Hoje em dia muitas pessoas querem fazer cursos superiores e profissionalizantes. Mas a maioria delas fazem esses cursos só para colocar no currículo, e se esquecem da importância de se fazer o que se ama e do profissionalismo. Veja algumas dicas para aliar profissão com profissionalismo:

1. Conheça seus pontos fortes e fracos Primeiramente, tente conhecer quais são seus pontos mais fortes e aqueles à desenvolver, em relação à uma profissão. Os pontos fortes talvez podem não condizer com os fracos, ou os a desenvolver. Dessa forma, você precisará se apegar àquilo que mais condiz com sua personalidade. Por exemplo, um de seus pontos fortes pode ser apenas querer ter um bom salário e mudar de vida, e um dos fracos, ou a desenvolver é a falta de concentração e foco. 

Além disso, sua profissão escolhida seria algo como enfermagem, por exemplo. Veja que uma coisa pode não condizer com a outra. Não que você não consiga progredir com enfermagem, mas é um dos tipos de profissão que para isso, você precisaria ter concentração e foco, além de gostar muito, senão você não consegue ter bons rendimentos tanto a curto como à longo prazo.

2. Faça uma análise da profissão escolhida Se você escolheu uma determinada profissão, faça uma análise para ver se é a profissão que mais tem a ver com sua personalidade, depois de conhecer seus pontos fortes e fracos em relação à isso. Veja se ela está dentro daquilo que você espera dela, faça pesquisas sobre salários, carreira, áreas específicas, e outras pesquisas relacionadas.

Por fim, lembre-se sempre de buscar aquilo que mais gosta e que esteja dentro de suas reias expectativas a respeito da profissão e não apenas a respeito de você. Às vezes, pensamos que nos identificamos com algo, mas no fundo só identificamos mesmos com o que os outros falam a respeito dele.


O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado em 2011 pelo Governo Federal para ampliar as ofertas de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa te como base expandir e democratizar a oferta de cursos profissionais. Para a concretização desse programa, é realizado um investimento na infraestrutura das escolas que oferecerem os cursos. As instituições passam por reformas e obras de ampliação. 

São diversos cursos que estão dentro do programa e estes podem ser feitos por pessoas que concluíram o ensino médio e por pessoas que ainda estão cursando o ensino médio. O curso também está presente como forma de uma formação inicial ou continuada para trabalhadores, estudantes do ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda (o curso tem duração mínima de dois meses).

Para se inscrever no projeto deve-se procurar as vagas nas escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem, como por exemplo, o Senac e o Senai. Cada uma dessas instituições terá seus próprios critérios para a seleção dos participantes do Pronatec. Para saber se você foi selecionado, é só entrar em contato com a instituição em que se inscreveu. 

Para saber os cursos e as instituições que tem o programa, basta acessar aqui.

O programa ainda não é muito divulgado, mas já é uma boa iniciativa para estimular aqueles que querem ter "especializações" em uma determinada área e não tem muito tempo disponível ou dinheiro para pagar os cursos particulares (que são um tanto quanto caros). 

Para mais informações é só acessar ao site http://pronatec.mec.gov.br/.

Por Mariana Caetano. 


A população brasileira está aumentando muito nas últimas décadas.

Com a economia do país crescendo cada vez mais, a população tem condições de obter mais qualidade de vida.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou estudo em 2010, revelando que a expectativa de vida dos brasileiros cresceu 3 meses e 22 dias com relação a 2009.

Atualmente a expectativa está em 73 anos, 5 meses e 24 dias.

Com a população envelhecida o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo.

É a eterna briga entre a juventude x experiência.

Os jovens têm mais energia e disposição para executar as atividades que lhes são delegadas.

Por outro lado, em muitos aspectos são imaturos e inexperientes.

Já os mais velhos possuem uma bagagem de vida muito grande, o que pode auxiliar em muitas soluções para o dia a dia de trabalho, podendo também atrapalhar.

Outro fator decisivo para conseguir uma vaga de emprego, é a qualificação. Muitas vezes as vagas estão disponíveis, mas não há mão de obra qualificada para preenchê-las.  

Com o avanço da tecnologia, essa necessidade está se mostrando cada vez mais recorrente.

Faltam tantos profissionais qualificados que já tramita no Congresso, um projeto de lei para incentivar a imigração de trabalhadores estrangeiros para o Brasil.

O Conselho Nacional de Imigração divulgou que em 2011, o Brasil concedeu 70.524 vistos de trabalho para estrangeiros.

Um aumento de 22% com relação ao ano anterior.

O governo precisa investir em mais cursos de capacitação para os jovens brasileiros, mas essa é uma iniciativa que também deve partir de cada um.

Procurar sempre se aperfeiçoar e o mais importante é não se acomodar.

Saia da sua zona de conforto e procure fazer algo novo.

Pode até ser divertido. Experimente!

Por Heloíse Helena Meneses


Atuar na área da segurança pode ser uma boa iniciativa para ingressar no mercado de trabalho. No entanto, é preciso se preparar para determinadas atividades. A Proformare, centro que atua na formação de profissionais de segurança privada, abriu inscrições para pessoas que tenham interesse em se qualificar na área. O curso acontecerá na cidade de Guarulhos, onde fica a sede da entidade.

A empresa dispõe de cursos de formação de vigilantes, VSPP (Segurança Pessoal Privada), transporte de valores, escolta armada e reciclagem de profissionais.

“Antecipe-se a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, anuncia o centro, tendo em vista os grandes eventos que acontecerão no Brasil nos próximos anos e que devem gerar mais oportunidades de trabalho na área. Segundo a Proformare, o ensino da escola é credenciado pela Polícia Federal.

Até o dia 03 de março a entidade está com uma promoção. Quem se inscrever até essa data pagará R$ 600,00 para fazer o curso de formação de vigilantes e R$ 200,00 para realizar o curso de reciclagem de vigilantes.

Os interessados devem comparecer ao seguinte endereço: Rua São Domingo, n° 54, centro de Guarulhos (próximo ao Ciretran).

Mais informações podem ser obtidas através do site www.proformare.com.br e no telefone (11) 2087-1800.

Por Paulo Talarico


Interessados em ingressar no mercado de trabalho e querendo se profissionalizar, contam com mais uma oportunidade no Estado de São Paulo.  Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes). As oportunidades surgem pela ação da instituição para ajudar jovens e adultos a encontrarem um emprego no Estado.

São oferecidas 350 vagas distribuídas entre os cursos de hotelaria, rotinas de escritório, web designer, montagem e manutenção de micro, atendimento em cinema, telemarketing, atendimento em restaurante e auxiliar de cozinha.  Podem participar das aulas jovens e adultos de 16 a 29 aos que tenham concluído o ensino fundamental. As aulas são divididas entre conhecimentos teóricos e práticos, voltadas para empresas do setor que estão com carência de mão de obra qualificada na Grande São Paulo.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede da instituição, localizada na Rua Pedro Vicente, 569, Canindé. Demais informações pelo telefone (11) 3227.0598.

Por Lidianne Andrade


Para os interessados em obter qualificação profissional sem precisar gastar muito, pode aproveitar essa promoção do S.O.S Educação Profissional para o mês de maio. Em comemoração ao mês do trabalho, a rede de escolas lançou a promoção : “Mês do Trabalhador. Curso grátis só aqui”.

Os alunos que se matricularem até o dia 31 de maio em qualquer curso oferecido que tenha carga horária com 84 horas, terão o direito de realizar um módulo do curso de Empregabilidade sem nenhum custo.

O curso de Empregabilidade oferecido pela escola pretende orientar os participantes a aproveitarem melhor as oportunidades no mercado de trabalho. Os alunos aprendem os critérios que devem ser levados em conta ao se escolher uma profissão, além de aprenderem a elaborar um currículo eficaz, como se portar em uma entrevista e para se adaptar com as exigências do mercado.

Assim que fizer a matrícula, o estudante vai receber um voucher que dá direito gratuitamente a cursar a um módulo de Empregabilidade. Esse curso ficará a disposição 120 dias depois que o aluno realizar o curso contratado. Para mais informações e saber qual escola fica mais perto de você, acesse o site: http://www.sos.com.br/

Por Selma Isis


O Sistema Nacional de Empregos do Piauí (Sine-PI) abre oportunidades para quem deseja entrar no mercado e implementar o currículo com cursos profissionalizantes. Através do seu projeto "Enquanto meu emprego não vem", a instituição oferece cursos gratuitos voltados para a profissionalização de jovens e adultos.

São oferecidas diversas vagas em cursos voltados para capacitação profissional de setores com carência no mercado do Estado de Piauí. Os cursos oferecidos atualmente são de atendimento ao público e técnicas de vendas, que capacitam os participantes a ingressar no mercado de varejo local. Demais cursos serão abertos em breve com temáticas diferenciadas e o mesmo propósito.

Interessados devem ir durante todo o mês de maio aos postos de atendimento do Sine de Piauí, localizados no centro de Teresina e demais cidades vizinhas. Os candidatos devem estar portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Demais informações pelo telefone (89) 3221.2940.

Por Lidianne Andrade


Começa um novo mês com novas oportunidades para bons profissionais no mercado. Como uma forma de manter sua atualização para fazer a diferença nos processos seletivos, cursos de aperfeiçoamento podem fazer a diferença.

O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Uberlândia (MG) oferece diversos cursos de aperfeiçoamento. Para o mês de maio, está com matrículas abertas para o curso de aperfeiçoamento em desenho técnico de roupas e para aperfeiçoamento em mecânica de manutenção de máquina em geral.

Os cursos têm início entre os dias 02 e 07 de maio e vão até meados de junho. A idade mínima exigida é de 16 anos e os investimentos custam de R$ 78,30 a R$ 150,00.

Também no mês de maio o Senai também oferece um curso gratuito para a formação de instaladores hidráulicos, em parceria com a Amanco. As aulas serão realizadas nos dias 23 de maio e vão até o dia 15 de julho. Os alunos irão receber as principais orientações para sua prática profissional. Os interessados devem ter completado pelo menos a 5ª série do ensino fundamental.

As inscrições para todos os cursos estão abertas, que devem ser feitas no Senai Uberlândia, que fica na Rua Ernesto Vicentini, 245, bairro Roosevelt, Uberlândia (MG). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (34) 3228-5200.

Por Selma Isis


Em Belo Horizonte (MG), o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios fará uma seleção, nos dias 12 e 13 de abril, oferecendo vagas em cursos de padeiro, atendente de padaria, repositor e operador de caixa, gratuitamente, visando aperfeiçoamento da mão de obra do setor que está em expansão.

Para fazer a inscrição é necessário: ter completado o ensino fundamental, ter renda familiar de até dois salários mínimos e ter idade mínima de 18 anos.

O processo de seleção ocorrerá na sede da Fecormércio Minas, localizada na Rua Curitiba, nº 561, no 3º andar, às 9h e 13h. As pessoas interessadas devem comparecer no local tendo em mãos CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone: (31) 3212-4964.

Por Iracema Iris Gonçalves


Para você que busca uma oportunidade profissional mas não tem ainda um diferencial para se inserir no mercado de trabalho, estão abertas 175 vagas para cursos gratuitos, oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

Os cursos acontecerão na capital paulista e as inscrições serão efetuadas até a próxima sexta-feira, 03 de dezembro, pessoalmente, no Acessa São Paulo, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, zona norte.

Os candidatos deverão levar documento de identidade para realização da matrícula.

As aulas ocorrerão entre os dias 06 e 17 de dezembro deste ano, de uma a duas vezes por semana, nos períodos matutino ou vespertino.

Os cursos oferecidos são: informática básica, fotografia digital, webdesign, libras em contexto, roteiros em fotonovela (em inglês), artes gráficas e montagem e manutenção de computadores.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3218-5496.

Por Elizabeth Preático


A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação. Ao todo, são 2.720 vagas.

Na Zona Leste, estão disponíveis 1.095 vagas, enquanto 760 são para a Zona Sul, 370 para a Zona Oeste e 495 para o Centro.

Os cursos fazem parte do projeto Jovens Paulistanos e oferecem 11 tipos de capacitação: auxiliar de almoxarifado, cabeleireiro, departamento pessoal, crédito e cobrança, recrutamento e seleção, garçom, informática, manicure/pedicure, operador de caixa, organização de eventos e recreador.

A maioria dos cursos exige que os candidatos tenham Ensino Médio completo, com exceção do de manicure/pedicure.

Os interessados devem ter entre 16 e 20 anos de idade e residir na cidade de São Paulo. Os interessados devem se inscrever em um dos Centros de Apoio ao Trabalhador (CAT).

Confira aqui os endereços.

Por BFF


O Plano Territorial de Qualificação – PlanteQ, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da cidade de São Paulo, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos voltados especificamente para pessoas com idade superior aos 30 anos.

Ao todo são 6 mil vagas oferecidas em cursos nas áreas de vendedor, atendente de lanchonete, auxiliar de escritório e operador de telemarketing. Os candidatos devem estar cursando ou já terem concluído o ensino médio.

Após a conclusão do curso os formandos serão encaminhados para empresas que possuem vagas de emprego abertas na áreas de atuação. Interessados tem até o dia 20 de agosto para efetuar suas inscrições, as quais devem ser feitas nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) espalhadas por diversos locais da capital paulista. Mais informações e endereços aqui.

Por Thiago Martins


Foram prorrogadas até a próxima terça-feira, dia 10 de agosto de 2010, as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) da cidade de São Paulo. Ao todo são oferecidas 10 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional.

Os candidatos devem ter idade entre 18 e 29 anos, ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio, residir em São Paulo e ter uma renda familiar mensal inferior a um salário mínimo, R$ 510. Os cursos duram seis meses e as aulas começam no dia 23 de agosto de 2010.

Durante o curso, os inscritos receberão um auxílio de R$ 100 por mês. A chance de emprego é bem grande para quem concluir o curso. Interessados devem se cadastrar no site www.projovemsp.com.br ou comparecer a umas das unidades do Centro de Apoio ao Trabalho em São Paulo. Saiba os endereços aqui.

Mais informações no site oficial do ProJovem.

Por Thiago Martins


O Brasil está em franca expansão econômica. Todos os dias centenas de vagas de emprego são criadas, porém, um problema sempre surge: a falta de mão de obra qualidficada, que acomete todas as áreas da economia brasileira.

O Projeto Ampliar, de São Paulo, abriu inscrições para cursos gratuitos de capacitação para trabalhadores e estudantes. São 156 vagas em cursos profissionalizantes das áreas de auxiliar de escritório, informática, recepção, cabeleireiro, manicure e recursos humanos.

Os cursos são para pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e tenham idade de até 28 anos. Interessados em participar devem comparacer à sede do Projeto Ampliar (Rua Doutor Bacelar, 1043 – Vila Mariana – São Paulo) munidos de sua documentação. As aulas acontecem no segundo semestre de 2010.

Mais informações aqui.

Por Thiago Martins


Entre os cursos profissionalizantes estão: auxiliar administrativo, operador de telemarketing, depilador e manicure, camareira de meios de hospedagem e atendente de lanchonete. Os cursos tem duração de até 4 horas por dia, sendo de segunda a sexta-feira, no período da manha ou noite, à escolha do estudante.

Para participar, o interessado deve estar cursando educação básica e também comprovar que a renda familiar é de até 1,5 salário mínimo. As inscrições podem ser feitas pela internet no site www.pe.senac.br/psg ou também pessoalmente no SENAC mais próximo, das 8h30 às 20h, munido de RG, comprovante de residência e escolaridade e a declaração de baixa renda.

Seguem os endereços e telefones das unidades nas cidades vizinhas:

  • Caruaru – Rua Cleto Campelo, 79, Centro / (81) 3271-5599;
  • Garanhuns – Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis / (87) 3761-0165;
  • Paulista – Av. Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho, 30, Jardim Paulista / (81) 3438-5050;
  • Recife – Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro / 0800 081 1688.

Por Rafaela Ometto


Começaram, nessa segunda-feira (05/07), as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz da Petrobras, que disponibiliza 663 vagas em cursos de formação profissional em diversas áreas (saiba todas aqui) para jovens, com remuneração de um salário mínimo, R$ 510, carteira assinada, mais vale refeição e vale transporte.

Os candidatos devem ter entre 16 e 19 anos de idade, que estejam cursando ou tenham concluído o terceiro ano do ensino médio, em escolas da rede pública de ensino, e cuja renda familiar não exceda um salário mínimo por pessoa, ou seja, em uma família de quatro pessoas, por exemplo, a renda mensal não pode ultrapassar os R$ 2 mil.

Ainda, o candidato deve residir em uma das cidades do estado do Rio de Janeiro onde os cursos serão ministrados (saiba quais aqui). O curso tem duração de dois anos. As inscrições devem ser feitas em diversos locais das cidades participantes (endereços aqui).

Mais informações no site www.petrobras.com.br.

Por Thiago Martins


O Centro de Atendimento do Trabalhador (Ceat) do Estado de São Paulo está com 1.200 vagas em cursos de qualificação profissional destinados a beneficiários do Programa do Governo Federal Bolsa Família. Em parceria firmada entre o Ministério do Trabalho e do Desenvolvimento Social, o Ceat espera recrutar profissionais entre 18 e 60 anos que buscam uma recolocação no mercado de trabalho.

Dentre as qualificações contempladas pelos cursos estão as de cozinheiro, com 450 vagas; garçom/garçonete com 510 vagas; barman ou barwoman com 90 vagas; recepcionista com 30 vagas; camareira/arrumadeira com 30 vagas; auxiliar operacional de eventos com 30 vagas e mensageiro/capitão porteiro com 30 vagas.

Participe gratuitamente de um desses cursos e garanta mais uma oportunidade em sua carreira. Confira os locais dos cursos, bem como os procedimentos de inscrição no portal do Ceat e participe dessa ação!

Por Camila Porto de Camargo


Nem sempre o almejado pelos brasileiros é uma oportunidade qualquer em um mercado de trabalho com inúmeras opções. Uma vaga promissora, com promoções a curto, médio ou longo prazo, e remuneração eficaz para garantir os direitos mais básicos estabelecidos pela Constituição do Brasil, é o sonho de qualquer um.

Para atender aqueles que pensam mais alto, a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), acaba de anunciar a abertura de 8 mil vagas em cursos de capacitação profissional, totalmente gratuitas. Até 28 de junho, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os interessados poderão efetivar seu cadastro em uma das unidades do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).

Exige-se, para inscrição, o candidato morar no município de São Paulo, estar atualmente desempregado e em situação de vulnerabilidade social. Os alunos receberão lanche, material didático e auxílio transporte. Há cursos para operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista, atendente de lanchonete e auxiliar escritório.

No ato de cadastro o interessado deve estar munido com carteira de trabalho, cópias da certidão de nascimento ou do RG, CPF e comprovantes de residência ou escolaridade.

Unidades do CAT: 

Zona Central
Luz – Avenida Prestes Maia, 913

Zona Sul
Interlagos – Avenida Interlagos, 6.122
Jabaquara – Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314

Zona Oeste
Lapa – Rua Monteiro de Melo, 342
Lapa – Rua Afonso Sardinha, 201

Zona Leste
Itaquera – Rua Gregório Ramalho, 12
Itaim Paulista – Avenida Marechal Tito, 3.012
Tatuapé – Rua Padre Estevão Pernet, 615

Zona Norte
Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Casa Verde – Avenida Ordem e Progresso, 1.001
Tucuruvi – Avenida General Ataliba Leonel – 2.764

Por Luiz Felipe T. Erdei


São várias as possibilidades de ser bem-sucedido na carreira profissional. Há pessoas que optam pelo mercado informal, configuração em que o trabalhador não paga impostos, há outras em que as pessoas se prontificam a estudar dois ou mais anos na finalidade de obter graduação por meio de cursos superiores.

No entanto, aos que não têm as pretensões mencionadas anteriormente, cursos profissionalizantes é uma saída rentável. Segundo levantamento efetivado pelo Instituto Votorantim e pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os que seguem por esse caminho possuem maiores chances de conquistar emprego ante somente aos que têm ensino médio em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

Marcelo Neri, economista entrevistado pela Agência Brasil, afirma que o estudo assegura a informação de que o retorno pleiteado por meio da educação profissional é alto, ainda mais se relacionado aos próprios cursos superiores.

O segmento que melhor emprega pessoas com esse gabarito é o automobilístico, com quase 46% da fatia total, seguido por finanças e petróleo & gás. A pesquisa relata que cerca de 29 milhões de pessoas fazem cursos de educação profissional, quase 20% da população brasileira com idade superior a 10 anos.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Agência Brasil


A Prefeitura de São Paulo e o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) estão oferecendo 1500 vagas para cursos profissionalizantes em São Paulo.

Há cursos para recepcionista, vendedor de comercio varejista, rotinas administrativas, comunicação e revisão gramatical.

É oferecido ao estudante auxílio-transporte, material didático e lanche gratuitamente. Para se inscrever o candidato deverá, ter mais de 16 anos e comparecer a um dos postos do CAT, levar carteira profissional, RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar.

As aulas iniciarão em 12/04 e terá duração de duas semanas.  Haverá turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Os cursos é resultado da parceria da Prefeitura com entidades privadas como Universidade Cruzeiro do Sul e Colégio São Sabas. Mais informações no site da Prefeitura www.capital.sp.gov.br.

Por Fernanda Peixoto


A Escola de Educação Profissional Senac Torres (RS) está abrindo 175 vagas para os cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem, Garçom Básico, Monitor de Recreação e Vendedor. As aulas são gratuitas. Os cursos serão realizados nos turnos da tarde e noite.

De acordo com o diretor da unidade André Miki em 2009 a escola formou mais de  200  alunos com as empresas absorvendo quase 100% da mão-de-obra durante o verão.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de março e 5 de abril, pelo site www.senacrs.com.br/psg ou diretamente na sede, localizada na Rua General Osório, 146.

Mais informações pelo telefone (51) 3626-4908 ou pelo e-mail senactorres@senacrs.com.br.


Para quem está procurando emprego e não concluiu o ensino fundamental, o Programa Estadual de Qualificação Profissional oferece 578 vagas em Marília. Com 15 cursos diferentes, o interessado deverá ter entre 30 e 59 anos e terá os cursos no Centro Paula Souza, Senai, Senat e SENAC.

Com 16 vagas para cada curso, tem o de ajustagem de mecânica, mecânica de usinagem básica, eletricista instalador, metrologia básica, soldador de eletrodo revestido e tornearia mecânica básica.

Com 30 vagas os cursos de assistente administrativo, auxiliar de contabilidade, informática básica e auxiliar de logística. O curso de mecânica de automóveis tem 32 vagas, com 60 vagas cuidador de idosos e contabilidade básica, 90 para operador de carga (empilhadeira) e finalizando com 120 em logística básica.

Comparecendo no PAT em Marília, na Av. Santo Antônio nº 710, ou acessando o site do Emprega São Paulo, o interessado poderá fazer a inscrição e se for aprovado receberá lanche, vale-transporte, material didático e bolsa-auxílio de R$ 210,00 durante o curso, que terá duração de três meses.


A temporada de cursos gratuitos está aberta. Se você não tem dinheiro para se qualificar, saiba que o CIEE-SP vai abrir 500 vagas para cursos gratuitos na área de tecnologia/informática. Além das aulas, oficinas também serão ofertadas em parceira com instituições como a Ainet e Impacta.

A temática dos cursos, de acordo com o site da revista Info, são: Infraestrutura de redes IP, Conceitos e Infraestrutura de redes, Redes convergentes e Telefonia IP, Wireless, Introdução à Lógica de programação e Segurança de redes.

Para se inscrever o candidato precisa ter ou fazer o cadastro no CIEE-SP. Todos os cursos serão ministrados no Espaço Sociocultural CIEE.

Para mais informações, acesse o site www.ciee.org.br.

Por Camila Porto de Camargo


O Coltec é conhecido por sua qualidade de ensino técnico. E para aquelas pessoas que tem interesse em atuar  na área de montagem de microcomputador poderá se inscrever para fazer o curso do Projeto Informática e Tecnologia/Coltec UFMG, que está lançando novas turmas do curso de montagem e manutenção de micro.

Serão formadas duas turmas, as aulas tem início previsto para o dia 22 de fevereiro e vão até o dia 5 de maio, e a outra terá início no dia 5 de maio.

As aulas são ministradas duas vezes por semana no horário a partir de 19horas.

Para saber mais informações acesse o site da Fundep: www.fundep.com.br, ou através do telefone (31) 3409-4220.


O universo da costura atrai cada vez mais pessoas, não só mulheres, mas pessoas que gostam de desenhar e criar novas modas e tendências.

O Sesc Tupinambás ainda está recebendo inscrições para o Curso de Design de Moda/Estilismo. As aulas acontecem em dias úteis ou somente aos sábados.

São alguns dos assuntos que fazem parte da programação do curso: tecidos e aviamentos, desenho básico de saias, calças, blusas, vestidos, vestidos, conjuntos, noções de vitrinismo entre outros.

As aulas terão início no dia 8 de março e vão até o mês de julho. O valor do investimento é de R$140,00 mensais.

Mais informações pelo telefone 31 3279-1449 e 31 21259563.


Uma das maiores emissoras de televisão do mundo, a TV Globo está com matrículas abertas para sua Oficina de Repórter Cinematográfico. Podem participar estudantes do sexto ou sétimo período da graduação em Comunicação Social. Para entrar no programa é preciso chegar com sólidos conhecimentos de fotografia, captação de imagens, softwares de edição (Adobe Premiere, Photoshop e After Effects, por exemplo), além de saber fazer reportagens.

Pró-atividade, iniciativa, criatividade, maturidade e habilidades em relacionamento interpessoal são características desejáveis no indivíduo que dará o primeiro passo para ser contratado pelas corporações Globo, graças a esse programa.

Os interessados podem obter mais informações no site: www.bancodetalentos.globo.com.

Karina Gonçalves


Mesmo em meio a crise no país a profissão de professor resiste fortemente. Enquanto muitos jovens mergulham nos estudos e cursos na área de  administração,  faltam pessoas interessadas em querer trilhar o caminho dos professores, o que sem dúvida é necessário.

Dados estatísticos que revelam indicadores de profissões, mostraram que atualmente são poucos os que se interessam em ingressar na profissão.

Com o crescente aumento de escolas, é cada vez maior a necessidade de professores para preenchê-las. Em alguns lugares do país há carência de professores. Os motivos apontados pelos próprios professores que deixaram de lecionar é a falta de reconhecimento pelo trabalho e o pouco retorno de investimento.

Porém, autoridades que já avistaram essa necessidade, incentivam  a formação de novos profissionais na área com cursos de licenciatura online e bolsas de até 100% em instituições de ensino superior para cursos na área da educação, como pedagogia.

Terá espaço no mercado nos próximos anos quem se preparar para lecionar.

Acesse os sites http://uab.capes.gov.br ou www.mec.gov.br para obter mais informações sobre os cursos de formação para professores.

Por Zilmara Filisbelo


O projeto Ampliar, que é um programa de educação e formação profissional para jovens carentes e em situações de risco, é um projeto social apoiado pela Secovi-São Paulo, está com inscrições abertas para 124 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, até o dia 22 de janeiro.

Os adolescentes devem ter ensino médio pra poder se candidatar a uma das vagas oferecidas.

Essa iniciativa é importantíssima, para tornar nossa sociedade mais produtiva e menos violenta, com cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Temos sempre que apoiar essas iniciativas e divulgar ao máximo a educação a população carente, que não tem como pagar um curso profissionalizante.

Você jovem que quer se profissionalizar, mas não tem dinheiro para pagar cursos, entre no site www.secovi.com.br/ampliar e faça sua inscrição. Apresse-se que ainda dá tempo!

Salete Dias


A ONG Mais Cultura, que tem dois pólos abertos no Rio de Janeiro (Belford Roxo e Heliópolis) acaba de abrir 2 mil vagas para seu Programa de Qualificação Profissional.

Há 400 vagas para a área de Petróleo e Gás, 400 em Segurança do Trabalho, 200 para Auxiliar Administrativo, 200 em Enfermagem Básica, 200 para Cuidador de Idosos, 200 para curso de Inglês e mais 200 para aprender Espanhol.

Ao final do curso os alunos recebem certificado gratuito e passam por rigoroso processo seletivo para serem encaminhados ao mercado de trabalho que tem parceria com a ONG.

Para se inscrever é dispensável qualquer grau de instrução, ma há taxa de matrícula de R$20,00.

Mais informações no site: www.maisculturabrasil.org

Por: Karina Gonçalves


A Universidade de Guarulhos estará abrindo a partir desta segunda-feira, dia 21, as inscrições para os cursos de férias.

São mais de 400 opções oferecidas em cursos de Administração, Contabilidade e Negócios; Arte Cultura e Esporte; Biologia e Meio Ambiente; Comunicação; Direito, Justiça e Cidadania, Educação; Saúde e Bem-Estar; e Tecnologia e Informática etc.

O valor de cada curso varia entre R$ 10 e R$ 20.

Para se inscrever compareça a um dos endereços abaixo:

Unidade Guarulhos-Centro: Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos
Unidade Guarulhos-Dutra: Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos
Unidade SP-Centro (Shopping Light): Rua Xavier de Toledo, 23, 4.º andar, Centro, São Paulo – esquina com o Viaduto do Chá
Unidade Metrô Jabaquara: Av. Lino de Almeida Pires, 846, Jabaquara, São Paulo
Unidade Itaquá: Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia

Por Levi Rocha


As sete unidades do Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo estão recebendo inscrições para dez cursos gratuitos de qualificação profissional em várias funções.

Os cursos são para as funções de garçom, organizador de eventos, recreador, cuidador de idosos, auxiliar almoxarifado, manicure e pedicure, informática, auxiliar de departamento de pessoal, auxiliar de crédito e cobrança e operador de caixa.

Os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, ter a partir de 16 anos e morar em São Paulo. Estão sendo oferecidas mais de três mil vagas.

Para se inscrever basta comparecer a uma das unidades do CAT levando consigo RG, CPF, carteira profissional e comprovante de endereço. Segue abaixo os endereços:

CAT Zona Sul –  Av. Interlagos, 6.122.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Avançado Zona Sul – Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314, Jabaquara.
Horário de atendimento: das 7h às 16h.

CAT Zona Leste – Rua Gregório Ramalho, 12, Itaquera.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Avançado Zona Leste – Av. Marechal Tito, 3.012, Itaim Paulista.
Horário de atendimento: das 7h às 16h

CAT Zona Oeste –  Rua Monteiro de Melo, 342, Lapa.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Zona Norte – Rua Voluntários da Pátria, 1553, Santana.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Zona Central – Av. Prestes Maia, 913, Luz..
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

Por Levi Rocha


Técnicos em Aquicultura, em Agroindústria e em Agropecuária. Estes são os cursos profissionalizantes com inscrições abertas no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, no município de Bananeiras (PB), que é ligado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2010. Para o curso de Técnico em Aqüicultura estão sendo oferecidas 35 vagas, para Técnico em Agropecuária, 160 vagas e, para Técnico em Agroindústria, 80 vagas.

Outros detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos pelo telefone: +55.83. 3367.1200 – Ramais 233, 273 e 283 ou através do e-mail jjordaofilho@yahoo.com.br.

Leia mais: www.agencia.ufpb.br.

Por Alexandre de Souza Acioli


O mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente e está aquecido, mas uma característica nunca irá mudar, ele continua exigente quanto a formação do profissional.

As possibilidades para quem trabalha na área de TI são muitas tanto para quem deseja continuar se aprofundando na área como para quem prefere a computação gráfica.

Clique aqui e confira no link a seleção feita pelo IDG Now de bons cursos de pós graduação para área de TI.

Por Levi Rocha


A Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD-Pernambuco) inicia nesta terça-feira (29), as inscrições para diversos cursos de capacitação profissional. O público alvo são as pessoas com deficiências visual, física ou auditiva.

Para se inscrever, os candidatos precisam comprovar que estão matriculados regularmente em escola formal, ter mais de 15 anos de idade e residir na Região Metropolitana do Recife. Os cursos oferecidos são nas áreas de informática, culinária e de serviços administrativos.

As inscrições podem ser feitas na Rua Nicéia Arcoverde Gusmão, 130A – Casa Amarela – Recife (PE),

Por Alexandre de Souza Acioli

Começam terça-feira (29/09) e se estendem até o dia 16 de outubro, as inscrições para os cursos oferecidos pelo Senai e pelo Sesi, em Pernambuco.

São 2.380 vagas: 930 para Cursos Técnicos de Aprendizagem (CTA), 880 para o Ensino Médio Regular articulado com Curso Técnico (Ebep) e 570 para o público em geral. Os dois primeiros são gratuitos.

As inscrições deverão ser feitas diretamente no site da Universidade de Pernambuco (UPE), onde será gerado o boleto para o pagamento da taxa nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou nas casas lotéricas. Os valores são os seguintes: R$ 15,00, para o Ebep e CTA, e R$ 25,00 para os cursos abertos ao público em geral.

Leia mais no site: http://www.upenet.com.br.

Por Alexandre de Souza Acioli

Se existe uma área com índice de desemprego próximo de zero, é a de Design. Presente em praticamente todos os setores da economia, em escritórios de design, agências de publicidade, emissoras de TV, empresas de produção de conteúdo para internet, editoras, gráficas, produtoras de material didático, indústrias do setor de interatividade, sem esquecer das empresas que fazem animação gráfica, e ainda sem contar os setores de entretenimento por excelência, como games, cinema e música e na internet, é claro! Ufa, é praticamente todo lugar!

E as universidades já se ligaram, tanto que os cursos de artes gráficas são os campeões de procura entre os jovens, dispostos a trabalhar com a febre do momento: a criação de jogos eletrônicos.

De olho nesse mercado, a Universidade Anhembi Morumbi lançou o curso de Design de Games e a PUC Minas, PUC São Paulo, Estácio de Sá e Uninove lançaram o curso de Jogos Digitais. Interessado? Acesse www.pucsp.br e comece a planejar um futuro vencedor.

Por Cris Keller

Com a rapidez com que as coisas acontecem ultimamente, parece muito tempo para um jovem passar 4 ou 5 anos nos bancos da universidade, para sair com formação superior. Muitos deles querem obter formação superior adquirindo conhecimentos bem específicos, de olho atento no que as empresas estão querendo, num mercado de trabalho mutante, em que os trabalhadores ou já são autoditadas, ou vão precisar se tornar em breve. Ossos dos ofícios modernos.

Muitas instituições de ensino passaram a oferecer recentemente cursos feitos sob medida para atender as necessidades desses jovens, com cursos superiores de tecnologia de curta duração, de dois anos, que vão ajudar o Brasil a formar profissionais de forma mais rápida, e dando oportunidade para que os jovens obtenham acesso ao mercado de trabalho mais rapidamente.

Uma dessas instituições é a Anhembi Morumbi, que oferece cursos superiores de 02 anos. Acesse http://portal.anhembi.br e saiba mais.

Por Cris Keller

O Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST), está oferecendo 1.887 vagas em Cursos de Qualificação Profissional Gratuitos.

Os cursos iniciam no dia 21 e a carga horária é de 200 horas. Os alunos receberão vale-transporte e lanches.

Há 695 oportunidades em cursos na área de Administração (arquivador, almoxarife, office boy e auxiliar administrativo); 540 vagas na área de Informática (operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistente de vendas); 526 vagas em Serviços Domiciliares (faxineiro, porteiro, zelador, caseiro e empregado doméstico) e 116 vagas para área de Alimentação (confeiteiro, padeiro, chapista e cozinheiro auxiliar).

Os interessados devem comparecer o quanto antes ao posto Liberdade do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, localizado na Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo.


O SENAC do estado do Ceará abre inscrições para curso gratuito no setor de Turismo e Hotelaria. Essa iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial na Área do Turismo numa parceria que acontece até dezembro entre a Secretaria de Turismo de Fortaleza e o Ministério do Turismo.

Recomendada para maiores de 18 anos, as inscrições devem ser feitas no Senac e nas Casas do Turista, apresentando cópia do  RG, comprovante de residência e comprovante de que é profissional da área de turismo.

Para os interessados, os cursos disponíveis são:

  • Culinária regional
  • Vendedor de produtos turísticos
  • Aperfeiçoamento para guia de atrativos culturais
  • Gestão de meios de hospedagem
  • Informática aplicada ao turismo e hospitalidade
  • Gestão de marketing no turismo e hospitalidade
  • Empreendedorismo turístico.
  • Captação e organização de eventos culturais
  • Gestão de bares e restaurantes
  • Recepcionista em meios de hospedagem

Mais informações podem ser obtidas no endereço:

http://www.ce.senac.br/content/aplicacao/SENAC/noticias/gerados/senac_setfor.asp


O Projeto Juventude Cidadã está disponibilizando 2.140 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em Salvador e 19 cidades do interior da Bahia.

O Programa é voltado para jovens carentes, estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 16 e 24 anos e que preferencialmente estejam cursando ou concluíram o Ensino Médio.

Em Salvador as inscrições podem ser feitas no Cefet do Baralho, Rua Emídio dos Santos, s/n ou no Colégio Luis Eduardo Magalhães, Rua Manoel Rufino, s/n, Tancredo Neves, Arenoso.

Nas demais cidades as inscrições devem ser feitas na Prefeitura Municipal ou na unidade do SineBahia do município.

Clique aqui e confira as vagas e os cursos oferecidos em cada Município da Bahia.


O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) de São Paulo está oferecendo 90 vagas para Curso Gratuito de capacitação de profissionais no setor varejista.

O curso é destinado a jovens de 18 a 29 anos de idade que possuam ensino médio completo ou que estejam concluino e tenham interesse em atuar na área de comércio varejista.

O curso será composto por aulas teóricas e práticas e os alunos irão aprender noções de inglês, marketing pessoal, atendimento ao cliente, técnicas de vendas no vareja, logística, direitos do consumidor e trabalhistas e noções básicas de informática.

As aulas iniciarão no dia 17 de agosto e irão até o dia 26 de fevereiro de 2010 e serão aplicadas ba Universidade Anhembi Morumbi, Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo, das 13h30 às 17h30.

Os interessados devem comparecer a unidade do CAT Luz, localizado na Avenida Preste Maia, 913 ou no CAT Interlagos, Av. Interlagos, 6.122, munidos de Comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de escolaridade.


A Agência Curitiba de Desenvolvimento está formando novas turmas para os cursos de capacitação do programa Bom Negócio, da prefeitura da cidade.

O Programa Bom Negócio oferece cursos gratuitos nas áreas de Gestão de Empresas, Finanças Pessoais e Empresariais, Marketing e Vendas, Ferramentas de Negócios, entre outros.

Os cursos são ministrados em parceria com a FAE Business School e são totalmente gratuitos e abertos à comunidade.

Os interessados devem assistir a uma palestra inaugural nos dias 5 e 6 de agosto, nas Escolas Municipais Francisco Mezner, Jardim Santo Inácio e CEI Ulisses Falcão Vieira.

Cada turma é formada por 70 alunos e o curso tem duração de 17 dias.

As inscrições devem ser feitas após a palestra inaugural.

Mais informações através do site www.agenciacuritiba.com.br ou pelo telefone (41) 3221-9900.

Data e local das Palestras:

Escola Municipal Francisco Mezner – Data: 05/08 – Local: Rua José Tissi, 114, Órleans;

Escola Municipal Jardim Santo Inácio – Data: 05/08 – Local: Rua Silvio Zanatta, 26, Santo Inácio;

CEI Ulisses Falcão Vieira – Data: 06/08 – Local: Rua Eduardo Sprada, 5.062, Campo Comprido.


O Programa Senac de Gratuidade está oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos no Ceará. São 846 vagas para pessoas com baixa renda, alunos da educação básica e trabalhadores.

Há vagas para cursos na área de Informática, Gastronomia, Educação, Moda e Turismo, que serão ofertados em todas as cidades do Ceará que possuem uma sede do SENAC.

Os interessados devem efetuar a inscrição em qualquer unidade do SENAC de sua cidade até o dia 17 de julho de 2009.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá levar uma cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. A idade mínima para a realização dos cursos é de 16 anos.

Mais informações no site www.ce.senac.br.





CONTINUE NAVEGANDO: