levar essa formula ao ambiente de trabalho e conseguir contagiar as pessoas que o cercam. Fazendo isso certamente você será um profissional diferenciado conquistando assim seu espaço.


As dinâmicas de grupo, realizadas pelas empresas durante os processos de seleção, são parte muito importante de todo o processo e podem gerar a desclassificação do candidato.

Normalmente são feitas duas ou mais dinâmicas que variam de acordo com o perfil necessário para cada vaga. Mas, como agir diante de uma dinâmica?

Quase todos os processos de seleção começam com o pedido para que cada candidato fale sobre si aos entrevistadores e aos demais que estão na sala. Nesse momento, evite falar muito baixo ou muito alto, controle a sua postura na cadeira, olhe para todas as pessoas enquanto estiver falando e responda apenas o que for perguntado, sem contar sua vida inteira sem necessidade.

Outra dinâmica muito usada leva o candidato a escolher entre objetos de cozinha, personagens de filmes, desenhos entre outros, qual o que melhor se encaixa com o seu perfil. Procure sempre escolher o que você realmente conhece e se identifica, pois assim fica mais fácil explicar e justificar a escolha.

A criação e venda de um produto novo também é muito utilizada, essa dinâmica ajuda os examinadores a perceberem a capacidade e facilidade de trabalho em grupo dos candidatos, por isso, saber ouvir e dar sugestões sobre as idéias é fundamental, já que nesse momento examinam-se um dos pontos mais importantes.

Fique atento às perguntas que são feitas, seja honesto sobre você e boa entrevista!


Não se trata de Seleção Brasileira, e sim de um processo muito importante na vida de que procura uma oportunidade no mercado. Quantas vezes podemos causar uma boa primeira impressão? A resposta é: apenas UMA, e é justamente nesse momento que muitos escorregam e acabam ficando sem suas tão esperadas vagas.

Por isso, fique atento a algumas dicas sobre o que não fazer nesse momento de avaliação e conquistas.

Quem é que gosta de ser chamado de meu amor ou de querido pelas pessoas? Se você não gosta, imagine o que seu entrevistador vai pensar se for chamado assim por você na hora da entrevista. O melhor é usar os modos mais formais e tradicionais para se dirigir a eles, além é claro de não querer ficar intimo da pessoa logo na primeira conversa.

Nada de muitos adjetivos sobre você e seus feitos, é papel do entrevistador, analisar a postura e as qualidades dos candidatos, fale sobre seu trabalho, sobre coisas que já realizou mais sem se mostrar superior aos outros e nunca, nunca mesmo, fale mal de outros candidatos.

Sempre é bom lembrar que a roupa e o jeito que você se portar durante a entrevista vão mostrar muito sobre você, barba feita para os homens e uma maquiagem leve para as mulheres, pode ser sinal de organização e pode contar muitos pontos o fim das contas.

Não chegue atrasado, fale na medida certa, se porte bem e seja honesto, pois com isso você só tem a ganhar e a conquistar novos horizontes.

Pense nisso e boa entrevista!


Todos nós sabemos o quanto a sociedade vem mudando, se tornando cada vez mais competitiva, e a concorrência no mercado de trabalho é cada vez mais acirrada. Nas duas últimas décadas o perfil do profissional brasileiro mudou drasticamente, desde meados dos anos 80 o diferencial no currículo vem mudando desde então.

Para se ter um bom emprego antigamente o candidato tinha que ter noções de datilografia, no começo dos anos 90, a graduação universitária era o principal diferencial, que começou a cair em meados da mesma década onde saber falar outro idioma, de preferência o inglês, passou a contar como fator determinante para uma contratação.

No século XXI não basta apenas ter isso tudo no currículo, além do candidato ter boas noções de informática, graduação universitária e falar outro idioma, e, claro, experiência, atualmente um curso de pós-graduação é um grande diferencial para um “bom” emprego.


O mês de agosto abriu com chave de ouro a temporada de estágios e trainees para o ano de 2010. Várias empresas estão anunciando vagas para diversas áreas e oferecendo benefícios que vão além de remuneração e assistência médica e odontológica.

Quase todas as empresas anunciam a grande chance de o estudante poder colocar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, na prática, participando ativamente das atividades das empresas e de suas decisões e interesses.

Mais o que o estudante precisa ter para conseguir uma vaga desse porte?

Uma grande empresa da região de Campinas anunciou essa semana o perfil dos candidatos da seguinte forma: “Pensadores. Sonhadores. Comprometidos. Empreendedores. Inovadores. Agentes de mudança. Junte-se a nós! Vamos construir um planeta mais inteligente!”

Então, será que o simples entendimento da teoria ensinada nas universidades leva um jovem a uma grande oportunidade com essa? É preciso um conhecimento que não se aprende em quatro paredes, um conhecimento que se adquire com o tempo e que nos torna pessoas melhores, é preciso responsabilidade social, vontade de descobrir novos mundos e oportunidades.

Mais é claro que um bom currículo também conta, mais se você nunca trabalhou antes, alguns especialistas dizem que o melhor é colocar todos os cursos e palestras assistidas e, além disso, a participação em ações sociais e eventos em diretórios acadêmicos também conta muito! 

Se você é jovem, está cursando ou já acabou um curso superior, tem inglês nível intermediário e vontade de entrar no mercado, arregace as mangas e corra em direção ao seu futuro brilhante! 

Clique aqui e confira as oportunidades de estágio com inscrições abertas.


Nos últimos meses o desemprego em São Paulo aumentou e, quem está à procura de uma oportunidade muitas vezes não sabe por onde começar, haja vista que a cidade de São Paulo é enorme, a busca por um emprego pode se tornar cansativa.

Por isso é bom procurar empregos na região de sua residência pois a distância pode interferir na produtividade, por isso o endereço do candidato pesa na disputa por uma vaga.

Veja no vídeo abaixo um mapa com mais de 10 mil oportunidades de emprego, separadas por região da capital paulista:

  • Região Central: 1.459 vagas
  • Zona Norte: 1.338 vagas
  • Zona Oeste: 1.624 vagas
  • Zona Leste: 1.252 vagas
  • Zona Sul: 2.914 vagas

As oportunidades estão disponíveis nos Postos do Centro de Apoio ao Trabalho e no Centro de Solidariedade ao Trabalhador.


Na luta para conseguir um bom emprego o candidato que deseja sair na frente deve se preparar, afinal, a concorrência é grande.

Um currículo bem elaborado e saber como se portar em entrevistas de emprego é fundamental para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

Confira as dicas de especialistas para se destacar e conseguir uma vaga de emprego:



Uma empresa administradora de Portais de Informação e Conteúdo para a Internet, está recrutando estudantes ou profissionais (preferencialmente das áreas de jornalismo ou publicidade) para trabalho Freelance. Profissionais de outras áreas podem se candidatar, desde que redijam bons textos.

Requisitos: excelente escrita (já de acordo com as novas regras gramaticais), produzir textos claros e objetivos, e que essencialmente chamem a atenção do leitor.

A remuneração é realizada por texto produzido, e o candidato trabalhará diretamente de sua casa.

Caso você se enquadre nessas características, envie um e-mail para jovemjornalista@hotmail.com, anexando um pequeno texto (dois ou três parágrafos), de sua própria autoria, em alguma área de seu interesse (turismo, esportes, carros, economia, política, moda, etc). O texto deve saciar a curiosidade do leitor, por exemplo: se o tema escolhido for turismo, o leitor deve se sentir satisfeito ao ler um texto sobre “Porto de Galinhas – um paraíso no Nordeste do Brasil”.

Não há necessidade de enviar Curriculum Vitae, uma vez que a análise principal decorre do texto a ser enviado.


A Aliança Francesa, curso do idioma francês, criou um portal que oferce vagas de emprego, estágio e trainee profissionais que falam francês.

Neste espaço os candidatos podem procurar vagas e cadastar seu currículo. As empresas que estão em busca de profissionais com francês poderão postar as suas vagas.

Quem desejar concorrer ou oferecer vagas pode efetuar o cadastro no site www.aliancafrancesa.com.br/oportunidades.

Fundada em 1883 a Aliança Francesa é o único curso de francês reconhecido pelo ministério da Educação na Françca para o ensino do idioma.


A Rede de materiais para conscrução, Dicico, pretende ampliar seu banco de currículos para 100 mil cadastros.

A empresa irá divulgar diversas oportunidades de emprego em seu site e avaliar somente os currículos cadastrados.

Portanto, para cadastrar seu currículo gratuitamente basta acessar o site www.dicico.com.br e acessar o link “Trabalhe na Dicico”.

O candidato deverá preencher os campos de forma clara e objetiva para obter mais sucesso.


Foi criado o primeiro site de empregos para portadores de necessidades especiais (PNE).

O Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoa com Deficiência (SIVC) estará disponível a partir do dia 26/06. Pessoas de todo o território nacional poderão cadastrar seu currículo gratuitamente e buscar vagas disponíveis por empresas em todo o Brasil.

O sitema permite colaborar para que pessoas com algum tipo de deficiência consigam entrar no mercado de Trabalho.

As páginas da web são acessíveis e podem ser acessadas por portadores de deficiência visual, motora ou intelectual.

Os interessados poderão cadastrar seu currículo, gratuitamente, no site www.selursocial.org.br.

Uma ótima oportunidades para pessoas com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual conseguirem um emprego.


A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo (SERT) irá realizar neste sábado, dia 27, um Multirão do Emprego.

O evento será realizado das 13 às 19h nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de São Paulo.

Serão disponibilizadas mais de 30 mil vagas de emprego para todo o Estado de São Paulo e os interessados poderão cadastrar seus currículos nos guichês do PAT ou poderão se cadastrar através de qualquer computador no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

O Multirão atraiu um grande número de empregadores em todo o Estado para atender ao maior número possível de currículos cadastrados.


O Centro de Solidariedade ao Trabalhador de São Paulo (CST) oferce 336 vagas de emprego para os setores de Transporte e Logística.

Cargos: Motoboy, Motorista de Caminhão, Motorista Entregador, Ajudante de carga e descarga, Auxiliar de armazenamento, Conferente de carga e descarga e Operador de empilhadeira.

Os salários variam de R$ 505 a R$ 1.400 mais benefícios.

Os interessados deverão comparecer a um dos postos do CST de São Paulo com RG, carteira de trabalho, certificado de escolaridade e currículo.

CST Zona Central: Rua Galvão Bueno, 782

CST Zona Sul: Rua Barão do Rio Branco, 864


O Grupo Pini, líder no mercado profissional de comunicação e tecnologia especializada em construção, engenharia civil e arquitetura, criou um banco de curículos e  vagas de emprego o PINIempregos.

O site é destinado para cadastrar currículos e ofertar vagas de emprego a engenheiros, arquitetos, projetistas, mestres-de-obra, técnicos de edificação e demais profissionais da área de Construção Civil e Arquitetura.

Para se cadastrar basta acessar www.piniempregos.com.br e clicar em “Cadastrar grátis meu currículo“.


O Centro de Solidariedade ao Trabalhador de São Paulo está selecionando 1.946 trabalhadores para vagas no comércio e serviços que não exigem experiência anterior.

Entre as vagas, 40 são para técnicos de enfermagem, que deverão comparecer nesta quinta (04/06) às 8h no posto da Liberdade.

Há 35 vagas para operador de telemarketing com mais de 40 anos de idade, com conhecimentos básicos de informática, 28 vagas para subchefe de loja, 30 vagas para repositor de supermercado, 44 vagas para operador de loja, entre outras.

Os candidatos deverão comparecer com carteira profissional, RG, certificado de escolaridade e Currículo, nos seguintes endereços:

Zona Central: R. Galvão Bueno, 782

Zona Sul: R. Barão do Rio Branco, 864.


A Roche Brasil criou o Portal de Carreiras Brasil, para pessoas interessadas em trabalhar na empresa no Brasil ou no exterior.

O portal unificará o banco de Currículos do Grupo Roche em nove países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Portal conta com duas opções de cadastros de Currículos: Profissioanis e Estagiários. 

Clique aqui e acesse o Portal de Carreiras Brasil da Roche.


O Grupo Abril, um dos maiores grupos de comunicação da América Latina, oferece diversas oportunidades de emprego para Profissionais de diversas áreas, Estagiários, Trainees, Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e Aprendizes.

O grupo oferece oportunidades nas carreiras administrativa, editorial, radialista, publicitária e gráfica para diversas regiões do país. 

Clique aqui para cadastrar o seu currículo e conferir todas as oportunidades do Grupo Abril.


A Lei de Aprendizagem (lei 10.097/2000), prevê que as empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, considerando a cota de 5 a 15% dos funcionários da empresa.

Além de trabalhar, os jovens devem participar de curso de capacitação. O contrato pode durar até 2 anos. Os jovens que não concluiram o ensino fundamental devem realizar uma carga horária diária de 6 horas, já os jovens que estão realizando o Ensino Médio podem cumprir carga de 8 horas. Os aprendizes deverão receber pelo menos um salário mínimo (piso estadual).

Até o final deste ano, seis empresas e entidades irão preencher pelo menos 7 mil vagas em todo o país. Confira abaixo a relação de empresas que estão contratando jovens de até 24 anos e o site para cadastrar o currículo:

Atentowww.atento.com.br

C&Awww.cea.com.br

Cinemark – enviar o currrículo em qualquer unidade Cinemark

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)www.ciee.org.br

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – Cada Banco associado é responsável pela seleção dos aprendizes: www.febraban.org.br

Mc Donalds – www.mcdonalds.com.br/institucional/gente_trabalhe.asp.

Rennerwww.lojasrenner.com.br


A Crise Financeira Mundial não está tão ruim quanto se parece… pelo menos aqui no Brasil.

Em Minas Gerais, grande parte das micro e pequenas empresas desejam contratar ao invés de demitir. Bom hein?!

No setor de comércio e serviços, apenas 11% dos empresários afirmaram que desejam demitir.


O Emprega São Paulo tem, neste dia 2 de fevereiro de 2009, mais de 17 mil vagas disponíveis em todo o estado.

As vagas são para profissionais de todas as profissões e formações, em todo tipo de contratação: CLT, estágio, trainee, autônomo, temporário, prestador de serviços, etc.

Você pode ver uma lista das vagas disponíveis hoje clicando aqui. Para se candidatar, basta se inscrever no site do Emprega São Paulo e realizar uma busca. Há ainda a opção de procurar o PAT de sua cidade.


Se você está visitando nosso site, você já deve estar careca de saber sobre isso. Porém, é uma satisfação nossa orientá-lo sobre como otimizar a sua procura por emprego na Internet.

Existem muitas formas de se arrumar emprego, porém, você pode fazer isso sem sair de casa. Pode ser muito mais rápido e efetivo, tendo acesso as vagas e fazendo parte da busca por profissionais.

Os sites mais populares são o Catho (www.catho.com.br) e a Manager (www.manager.com.br), que cobram mensalidades a partir de R$ 30,00.

Além disso, existe o SINE (Sistema Nacional de Emprego), que pré-seleciona o candidato, de forma totalmente gratuita.





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