Trabalhadores da construção civil, profissionais e outros estudantes que queiram ingressar nesse ramo de atividade podem se inscrever para participar dos cursos que serão promovidos, no Recife (PE), pelo Plano Setorial de Qualificação, também conhecido pela sigla “PlanSeQ”.

Estão sendo oferecidas 2.280 vagas para diversos cursos, que terão 200 horas de carga-horária. As inscrições poderão ser feitas até a próxima terça-feira (30), no horário comercial, no posto de atendimento do Sistema Público de Emprego e Renda, que funciona no bairro do Recife Antigo (Avenida Rio Branco, 155)l.

Os candidatos deverão comparecer com documentos (RG, CIC e NIS), além de comprovantes de escolaridade e de residência.

Por Alexandre de Souza Acioli


Mesmo em meio a crise no país a profissão de professor resiste fortemente. Enquanto muitos jovens mergulham nos estudos e cursos na área de  administração,  faltam pessoas interessadas em querer trilhar o caminho dos professores, o que sem dúvida é necessário.

Dados estatísticos que revelam indicadores de profissões, mostraram que atualmente são poucos os que se interessam em ingressar na profissão.

Com o crescente aumento de escolas, é cada vez maior a necessidade de professores para preenchê-las. Em alguns lugares do país há carência de professores. Os motivos apontados pelos próprios professores que deixaram de lecionar é a falta de reconhecimento pelo trabalho e o pouco retorno de investimento.

Porém, autoridades que já avistaram essa necessidade, incentivam  a formação de novos profissionais na área com cursos de licenciatura online e bolsas de até 100% em instituições de ensino superior para cursos na área da educação, como pedagogia.

Terá espaço no mercado nos próximos anos quem se preparar para lecionar.

Acesse os sites http://uab.capes.gov.br ou www.mec.gov.br para obter mais informações sobre os cursos de formação para professores.

Por Zilmara Filisbelo


Uma das coisas que promete o mundo futuro é a grande recompensa das produções intelectuais inéditas.

Tudo o que é novo chama a atenção, pode até ser um pouco assustador, dependendo do grau de entendimento de quem o aprecia, e tem a possibilidade de mudar muitas coisas.

Exemplo tem aos milhares. A história nos conta. Quem imaginaria o homem chegando à lua, e isso  já faz um bom tempo…

O homem necessita de novidades e de melhorar as suas condições de vida, a partir daí, emerge uma demanda inesgotável de quem quer produzir coisas novas e queira assistir à evolução da humanidade, em todas as áreas do conhecimento e conseqüentemente do trabalho.


Neste mês, 1.100 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional em 21 cidades paulistas estão sendo oferecidos pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com deficiência.

Para os participantes que não recebem seguro desemprego e benefícios previdenciários continuados o programa vai oferecer uma bolsa no valor de R$ 212, durante os três meses de realização do curso.

Os cursos em que as pessoas com deficiência poderão se inscrever são: promotor de vendas, recepcionista, auxiliar de escritório, repositor de mercadorias, atendente de lanchonete, operador de caixa, garçom, faxineiro, alimentador de produção, porteiro, auxiliar de limpeza, operador de call center e vendedor em comércio (atacadista e varejista).

Podem candidatar-se às vagas pessoas desempregadas com deficiência que estejam cadastradas no Emprega São Paulo. A preferência durante a seleção será para candidatos que ainda não completaram o ensino fundamental, tenham idade entre 30 e 59 anos e recebem pouca renda.

Os interessados precisam cadastrar o currículo no site do Emprega São Paulo www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Por Marina Kuwahara


A Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD-Pernambuco) inicia nesta terça-feira (29), as inscrições para diversos cursos de capacitação profissional. O público alvo são as pessoas com deficiências visual, física ou auditiva.

Para se inscrever, os candidatos precisam comprovar que estão matriculados regularmente em escola formal, ter mais de 15 anos de idade e residir na Região Metropolitana do Recife. Os cursos oferecidos são nas áreas de informática, culinária e de serviços administrativos.

As inscrições podem ser feitas na Rua Nicéia Arcoverde Gusmão, 130A – Casa Amarela – Recife (PE),

Por Alexandre de Souza Acioli

Com a popularização das faculdades, todos sonham que apenas o curso universitário pode garantir um bom emprego, mas hoje não basta apenas um diploma para que se garanta em um bom emprego.

Especializações, pós-graduações, mestrados e doutorados podem facilitar um crescimento mais rápido na empresa, mas currículo não garante nada. O desempenho profissional, a produtividade e a confiança são os principais pontos avaliados para uma promoção.

Curso superior ainda pode ser um ponto para eliminação, mas não é garantidor de acesso aos empregos, pois vários candidatos apresentam hoje cursos de graduação, principalmente advocacia e administração, os cursos mais populares atualmente.

Por José Alberi Fortes Junior

A próxima segunda-feira (21) é o prazo final para os interessados em se inscrever para participar de um curso diferente, promovido, pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). Trata-se de uma capacitação em “Cinematografia Subaquática”, onde os participantes irão aprender as técnicas de montagem e manuseio de câmeras e equipamentos de mergulho. A inscrição é gratuita.

Estão sendo oferecidas apenas dez vagas e, para conquistar uma delas, o candidato interessado terá que ser bastante convincente nos argumentos que apresentar na sua ‘Carta de Intenções’. Outras exigências são a apresentação de um curriculum vitae (resumido) e o preenchimento da ficha de inscrição, que devem ser encaminhados para o e-mail canne@fundaj.gov.br.

O curso, com aulas teóricas e práticas, será ministrado no arquipélago de Fernando de Noronha, no período de 28 de setembro a 02 de outubro.

Serviço: Outras informações no site da Fundaj www.fundaj.gov.br ou pelo telefone (81) 3073.6718.


Está aberto o processo seletivo para o ingresso no programa de pós-graduação da Fundação Vanier, ligada ao Governo do Canadá. Os selecionados terão direito a bolsas de estudo no valor de U$ 50 mil/ano. Os cursos acontecerão naquele país da América do Norte e a ajuda de custo terá a duração máxima de três anos.

O Programa Vanier tem o objetivo de atrair estudantes e pesquisadores, em nível de doutorado, das áreas de engenharia, ciência humanas, ciências sociais e saúde que desenvolvam projetos de cunho científico-tecnológico com alto nível de originalidade e de destaque nas referidas áreas.

No entanto, para participar da seleção os interessados terão que ter as suas candidaturas apresentadas por instituições canadenses.

Informações detalhadas podem ser obtidas no site da Vanier: http://www.vanier.gc.ca.


O SENAC do estado do Ceará abre inscrições para curso gratuito no setor de Turismo e Hotelaria. Essa iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial na Área do Turismo numa parceria que acontece até dezembro entre a Secretaria de Turismo de Fortaleza e o Ministério do Turismo.

Recomendada para maiores de 18 anos, as inscrições devem ser feitas no Senac e nas Casas do Turista, apresentando cópia do  RG, comprovante de residência e comprovante de que é profissional da área de turismo.

Para os interessados, os cursos disponíveis são:

  • Culinária regional
  • Vendedor de produtos turísticos
  • Aperfeiçoamento para guia de atrativos culturais
  • Gestão de meios de hospedagem
  • Informática aplicada ao turismo e hospitalidade
  • Gestão de marketing no turismo e hospitalidade
  • Empreendedorismo turístico.
  • Captação e organização de eventos culturais
  • Gestão de bares e restaurantes
  • Recepcionista em meios de hospedagem

Mais informações podem ser obtidas no endereço:

http://www.ce.senac.br/content/aplicacao/SENAC/noticias/gerados/senac_setfor.asp


Todos nós sabemos o quanto a sociedade vem mudando, se tornando cada vez mais competitiva, e a concorrência no mercado de trabalho é cada vez mais acirrada. Nas duas últimas décadas o perfil do profissional brasileiro mudou drasticamente, desde meados dos anos 80 o diferencial no currículo vem mudando desde então.

Para se ter um bom emprego antigamente o candidato tinha que ter noções de datilografia, no começo dos anos 90, a graduação universitária era o principal diferencial, que começou a cair em meados da mesma década onde saber falar outro idioma, de preferência o inglês, passou a contar como fator determinante para uma contratação.

No século XXI não basta apenas ter isso tudo no currículo, além do candidato ter boas noções de informática, graduação universitária e falar outro idioma, e, claro, experiência, atualmente um curso de pós-graduação é um grande diferencial para um “bom” emprego.


Quais são os sonhos de quem luta por um bom futuro profissional? Fazer o que gosta, ter conforto e acesso a tudo que acha bom além momentos de folga alegres com a família e os amigos? Se você sonha em ter essas coisas e não sabe o que fazer pra chegar lá preste atenção nas dicas a seguir e torne sua carreira muito mais produtiva e de fácil crescimento.

Algumas pessoas apostam tudo em grandes faculdades, renomados cursos e especializações, muitos esquecem, porém de pontos fundamentais para viver bem em uma empresa no mundo corporativo de hoje.

As empresas precisam de funcionários multifuncionais, pessoas dispostas a aprender tudo sobre todos os departamentos da empresa, pessoas que são capazes de boa comunicação e de liderar grupos. Por isso se você quer alcançar uma posição maior dentro da empresa, precisa mostrar que é capaz de motivar, de contagiar as pessoas a sua volta e acima de tudo que é capaz de levar a empresa a bons resultados.

Saber cuidar de seu próprio tempo usando essa ferramenta para fazer novos cursos e para descansar, também pode ser muito útil para sua produtividade, pois com mais tempo, você poderá desenvolver projetos que poderão ser vistos com bons olhos pela empresa.

Por fim, vale à pena lembrar que todos temos que nadar conforme a maré, ou seja, estar de olho nas tendências de mercado e projetar nossa carreira a elas. Quem tem grandes sonhos, não precisa necessariamente dar sempre grandes passos, mais precisa fazer as coisas da melhor forma possível  e colher os frutos no tempo certo.


O mês de agosto abriu com chave de ouro a temporada de estágios e trainees para o ano de 2010. Várias empresas estão anunciando vagas para diversas áreas e oferecendo benefícios que vão além de remuneração e assistência médica e odontológica.

Quase todas as empresas anunciam a grande chance de o estudante poder colocar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, na prática, participando ativamente das atividades das empresas e de suas decisões e interesses.

Mais o que o estudante precisa ter para conseguir uma vaga desse porte?

Uma grande empresa da região de Campinas anunciou essa semana o perfil dos candidatos da seguinte forma: “Pensadores. Sonhadores. Comprometidos. Empreendedores. Inovadores. Agentes de mudança. Junte-se a nós! Vamos construir um planeta mais inteligente!”

Então, será que o simples entendimento da teoria ensinada nas universidades leva um jovem a uma grande oportunidade com essa? É preciso um conhecimento que não se aprende em quatro paredes, um conhecimento que se adquire com o tempo e que nos torna pessoas melhores, é preciso responsabilidade social, vontade de descobrir novos mundos e oportunidades.

Mais é claro que um bom currículo também conta, mais se você nunca trabalhou antes, alguns especialistas dizem que o melhor é colocar todos os cursos e palestras assistidas e, além disso, a participação em ações sociais e eventos em diretórios acadêmicos também conta muito! 

Se você é jovem, está cursando ou já acabou um curso superior, tem inglês nível intermediário e vontade de entrar no mercado, arregace as mangas e corra em direção ao seu futuro brilhante! 

Clique aqui e confira as oportunidades de estágio com inscrições abertas.


O Projeto Juventude Cidadã está disponibilizando 2.140 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em Salvador e 19 cidades do interior da Bahia.

O Programa é voltado para jovens carentes, estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 16 e 24 anos e que preferencialmente estejam cursando ou concluíram o Ensino Médio.

Em Salvador as inscrições podem ser feitas no Cefet do Baralho, Rua Emídio dos Santos, s/n ou no Colégio Luis Eduardo Magalhães, Rua Manoel Rufino, s/n, Tancredo Neves, Arenoso.

Nas demais cidades as inscrições devem ser feitas na Prefeitura Municipal ou na unidade do SineBahia do município.

Clique aqui e confira as vagas e os cursos oferecidos em cada Município da Bahia.


A Agência Curitiba de Desenvolvimento está formando novas turmas para os cursos de capacitação do programa Bom Negócio, da prefeitura da cidade.

O Programa Bom Negócio oferece cursos gratuitos nas áreas de Gestão de Empresas, Finanças Pessoais e Empresariais, Marketing e Vendas, Ferramentas de Negócios, entre outros.

Os cursos são ministrados em parceria com a FAE Business School e são totalmente gratuitos e abertos à comunidade.

Os interessados devem assistir a uma palestra inaugural nos dias 5 e 6 de agosto, nas Escolas Municipais Francisco Mezner, Jardim Santo Inácio e CEI Ulisses Falcão Vieira.

Cada turma é formada por 70 alunos e o curso tem duração de 17 dias.

As inscrições devem ser feitas após a palestra inaugural.

Mais informações através do site www.agenciacuritiba.com.br ou pelo telefone (41) 3221-9900.

Data e local das Palestras:

Escola Municipal Francisco Mezner – Data: 05/08 – Local: Rua José Tissi, 114, Órleans;

Escola Municipal Jardim Santo Inácio – Data: 05/08 – Local: Rua Silvio Zanatta, 26, Santo Inácio;

CEI Ulisses Falcão Vieira – Data: 06/08 – Local: Rua Eduardo Sprada, 5.062, Campo Comprido.





CONTINUE NAVEGANDO: